fbpx

terça, 21 de setembro de 2021

FVS monitora surto de bactéria em pacientes de UTI na FCecon

Três pacientes foram contaminados com a bactéria. A ocorrência da bactéria está associada ao tempo de internação prolongado.

23 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio da Comissão Estadual de Controle de Infecção (Ceciss/FVS-RCP), monitora o surto da bactéria Klebsiella pneumoniae resistente a carbapenêmicos, fármacos utilizados para tratamento de pacientes em terapia intensiva na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), em Manaus.

Três pacientes foram contaminados com a bactéria e seguem estáveis, sem risco de morte. De acordo com a diretora-técnica da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a ocorrência da bactéria está associada ao tempo de internação prolongado.

“Todas as medidas do surto já estão sendo aplicadas pela comissão de controle de infecção da unidade hospitalar. Não foram identificados novos casos, o que demonstra a efetividade das medidas de prevenção aplicadas”, afirma.

Além do tempo de internação, a ocorrência da bactéria pode estar associada ao uso de antimicrobianos, redução das defesas dos pacientes e procedimentos invasivos. Segundo a coordenadora do Ceciss/FVS-RCP, Evelyn César, entre as medidas adotadas estão o isolamento de contato, administração de antibióticos específicos e suspensão de cirurgias eletivas de grande porte que possuem indicação de UTI no pós-operatório.

“A comissão de controle de infecção da unidade acionou a comissão estadual informando todas as medidas de prevenção aplicadas e plano de ação para controle e monitoramento. Os procedimentos de médio porte estão mantidos normalmente na unidade hospitalar”, a coordenadora da Ceciss/FVS-RCP.

Controle de infecção 

As comissões de controle de infecção (CCIHs) são responsáveis pelo monitoramento de infecções relacionadas à assistência à saúde e ainda pela implementação de medidas de prevenção. A Ceciss acompanha e apoia a investigação, o monitoramento do surto e reforça que todas as medidas de controle do surto já estão sendo aplicadas pela CCIH e gestão da unidade.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Obras do Governo em ramais levam resultados positivos para moradores

Ao todo, os dois municípios receberam investimentos na ordem de R$ 109,2 milhões para obras em quatro ramais: São Félix, Marechal Rondon, ramal do 11 e Cabeceira do Purupuru.

20 de setembro de 2021

Manaus segue com 39 pontos para a vacinação contra a Covid-19 nesta terça

Em todos os locais serão oferecidas a 1ª e a 2ª doses para pessoas a partir de 12 anos, além da dose de reforço, para as de 70 anos ou mais.

20 de setembro de 2021

Efeitos adversos não podem interromper vacinação, diz ministro

Em Nova York, na reunião da ONU, o Queiroga acrescentou ainda que o Brasil está "muito bem na vacinação contra a Covid-19".

20 de setembro de 2021

Nova rede de drenagem na avenida Brasil segue para fase de conclusão

Foram implantados 30 metros de nova tubulação em concreto armado mais amplo e moderno, que irá solucionar de vez os problemas de alagação na região.

20 de setembro de 2021

Taxas do Detran-AM poderão ser pagas por meio do Pix a partir desta terça

Todos os boletos com as taxas do Detran, multas aplicadas pelo órgão e o seguro obrigatório passarão a vir com um QR code para o pagamento via Pix.

20 de setembro de 2021

Estacionamento para idosos e PcDs: pedido de credencial na Aleam e DPE nesta terça

Por causa do atendimento externo, amanhã o IMMU não atenderá o público na sede do órgão para expedição das credenciais.

20 de setembro de 2021

Escola do AM é a única do Norte que disputa a final nacional de satélites

Além da Olimpíada Brasileira de Satélites, a Escola Estadual Osmar Pedrosa também teve seus alunos selecionados para o programa “Caça Asteróides”, iniciativa do MCTI.

20 de setembro de 2021

Peritos: conheça a rotina e a formação dos profissionais que atuam no AM

Peritos atuam na coleta e análise de vestígios para elucidação de crimes; perícias de informações microscópicas contidas em armas e munições são algumas das especializações.

20 de setembro de 2021