Número corresponde a 60 mil pessoas. Amazonas é a terceira unidade federativa com o maior percentual de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais, junto com SP e RJ.
No país, cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, em 2019 (Foto: Reprodução)
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Quesito Orientação Sexual, divulgados nesta quarta-feira (25) pelo IBGE, mostram que no Amazonas, dentre 2,6 milhões de habitantes de 18 anos ou mais, 2,5 milhões (94,1%) se declararam heterossexuais; 60 mil (2,3%) homossexuais ou bissexuais, e 97 mil pessoas (3,7%) não soube ou não quis responder sobre sua orientação sexual.
A PNS foi realizada em 2019, e traça um retrato da população que se autoidentifica como heterossexual, homossexual e bissexual, para grandes regiões, unidades da federação e capitais. É a primeira vez que o IBGE investiga essa característica da população em suas pesquisas domiciliares. As informações são divulgadas em caráter experimental.
Em Manaus, os percentuais foram pratimente os mesmos verificados no âmbito estadual. Na capital, dentre 1,5 milhão de habitantes de 18 anos ou mais, 1,4 milhão (93,4%) se declararam heterossexuais; 46 mil (3,0%) homossexuais ou bissexuais, e 56 mil pessoas (3,6%) não soube ou não quis responder sobre sua orientação sexual.
No país, cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, em 2019, o que correspondia a 1,8% da população adulta, maior de 18 anos. Já 1,7 milhão não sabia sua orientação sexual e 3,6 milhões não quiseram responder.
Por Grandes Regiões do país, 1,9% se declararam homossexual ou bissexual, na Região Norte – mesmo percentual da Região Sul; 2,1%, no Sudeste; 1,5% no Nordeste; e 1,7%, no Centro-oeste.
Entre as unidades da federação, o percentual de pessoas que se declararam homossexual ou bissexual chegou a 2,9% no Distrito Federal; 2,8% no Amapá; e 2,3% no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Amazonas.
Considerando somente as capitais de cada Unidade da federação, o percentual de pessoas que se declarou homossexual ou bissexual foi de 2,8%, no país. Na Região Norte, o percentual foi de 2,6%; no Nordeste, 2,2%; no Sudeste, 3,1%; no Sul, 3,8% e na Região Centro-Oeste, 2,6%.
Nas capitais, o percentual de pessoas declaradas homossexual ou bissexual foi de 2,8%, acima da média nacional (1,8%), destacando-se Porto Alegre (5,1%), Natal (4,0%) e Macapá (3,9%).
De acordo com o IBGE, os percentuais obtidos para os estados e as capitais não devem ser comparados, pois não são considerados significativamente diferentes entre si em função do intervalo de confiança dessas estimativas.
Assim como outras pesquisas ao redor do mundo, a PNS captou a orientação sexual dos entrevistados a partir da autoidentificação. Não foram investigadas outras dimensões da orientação sexual, como atração ou comportamento sexual. A coordenadora da pesquisa explicou que há pessoas que se sentem atraídas por outras do mesmo sexo, ou que ainda praticam sexo com pessoas do mesmo sexo, mas que não se identificam como lésbicas, gays ou bissexuais.
“O fato de uma pessoa se autoidentificar como heterossexual, não impede que ela tenha atração ou relação sexual com alguém do mesmo sexo. Para a captação dessas diferentes formas de avaliar a orientação sexual, seria necessária a investigação do comportamento e da atração sexual, conceitos diferentes da autoidentificação, que não foram investigados na PNS”, explica Maria Lucia.
Fonte: IBGE Amazonas
Leia mais: