fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Inédito: advogados vão poder entrar nos presídios com peças processuais

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária chegaram a um consenso histórico, após uma audiência pública.

27 de maio de 2022

Compartilhe

A partir do dia 6 de junho, o advogado vai poder adentrar nas unidades prisionais com peças processuais (Foto: Reprodução)

A partir do dia 6 de junho, o advogado vai poder adentrar nas unidades prisionais do Amazonas com peças processuais dos clientes. O feito inédito foi alcançado após uma audiência pública com a advocacia criminal promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) na noite de ontem (26).

Além da permissão para entrar com as peças processuais de seus clientes, os advogados poderão dispor de papel e caneta para anotações.

A autorização para a entrada do advogado em uma unidade prisional, munido do processo do cliente, será após a análise de um servidor da Seap. Será entregue folha de papel timbrado com nome completo e número da OAB do advogado para que ele possa fazer anotações. Foi estipulado o número de três folhas de papel. A caneta a ser utilizada no ato será disponibilizada pela Seap.

O material será disponibilizado até que a Seap providencie computadores e liberação de internet, para acesso aos sites da Justiça.

Para o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, o resultado da audiência pública é o reflexo do diálogo, da parceria entre os poderes e também uma demonstração de respeito e cumprimento às prerrogativas dos advogados que jamais podem ser violadas.

“O que nós resolvemos aqui hoje foi para honrar o exercício constitucional de defesa do cidadão, ofício esse defendido pelos nossos advogados”, afirmou.

De acordo com o secretário da Seap, coronel Paulo Cesar, a medida fará com que as leis em prol dos detentos sejam cumpridas com rigor e à luz da Justiça.

“Desde o começo nós nos mantemos abertos a conversar e ajustar algumas situações junto ao presidente desta seccional e vamos continuar assim, primando pelo trabalho em parceria”, disse.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

4ª dose da vacina contra Covid é liberada para público a partir dos 18 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganha o reforço de mais 28 pontos e agora totaliza 81 locais para atender o público infantil e adulto.

30 de junho de 2022

Proibição de demarcação de terras agrava insegurança de indígenas

Casos de violência contra indígenas e ativistas, com relatos de assassinatos na Amazônia, foram relatados pelo CIMI em evento do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

30 de junho de 2022

Amazonas alerta sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

Em Manaus, o número de casos passou de 18 para 103 casos novos por dia. No interior, o aumento na média diária foi de 8 para 20 casos diários.

30 de junho de 2022

MP reúne com Sinetram e cobra solução para problemas da bilhetagem

Além do Sinetram e da Decon, foram ouvidos representantes do IMMU e da empresa Meson Amazônia, responsável pelo gerenciamento do software do sistema de bilhetagem eletrônica.

29 de junho de 2022

Defensoria lança cartilha contra violência LGBTIfóbica, neste sábado

Com a cartilha será possível aprender a diferenciar as mais variadas formas de violência a que o público é submetido diariamente, bem como aprender sobre onde buscar ajuda.

28 de junho de 2022

Governo inaugura maior PAC de Manaus para 7 mil atendimentos por Mês

Nova Unidade inaugurada por Wilson Lima no Studio 5 tem capacidade para atender mais de 7 mil pessoas por mês com serviços diversos do Estado, Prefeitura e outros órgãos.

28 de junho de 2022

Com dados escassos, estupros de LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano

A ausência de dados também afeta a qualidade das informações na forma de distorções percentuais, pois muitos estados não têm uma rotina de monitoramento eficiente.

28 de junho de 2022

Diogo Nogueira faz, em julho, show ‘Samba de Verão’ em Manaus

O show traz um repertório com músicas inéditas como “Bota Pra Tocar Tim Maia”, “Ouro da Mina”, “Cadê?'' e sucessos como “Pé na Areia”, “Clareou” e “Sou Eu”.

28 de junho de 2022