fbpx

segunda, 27 de setembro de 2021

Mucormicose: ‘fungo preto’ tem primeiro caso confirmado em Manaus

A infecção pode estar relacionada com a Covid-19. Na Índia há mais de nove mil casos registrados de mucomircose.

31 de maio de 2021

Compartilhe

Infecção é conhecida como 'fungo preto' (Foto: Reprodução)

A mucormicose, mais conhecida como ‘fungo preto’, é uma infecção que vem causando morte e casos de mutilação e está sendo classificado como “um pesadelo dentro da pandemia”. Ela foi registrada na Índia nas últimas semanas e já tem 9 mil casos.

Em Manaus, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), confirmou o primeiro caso em um homem de 56 anos.

Ainda de acordo com a FVS-AM, o paciente tem histórico de diabetes tipo 2, sendo internado no dia 12 de abril no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, na zona leste da capital, e depois atendido no hospital da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde foi a óbito no dia 16 do mesmo mês.

Possível relação com a Covid

Alguns levantamentos já apresentados apontam que a maior parte das pessoas atingidas pelo fungo são pacientes que se recuperaram de Covid-19 ou que estavam em processo de recuperação e, por isso, estudam se há chances de existir uma relação direta entre a doença e a pandemia.

Após a confirmação do caso em Manaus, a FVS-AM comunicou, de forma imediata, o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) nacional, após o recebimento do resultado de histopatológico informado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), na última sexta-feira (28).

Esse paciente recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac contra Covid-19, aplicada em Maués, no dia 1º de abril e, dias depois, apresentou sintomas gripais, com teste de RT-PCR não detectável para Covid-19. O paciente também apresentou prurido no olho direito, que evoluiu para infecção local.

O caso está sendo monitorado pelo Cievs Nacional e a investigação será concluída após análise de material coletado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/AM), a ser enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Maioria dos atendimentos no Hospital da Criança poderia ser feito em UBS

Unidade é para atendimento emergencial infantil de alta complexidade, mas tem uma grande procura por serviços ambulatoriais; SES vai trabalhar conscientização dos usuários.

27 de setembro de 2021

Pfizer aumenta em 20 vezes anticorpos em vacinados com Coronavac

Estudo ainda em em curso que deve durar dois anos indica aumento em até 20 vezes no nível de anticorpos dos vacinados com a Coronavac.

26 de setembro de 2021

Termina hoje inscrição para isentos que não compareceram ao Enem 2020

As inscrições do Enem foram abertas especificamente para esse público, que realizará as provas nas mesmas datas do exame para adultos privados de liberdade.

26 de setembro de 2021

Políticos lamentam a morte do empresário Murilo Rayol

O empresário de 72 anos tinha paixão pela cultura que era uma de suas marcas. O empresário era proprietário do prédio que abriga, há 15 anos, a Galeria do Largo.

26 de setembro de 2021

Amazonas recebeu selo que garante segurança ao turismo local

Selo 'Safe Travels' (Viagens Seguras em português), foi concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo e representa indicador de saúde e segurança para os viajantes.

26 de setembro de 2021

Amigos e artistas lamentam morte de Murilo Rayol

O empresário de 72 anos sofreu um infarto no final da noite deste sábado; paixão pela cultura era uma de suas marcas.

26 de setembro de 2021

Processo seletivo ofertará vagas para o setor artístico do estado

Vagas serão para os Corpos Artísticos e para o Liceu de Artes Claudio Santoro. As inscrições serão gratuitas e acontecerão no período de 29 de setembro a 7 de outubro.

25 de setembro de 2021

Prefeitura vai aceitar pagamento de taxas do Implurb por PIX

Prefeitura de Manaus decidiu aceitar a nova forma de pagamento eletrônico para taxas e impostos devidos ao Implurb.

25 de setembro de 2021