fbpx

quarta, 22 de setembro de 2021

Amazonas pode ganhar centro de prevenção do câncer do colo do útero

Projeto executivo foi doado pelo arquiteto Sérgio Cruz. O próximo passo será produzir o projeto básico, para que seja aberto um processo licitatório para construção do local.

31 de agosto de 2021

Compartilhe

O centro avançado terá quatro salas cirúrgicas e quatro consultórios de ginecologia (Foto: Divulgação)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) apresentou, na tarde desta segunda-feira (30), o projeto executivo de construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer Colo do Útero do Amazonas (CEPCOLU). O centro funcionará como anexo da FCecon e será exclusivo para tratamento ambulatorial de lesões pré-cancerosas do colo uterino. A iniciativa faz parte do programa Saúde Amazonas, e a construção do centro tem início previsto ainda para 2021.

A apresentação contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além do deputado estadual Ricardo Nicolau, autor de duas emendas parlamentares para a construção do centro.

Conização

No centro, serão realizadas as conizações, pequenas cirurgias para a retirada de lesões pré-cancerosas em forma de cone no colo do útero. O objetivo é ampliar o número destes procedimentos, evitando que mais mulheres desenvolvam a doença, reduzindo o número de casos e de mortes, e os gastos com o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico com o câncer do colo do útero.

“Sem dúvida é que um momento histórico para a nossa Fundação. Imagine retirarmos de sobre o Estado o custo de R$ 20 milhões por ano com o tratamento do câncer do colo do útero na FCecon. Esse centro significa uma virada de chave para buscarmos a erradicação do câncer do colo no Amazonas”, disse o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

Estrutura

O centro avançado terá quatro salas cirúrgicas e quatro consultórios de ginecologia. Segundo a chefe do serviço de Ginecologia da FCecon, ginecologista Mônica Bandeira, o local terá também um auditório para realização de cursos de aperfeiçoamento de profissionais.

O projeto executivo foi doado pelo arquiteto Sérgio Cruz. O próximo passo será produzir o projeto básico, para que seja aberto um processo licitatório para construção do centro.

“O papel humanitário e início do resgate de uma dívida histórica para com os filhos, familiares e amigos de tantas mulheres vítimas do único tumor humano com causa conhecida, o vírus HPV (Papilomavírus Humano), e 100% evitável. O CEPCOLU nos motiva e enche de esperança por novos tempos e menos câncer do colo do útero no Amazonas em médio e curto prazo”, disse Mônica Bandeira.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021

Operação ‘Carga Pesada’ retorna para fiscalizar veículos irregulares

Carretas, caminhões, cavalos mecânicos, além de reboques, são alguns dos carros abordados pelas equipes de investigação durante a operação em ruas de Manaus.

21 de setembro de 2021

No Dia da Árvore, apenados do semiaberto plantam mudas no Parque Jefferson Péres

Ato simbólico do programa Trabalhando a Liberdade visa conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e do resgate de valores.

21 de setembro de 2021

Posto de atendimento à mulher é inaugurado no 8º DIP, na zona Oeste

Unidade vai contar com uma psicóloga e uma assistente social para dar apoio a essa vítima. Dependendo do caso, podemos encaminhá-las para outros órgãos.

21 de setembro de 2021

Atletas do interior do estado fazem tour pela Arena da Amazônia

Na Arena, os jovens lutadores conheceram a arquibancada, o podium, corredores internos, zona mista, bancos de reservas, além do gramado do estádio.

21 de setembro de 2021

Obras do Governo em ramais levam resultados positivos para moradores

Ao todo, os dois municípios receberam investimentos na ordem de R$ 109,2 milhões para obras em quatro ramais: São Félix, Marechal Rondon, ramal do 11 e Cabeceira do Purupuru.

20 de setembro de 2021

Manaus segue com 39 pontos para a vacinação contra a Covid-19 nesta terça

Em todos os locais serão oferecidas a 1ª e a 2ª doses para pessoas a partir de 12 anos, além da dose de reforço, para as de 70 anos ou mais.

20 de setembro de 2021