fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

Francisca Mendes inicia programa de residência em cirurgia cardiovascular

O coordenador do programa ressalta que a capacitação de profissionais médicos irá reforçar o quadro de especialistas, fortalecendo a assistência do paciente cardiopata.

28 de março de 2021

Compartilhe

A implantação do programa está dentro do plano de reordenamento do hospital (Foto: Divulgação)

O Hospital Francisca Mendes iniciou, neste mês de março, o programa de residência médica em cirurgia cardiovascular para formação de novos médicos especialistas na área. 

A unidade hospitalar, que está sob a gerência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) desde junho de 2020, firmou parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para dar continuidade ao programa de residência médica. A implantação do programa está dentro do plano de reordenamento do hospital. 

“Identificamos o aumento na demanda de cirurgia cardíaca e uma parcela dos cirurgiões cardíacos do Amazonas estão sobrecarregados de atividades. São poucos profissionais no Brasil. Na UEA, é o primeiro programa em residência médica em cirurgia cardiovascular com o objetivo de treinar novos profissionais nesta especialidade médica”, declarou o coordenador do programa, o médico George Butel. 

O coordenador do programa ressaltou que a formação e a capacitação de profissionais médicos irá reforçar o quadro de especialistas, fortalecendo a assistência à saúde do paciente cardiopata na rede estadual. 

“Ao término dos cinco anos estaremos com uma turma de 10 profissionais médicos em treinamento. Vamos formar profissionais de alto nível para atender os pacientes cardiopatas do Amazonas e também dos estados vizinhos. A formação dos residentes irá acelerar o andamento das cirurgias, porque é um reforço a mais em mão de obra especializada e treinada que o Estado abarca”, disse. 

Residência médica

O treinamento obedece a matriz curricular, com a carga horária total de 5.760 horas, com atividades teóricas e práticas, conforme explica o coordenador do programa de residência médica. 

“A formação contempla programação teórica e a prática, com o desenvolvimento de atividades dentro do Hospital Francisca Mendes e fora da unidade hospitalar, por exemplo, na urgência de prontos-socorros para o aprendizado de conhecimentos básicos de cirurgia geral. O programa inclui, também, avaliações que serão aplicadas aos médicos residentes e enviadas ao Ministério da Educação”, finalizou.

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação contra Covid-19 retorna no Vasco Vasques a partir de hoje

Esta é a quarta medida de ampliação definida pela Prefeitura de Manaus nos últimos dias. A cidade vive um aumento nos casos de Covid-19 e voltou à fase amarela.

4 de julho de 2022

AM volta à fase amarela após explosão de casos de Covid-19

Conforme boletim da FVS, a taxa de positividade de testes de Covid-19 no estado passou de 6%, no início do mês, para 24% na última semana.

4 de julho de 2022

Maioria apoia inclusão de crianças com deficiência em escolas comuns

Para o fundador do Instituto Rodrigo Mendes, o atual governo tem encampado retrocessos na inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares.

4 de julho de 2022

Após dois anos, Fuá acontece neste domingo no Largo São Sebastião

Feira Urbana de Alternativas retoma as atividades neste domingo e reúne diversos expositores, abrindo oportunidade de geração de renda a artistas e artesãos locais.

2 de julho de 2022

Duas toneladas de lixo coletado no Festival de Parintins serão recicladas

Projeto fomentou ações de incentivo à reciclagem dentro e fora do Bumbódromo, com a instalação de pontos de entrega voluntária de lixo reciclável.

2 de julho de 2022

Programa Asfalta Manaus já recuperou mil ruas em dois meses

Os bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam obras.

2 de julho de 2022

Manaus tem 12 locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (2)

Quem for receber a segunda dose deve estar atento aos intervalos dos diferentes imunizantes. Nos últimos dois dias, foram vacinadas 29,2 mil pessoas em Manaus.

2 de julho de 2022

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022