fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Compartilhe

Repórter Leandro Marques fazia matéria no CRAS Itacoatiara quando sofreu violência (Foto: Reprodução/Facebook)

O jornalista Leandro Marques, 22, correspondente da Rede Amazônia em Itacoatiara sofreu agressão e ameaça de morte por assessores do prefeito do município, Mário Abrahin, nesta quinta-feira (24). Servidores começaram os ataques ao profissional da filiada da Rede Globo durante uma reportagem no CRAS Itacoatiara sobre o atraso do Poder Executivo municipal na entrega dos cartões Auxílio Enchente à população.

No vídeo que circula em grupos de WhatsApp, um funcionário não identificado afirma que vai dar uma “surra” em Marques caso sai alguma referência ao prefeito da Velha Serpa na matéria jornalística. “Olha, vou dizer uma coisa para ti. Se sair uma vírgula, uma vírgula falando mal do prefeito Mário Abrahin, tu vais pegar uma surra”, disse o agressor antes de derrubar a câmera que o filmava com um tapa no repórter, que ainda levou um soco no estômago.

Logo em seguida, se ouve nas filmagens alguém gritando: “Se tirar minha foto aqui nessa porra, você está morto”. Em nota, a prefeitura de Itacoatiara afirmou que exonerou o servidor que protagonizou a confusão com o jornalista da TV e que abriu imediatamente uma sindicância para “apuração dos fatos e punição severa de quaisquer envolvidos”. Também é informado que o prefeito Mário Abrahin não “compactua com qualquer tipo de ameaça ou agressão à liberdade de imprensa”.

E, nesta quinta-feira à tarde, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) enviou uma nota de repúdio lamentando o episódio e se solidarizando com o repórter Leandro Marques. “A entidade que representa os jornalistas amazonenses, destaca a importância do respeito que as autoridades públicas devem ter ao livre exercício profissional, bem como à liberdade do trabalho da imprensa para que a sociedade possa ser bem informada”, diz um trecho da nota.

Texto: Diogo Rocha

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021