fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

Ipaam autoriza realização de torneio de pesca na Ponta Negra, em Manaus

Realizado desde 2014, o Torneio Amigos do Tarumã abre portas para o setor turístico do estado com a promoção da pesca esportiva.

14 de outubro de 2021

Compartilhe

Torneio acontece neste fim de semana em Manaus (Foto: Rogério Bessa/Divulgação/Ipaam)

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), concedeu, na sexta-feira (8), a autorização para a realização da sétima edição do Torneio de Pesca Amigos do Tarumã, evento que tem como objetivo divulgar o potencial turístico da capital amazonense, envolvendo uma cadeia de economia em torno da prática de pesca esportiva.

A competição está prevista para iniciar neste sábado (16), na Praia da Ponta Negra, zona oeste da capital.

O torneio teve sua primeira edição em 2014, e desde então se tornou o maior evento do segmento da região Norte.

O idealizador, Rogério Bessa, destaca que um encontro esportivo como esse gera uma série de benefícios para o estado, pois, com a visibilidade nacional e internacional, durante a estadia dos participantes, há um desenvolvimento de renda nas comunidades e estabelecimentos comerciais. Toda a movimentação é um passo significativo na economia estadual.

“Um dos pontos mais importantes a ser destacado é o impulso na economia, tendo em vista que eventos de grande porte como o Amigos do Tarumã movimentam em grande escala a economia local, desde o hotel ao restaurante, do guia de pesca ao posto de gasolina. Ao longo de três dias, nossa capital respira por esse torneio”, explica.

O gerente de Controle de Pesca do Ipaam, Gelson Batista, esclarece que para a realização dos torneios de pesca esportiva, cabe ao Instituto a análise de documentação dos organizadores — que devem apresentar regulamento, área delimitada onde se encontram os pontos de pesca e estimativa de participantes —, além da emissão das carteiras de pesca dos esportistas que estarão na competição.

“Para um evento desses acontecer é necessária a autorização do Ipaam e também do Ministério da Agricultura, via Secretaria de Pesca e Aquicultura, e a emissão das carteiras de pesca amadora para os esportistas que estiverem aptos a participar. No caso de utilização de áreas como Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), os organizadores precisam de uma concessão dos demais órgãos ambientais responsáveis”, destaca Gelson Batista.

De acordo com o Decreto Estadual n° 39.125/2018, ao qual está embasada a autorização emitida pelo órgão, é necessário o encaminhamento do pedido com antecedência mínima de 30 dias da data de início do evento, contendo informações sobre o local, período e horário em que as competições serão realizadas, todos os impressos alusivos, identificação de seus promotores e participantes, que devem estar, até a data do evento, devidamente licenciados.

Orientações aos esportistas

Os participantes precisam estar atentos ao regulamento da competição, que pode ser acessado no site www.torneioamigosdotaruma.com.br. No regulamento estão especificados pontos importantes a respeito das embarcações utilizadas, da regularização do pescador e quanto aos equipamentos.

Algumas das exigências são:

• É proibida a utilização de equipamentos como malhadeira, tarrafa, mandala, linha de espera com isca viva, arpão, material químico, material explosivo, espinhel etc.; utilização de iscas vivas; pesca na modalidade de corrico (mesmo que utilizando iscas artificiais), entre outras;

• É de caráter obrigatório que o pescador esteja munido de sua Carteira de Pesca Amador no dia do evento;

• É obrigatório o uso de coletes salva-vidas durante a realização da prova, ou enquanto os dois integrantes da equipe estiverem embarcados.

Serão desclassificadas todas e quaisquer equipes que desrespeitarem o regulamento.

O evento contará com a presença do senador Plínio Valério e do secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021