fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Gripe Influenza já infectou 1,2 mil em todo o Estado do Amazonas

Avanço da Influenza reforça adoção de medidas de prevenção não farmacológicas, como forma de barrar a transmissão dos vírus respiratórios.

7 de janeiro de 2022

Compartilhe

O Amazonas se encontra no período sazonal para vírus respiratórios como o da Influenza, até maio (Foto: Divulgação)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) atualizou, nesta sexta-feira (7), o cenário epidemiológico de Influenza no Estado. Foram identificados 1.203 casos de Influenza A.

Dos 1.203 casos da gripe A, 84% (1.007) são da linhagem H3N2. O boletim epidemiológico de Influenza destaca que a maior ocorrência dos casos de Influenza A (385 casos) foi registrada entre os dias 12 e 18 de dezembro de 2021, com redução nas semanas seguintes.

O total de casos foi confirmado a partir do processamento de 11.121 amostras pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), coordenado pela FVS-RCP. As amostras foram analisadas para detecção de Influenza e de outros vírus respiratórios, pelo método RT-PCR, e são provenientes de unidades de saúde do Amazonas.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância de as pessoas manterem as medidas de prevenção não farmacológicas, como forma de barrar a transmissão dos vírus respiratórios.

“O Amazonas encontra-se no período sazonal para vírus respiratórios até maio. Houve aumento de casos, internações e óbitos por Influenza A, do tipo H3N2. Por isso, é tão importante que as pessoas se previnam”, afirma.

Conforme o boletim, 55% dos casos confirmados da gripe ocorreram em mulheres. “Observou-se, também, maior frequência da doença em adultos com idade entre 20 e 59 anos, representando 63% dos casos. Outra faixa etária de destaque é de 10 a 19 anos, que representa 16% dos pacientes”, enfatiza Leíse Fernandes, assessora da Sala de Análise de Situação de Saúde do Amazonas, na FVS-RCP, setor responsável pela produção do boletim.

Ainda conforme o boletim epidemiológico de Influenza no Amazonas, os municípios do Estado que mais apresentaram casos de Influenza A são: Manaus (945), Tefé (112), Manicoré (23), Manacapuru (14), São Paulo de Olivença (10), Jutaí (9), Rio Preto da Eva (7), Iranduba (6), Careiro (5) e Itacoatiara (5). Além de 33 casos de pessoas de outros estados.

A maioria (63%) dos pacientes com Influenza A residem em Manaus, mas também foram registrados pacientes com a infecção de residentes no interior do Amazonas (19%) e de outros estados (3%).

Entre os meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022, foram registradas 84 internações por Influenza A, sendo 69% (58) por Influenza A (H3N2). Entre os sinais e sintomas mais frequentes dos casos graves da doença notificados estão: tosse, febre, falta de ar, desconforto respiratório, saturação de oxigênio abaixo de 95%, dor de garganta, diarreia, vômito e congestão nasal.

Também foram registrados sete óbitos por Influenza A (H3N2). Foram seis pessoas de Manaus e uma de São Gabriel da Cachoeira. Quatro dos sete óbitos ocorreram entre os dias 19 e 25 de dezembro de 2021. E 71% dos casos apresentaram, pelo menos, um fator de risco, como hipertensão e diabetes.

Com informações da FVS-AM

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Sesc Amazonas oferece aulas de Pilates aliado à Fisioterapia

Adolescentes, adultos e idosos já podem inscrever. Para isso, basta fazer o agendamento da avaliação fisioterapêutica, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

27 de janeiro de 2022

Crianças indígenas da etnia warao começam a ser vacinadas contra a Covid

A Secretaria de Saúde recomenda que as crianças com alguma doença na fase aguda aguardem total recuperação para receber a vacina contra a Covid-19.

27 de janeiro de 2022

Largo São Sebastião vai ganhar segundo letreiro turístico de Manaus

A previsão, após verificar medidas, dimensionamento e localização no Largo, é de fazer a instalação do letreiro em fevereiro. Outros pontos da cidade devem ganhar o objeto.

27 de janeiro de 2022

Teste brasileiro para Covid feito com detergente promete ser eficiente

De acordo com os pesquisadores brasileiros, os resultados do teste podem ser obtidos em cerca de 30 minutos, após a coleta do soro. E a ideia é reduzir ainda mais esse tempo.

27 de janeiro de 2022

Gratuidade nos ônibus para alunos passa a valer a partir de 1º de fevereiro

Por mês, serão validadas 44 passagens aos estudantes que não serão cumulativas, ficando a cada aluno - ou pais - a responsabilidade pela recarga do cartão eletrônico.

27 de janeiro de 2022

Ômicron explode em Manaus e transmissão da Covid volta à fase vermelha

Por conta da vacinação, os números de sepultamentos registrados neste ano são bem menores que os do início da segunda onda, em janeiro de 2021. No dia 24, houve 52 enterros.

27 de janeiro de 2022

Vacinação contra a Covid é ampliada para crianças de 6 a 9 anos

Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, em um dos quatro pontos de vacinação.

27 de janeiro de 2022

Após ajustes em edital, contratações pela SES-AM são autorizadas

Na última terça-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu cautelarmente as contratações e determinou que a SES promovesse ajustes no edital.

27 de janeiro de 2022