fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Compartilhe

Repórter Leandro Marques fazia matéria no CRAS Itacoatiara quando sofreu violência (Foto: Reprodução/Facebook)

O jornalista Leandro Marques, 22, correspondente da Rede Amazônia em Itacoatiara sofreu agressão e ameaça de morte por assessores do prefeito do município, Mário Abrahin, nesta quinta-feira (24). Servidores começaram os ataques ao profissional da filiada da Rede Globo durante uma reportagem no CRAS Itacoatiara sobre o atraso do Poder Executivo municipal na entrega dos cartões Auxílio Enchente à população.

No vídeo que circula em grupos de WhatsApp, um funcionário não identificado afirma que vai dar uma “surra” em Marques caso sai alguma referência ao prefeito da Velha Serpa na matéria jornalística. “Olha, vou dizer uma coisa para ti. Se sair uma vírgula, uma vírgula falando mal do prefeito Mário Abrahin, tu vais pegar uma surra”, disse o agressor antes de derrubar a câmera que o filmava com um tapa no repórter, que ainda levou um soco no estômago.

Logo em seguida, se ouve nas filmagens alguém gritando: “Se tirar minha foto aqui nessa porra, você está morto”. Em nota, a prefeitura de Itacoatiara afirmou que exonerou o servidor que protagonizou a confusão com o jornalista da TV e que abriu imediatamente uma sindicância para “apuração dos fatos e punição severa de quaisquer envolvidos”. Também é informado que o prefeito Mário Abrahin não “compactua com qualquer tipo de ameaça ou agressão à liberdade de imprensa”.

E, nesta quinta-feira à tarde, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) enviou uma nota de repúdio lamentando o episódio e se solidarizando com o repórter Leandro Marques. “A entidade que representa os jornalistas amazonenses, destaca a importância do respeito que as autoridades públicas devem ter ao livre exercício profissional, bem como à liberdade do trabalho da imprensa para que a sociedade possa ser bem informada”, diz um trecho da nota.

Texto: Diogo Rocha

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Detentos confeccionam brinquedos para doação para reduzir pena

O acervo já conta com mais de 100 peças, entre elas carrinhos, caminhões, aviões, helicópteros, barcos, banquinhos e berços que serão levados ao abrigo Monte Salém.

29 de julho de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Cadastro para habitação está suspenso e Prefeitura alerta sobre golpe

Criminosos anunciam em sites de compra e venda na Internet apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e entregues pela Prefeitura de Manaus.

29 de julho de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Especialização para motorista de ambulância ganha nova turma

Curso do Detran-AM abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal, etc.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021