quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Governo fortalece cobertura vacinal contra Covid-19 no interior do estado

Nessa primeira etapa das visitas técnicas, os profissionais da FVS identificaram acúmulo de fichas de registro de doses de vacina contra a Covid-19 não inseridas no sistema.
COMPARTILHE

Equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) seguem, até o dia 16 de fevereiro, em oito municípios do interior do estado, fortalecendo o combate à Covid-19 por meio de suporte às ações estratégicas de contenção da disseminação do novo coronavírus e de ampliação da cobertura vacinal contra a infecção. 

Os técnicos estão, desde segunda-feira (07), em Santa Isabel do Rio Negro, Coari, São Paulo de Olivença, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Atalaia do Norte, Ipixuna e Guajará. Esses 8 municípios  fazem parte do grupo de cidades com cobertura vacinal contra a Covid-19 de até 50%. A SES-AM e a FVS-RCP monitoram o avanço da cobertura vacinal contra a Covid-19 diariamente e o cenário pode ser encontrado no Vacinômetro do Amazonas, disponível em: https://bit.ly/3uwNeil. 

Nessa primeira etapa das visitas técnicas, os profissionais de saúde identificaram acúmulo de fichas de registro de doses de vacina contra a Covid-19 não inseridas em sistema oficial do Ministério da Saúde para notificação de aplicações de vacina. 

Foram destinados dois profissionais da FVS-RCP e um da SES-AM para compor cada equipe, totalizando 24 técnicos atuando simultaneamente. Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP (DVE/FVS-RCP), Alexsandro Melo, os técnicos também estão dando suporte às ações estratégicas das secretarias municipais de saúde desses oito municípios. 

A orientação das equipes é que as secretarias municipais de saúde intensifiquem as campanhas educacionais voltadas para a importância da vacinação contra Covid-19, do uso de máscara de proteção respiratória e das demais medidas preventivas à Covid-19, como higiene das mãos, distanciamento social e evitar aglomerações de pessoas. 

Nos oito municípios, os técnicos também estão dando suporte às estratégias de prevenção à Covid-19 em ambiente escolar por ocasião da volta às aulas, como ações do Programa Vigilância Ativa nas Escolas e da coordenação estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), junto a gestores municipais, professores, conselheiros e representantes da população locais. 

Da Redação, com informações da assessoria

Leia mais:

COMPARTILHE