fbpx

segunda, 23 de maio de 2022

HPS Delphina Aziz vai realizar cirurgias de conização para biópsia

Amazonas lidera os índices de mortes por câncer de colo uterino no país, com taxa 102% maior que a média brasileira. São 32 mulheres, que apresentam a doença, a cada 100 mil.

30 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação/SES-AM)

Para facilitar o diagnóstico do câncer de colo de útero no Amazonas, a partir de fevereiro o Hospital Delphina Aziz vai passar a realizar cirurgias de conização – retirada de uma porção do colo do útero, em forma de cone, para avaliação em laboratório.

A descentralização do procedimento, antes feito exclusivamente na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECOM), é um passo histórico e terá impacto direto na redução da mortalidade pela doença.

O Amazonas lidera os índices de mortes por câncer de colo uterino no país, com taxa 102% maior que a média brasileira. O Hospital Delphina Aziz também fará a coleta de biópsias da mama.    

A ampliação da rede de atendimento para mulheres que precisam do diagnóstico precoce dos dois tipos de câncer foi anunciada em transmissão ao vivo no YouTube da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), na manhã do último sábado (29), pela defensora pública Caroline Braz, coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM), pela promotora de Justiça Cláudia Raposo da Câmara, da 54ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública, pela secretária de Saúde do Município (Semsa), Shádia Fraxe, e pela secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), Nayara Oliveira.  

Além do Hospital Delphina Aziz, agora o procedimento será realizado pelo Governo do Estado na Policlínica Gilberto Mestrinho e pela Prefeitura de Manaus nas Policlínicas Djalma Batista e Castelo Branco. 

O presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECOM), Gerson Mourão, tratou o momento como “histórico”. “Os tumores chegavam grandes à nossa fundação porque tínhamos que dar o diagnóstico, fazer o rastreamento e tratar. Com esse movimento criado agora, nós tiramos essas biópsias do CECOM. Com isso, oportunizados às pacientes, que demoravam a fazer essa biópsia na fundação, uma rapidez maior”, frisou Mourão, destacando o resultado prático da mudança. “O câncer de mama e de colo representam a metade dos cânceres das mulheres, e todos chegavam avançados. Com esse movimento, todas as mulheres vão ser atendidas precocemente e não vão mais morrer de câncer”, sustentou.   

De acordo com a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, o propósito das mudanças é fazer com que o diagnóstico seja o mais precoce possível. “Com essa ação conjunta, a população ganha com isso, porque melhora o acesso e dá oportunidade para que as mulheres tenham mais lugares para fazer o seu diagnóstico de mama, a biópsia, os exames. O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem uma chance de cura de 95%”, alertou.     

Alarmante 

O câncer de colo uterino tem índices alarmantes no Estado. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Amazonas lidera nacionalmente os índices de mortes por câncer no colo do útero, com taxa 102% maior que a média brasileira. São 32 mulheres, que apresentam a doença, a cada 100 mil habitantes. O câncer de mama é a principal causa de mortes por câncer no Brasil e no Amazonas. 

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Profissionais de saúde recebem capacitação em Canutama, no AM

O objetivo é ajudar Canutama a melhorar a sua avaliação de desempenho, possibilitando aumentar o recurso que o município recebe e melhorar a assistência à população.

22 de maio de 2022

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Apesar da decisão assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o governo federal diz que nenhuma política pública de saúde será interrompida.

22 de maio de 2022

Serviço de bordo em voos nacionais começa a ser retomado neste domingo

Após dois anos de suspensão por causa da pandemia, as empresas Azul, Gol e Latam voltam a oferecer serviços de bordo com snacks e bebidas à vontade, sem custo adicional.

22 de maio de 2022

2ª etapa do concurso do Corpo de Bombeiros tem mais de 400 ausentes

O resultado preliminar desta segunda fase do concurso do Corpo de Bombeiros do Amazonas está previsto para ser divulgado no dia 14 de julho.

22 de maio de 2022

Cheia do rio Negro avança e feira Manaus Moderna ganha pontes de madeira

A medida é para que o trânsito de permissionários e clientes dentro da feira Manaus Moderna, especialmente nas áreas mais baixas, não prejudique o comércio dos feirantes.

22 de maio de 2022

Termina neste sábado o prazo para as inscrições do Enem 2022

De acordo com o Inep, as provas do exame do Enem 2022 serão aplicados em todos os Estados brasileiros, nos dias 13 e 20 de novembro.

21 de maio de 2022

TCE-AM dá início a curso inédito de Contabilidade Pública, nesta segunda

O curso do TCE-AM inicia segunda-feira e será realizado até o dia 26 de maio de forma presencial para servidores públicos, jurisdicionados e sociedade, em geral.

21 de maio de 2022

Governo regulariza 100 pistas de pouso em funcionamento na Amazônia Legal

A Anac já havia aprovado no ano passado uma norma que liberou pousos e decolagens em locais não cadastrados na região para facilitar atendimento humanitário na pandemia.

21 de maio de 2022