fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

IBGE: no AM, 2,3% dos adultos se dizem homossexuais ou bissexuais

Número corresponde a 60 mil pessoas. Amazonas é a terceira unidade federativa com o maior percentual de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais, junto com SP e RJ.

25 de maio de 2022

Compartilhe

No país, cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, em 2019 (Foto: Reprodução)

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Quesito Orientação Sexual, divulgados nesta quarta-feira (25) pelo IBGE, mostram que no Amazonas, dentre 2,6 milhões de habitantes de 18 anos ou mais, 2,5 milhões (94,1%) se declararam heterossexuais; 60 mil (2,3%) homossexuais ou bissexuais, e 97 mil pessoas (3,7%) não soube ou não quis responder sobre sua orientação sexual.

A PNS foi realizada em 2019, e traça um retrato da população que se autoidentifica como heterossexual, homossexual e bissexual, para grandes regiões, unidades da federação e capitais. É a primeira vez que o IBGE investiga essa característica da população em suas pesquisas domiciliares. As informações são divulgadas em caráter experimental.

Em Manaus, os percentuais foram pratimente os mesmos verificados no âmbito estadual. Na capital, dentre 1,5 milhão de habitantes de 18 anos ou mais, 1,4 milhão (93,4%) se declararam heterossexuais; 46 mil (3,0%) homossexuais ou bissexuais, e 56 mil pessoas (3,6%) não soube ou não quis responder sobre sua orientação sexual.

No país, cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, em 2019, o que correspondia a 1,8% da população adulta, maior de 18 anos. Já 1,7 milhão não sabia sua orientação sexual e 3,6 milhões não quiseram responder.

Por Grandes Regiões do país, 1,9% se declararam homossexual ou bissexual, na Região Norte – mesmo percentual da Região Sul; 2,1%, no Sudeste; 1,5% no Nordeste; e 1,7%, no Centro-oeste. 

Entre as unidades da federação, o percentual de pessoas que se declararam homossexual ou bissexual chegou a 2,9% no Distrito Federal; 2,8% no Amapá; e 2,3% no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Amazonas.

Considerando somente as capitais de cada Unidade da federação, o percentual de pessoas que se declarou homossexual ou bissexual foi de 2,8%, no país. Na Região Norte, o percentual foi de 2,6%; no Nordeste, 2,2%; no Sudeste, 3,1%; no Sul, 3,8% e na Região Centro-Oeste, 2,6%.

Nas capitais, o percentual de pessoas declaradas homossexual ou bissexual foi de 2,8%, acima da média nacional (1,8%), destacando-se Porto Alegre (5,1%), Natal (4,0%) e Macapá (3,9%).

De acordo com o IBGE, os percentuais obtidos para os estados e as capitais não devem ser comparados, pois não são considerados significativamente diferentes entre si em função do intervalo de confiança dessas estimativas.

Orientação sexual foi captada pela autoidentificação

Assim como outras pesquisas ao redor do mundo, a PNS captou a orientação sexual dos entrevistados a partir da autoidentificação. Não foram investigadas outras dimensões da orientação sexual, como atração ou comportamento sexual. A coordenadora da pesquisa explicou que há pessoas que se sentem atraídas por outras do mesmo sexo, ou que ainda praticam sexo com pessoas do mesmo sexo, mas que não se identificam como lésbicas, gays ou bissexuais.

“O fato de uma pessoa se autoidentificar como heterossexual, não impede que ela tenha atração ou relação sexual com alguém do mesmo sexo. Para a captação dessas diferentes formas de avaliar a orientação sexual, seria necessária a investigação do comportamento e da atração sexual, conceitos diferentes da autoidentificação, que não foram investigados na PNS”, explica Maria Lucia.

Fonte: IBGE Amazonas

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

4ª dose da vacina contra Covid é liberada para público a partir dos 18 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganha o reforço de mais 28 pontos e agora totaliza 81 locais para atender o público infantil e adulto.

30 de junho de 2022

Proibição de demarcação de terras agrava insegurança de indígenas

Casos de violência contra indígenas e ativistas, com relatos de assassinatos na Amazônia, foram relatados pelo CIMI em evento do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

30 de junho de 2022

Amazonas alerta sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

Em Manaus, o número de casos passou de 18 para 103 casos novos por dia. No interior, o aumento na média diária foi de 8 para 20 casos diários.

30 de junho de 2022

MP reúne com Sinetram e cobra solução para problemas da bilhetagem

Além do Sinetram e da Decon, foram ouvidos representantes do IMMU e da empresa Meson Amazônia, responsável pelo gerenciamento do software do sistema de bilhetagem eletrônica.

29 de junho de 2022

Defensoria lança cartilha contra violência LGBTIfóbica, neste sábado

Com a cartilha será possível aprender a diferenciar as mais variadas formas de violência a que o público é submetido diariamente, bem como aprender sobre onde buscar ajuda.

28 de junho de 2022

Governo inaugura maior PAC de Manaus para 7 mil atendimentos por Mês

Nova Unidade inaugurada por Wilson Lima no Studio 5 tem capacidade para atender mais de 7 mil pessoas por mês com serviços diversos do Estado, Prefeitura e outros órgãos.

28 de junho de 2022

Com dados escassos, estupros de LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano

A ausência de dados também afeta a qualidade das informações na forma de distorções percentuais, pois muitos estados não têm uma rotina de monitoramento eficiente.

28 de junho de 2022

Diogo Nogueira faz, em julho, show ‘Samba de Verão’ em Manaus

O show traz um repertório com músicas inéditas como “Bota Pra Tocar Tim Maia”, “Ouro da Mina”, “Cadê?'' e sucessos como “Pé na Areia”, “Clareou” e “Sou Eu”.

28 de junho de 2022