fbpx

domingo, 16 de janeiro de 2022

Sem registro da variante Ômicron no AM, Delta predomina registro de casos

Até esta terça-feira (7) não há registro de casos confirmados e nem suspeitos da variante Ômicron no Amazonas, conforme informações da Fiocruz em audiência pública na Aleam.

7 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: divulgação)

Durante audiência pública virtual, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na tarde desta terça-feira (7), a respeito das ações e medidas sobre a nova variante Ômicron no Amazonas, o pesquisador Felipe Naveca, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) afirmou que análises genéticas não confirmam, no momento, casos da variante Ômicron no Estado.

“Não temos casos confirmados da Ômicron no Amazonas. Todas as amostras colhidas para o sequenciamento genômico até então apontam apenas a circulação da variante Delta no Estado”, apontou o pesquisador.

O Brasil registrou até agora seis casos da variante Ômicron. O primeiros rastro da variante em solo brasileiro foi identiciado em São Paulo, em um casal que desembarcou no aeroporto de Guarulhos no dia 23 de novembro deste ano.

O homem e a mulher vinham de uma viagem da África. O resultado do sequenciamento genético só foi divulgado sete dias após a coleta das amostras, período usado para a análise dos materiais colhidos.

Ampliação da cobertura vacinal

Conforme informações repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), durante a audiência, amanã (8) inicia-se uma mega vacinação em todos os 62 municípios do Amazonas.

Na ocasião, cada município vai poder realizar a vacinação de sua população, de acordo com a necessidade de cada local. A estratégia da secretaria prevê avançar em até 20% a cobertura vacinal no território amazonense.

Mais de 5,1 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o Amazonas até a última segunda-feira (06/12), sendo 2.708.294 de primeira dose, 2.091.352 de segunda dose, 55.080 com dose única e 262.628 de terceira dose (dose de reforço). 

Redução no intervalo da vacina

A SES-AM reduziu o tempo de intervalo para aplicação de dose de reforço da vacina contra Covid-19 no Amazonas. Agora, a população a partir de 18 anos que tomou a segunda dose há pelo menos quatro meses pode receber a dose de reforço. O tempo anterior do intervalo era de inco meses.

Casos de Covid-19 no AM

Até a última segunda-feira (6), o Amazonas chegou a marca de 430.602 casos da Covid-19 e o número total de mortos é de 13.811. 

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pela primeira no ano, Amazonas registra mais de 3 mil de covid-19

É o maior registro desde 30 de janeiro de 2021, quando o estado registrou 4.420 casos de covid, por causa da segunda onda da doença potencializada pela variante P.1, a Gama.

16 de janeiro de 2022

Matrículas para novos alunos da rede pública estadual iniciam nesta segunda-feira

Reserva da vaga poderá ser realizada via site de matrículas e presencialmente, nas escolas públicas da rede estadual e municipal. O prazo vence na terça-feira (18).

16 de janeiro de 2022

Manaus registra o segundo maior número de enterros de janeiro

Neste sábado (15), foram registrados 45 enterros em cemitérios da Prefeitura. Dois enterros tiveram como causa a covid-19. A partir do dia 3, os números passaram de 40.

16 de janeiro de 2022

Brasil recebe segunda remessa com 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica da Pfizer

A vacinação de criança de 5 a 11 anos começou neste fim de semana na maioria dos estados brasileiros. Em Manaus, a vacinação infantil inicia nesta segunda-feira (16).

16 de janeiro de 2022

Centro Municipal de Testagem no Studio 5 retoma exames nesta segunda-feira

O centro funciona de segunda a sábado das 09h00 às 19h00 no Centro de Convecções Studio 5, Distrito Industrial I. O ponto de testagem funciona desde esta quarta-feira (12).

16 de janeiro de 2022

Prefeitura de Manaus oferta 183 vagas de emprego nesta segunda–feira

As 183 vagas oferecidas pela Prefeitura são de várias áreas de atuação. O cadastro para as vagas pode ser feito de forma digital ou presencialmente no Posto do Sine Manaus.

16 de janeiro de 2022

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos inicia nesta segunda-feira em quatro postos

Na lista de postos, há shopping, parque, clube e centro de convivência da família que receberão o público infantil. A vacinação começa por indígenas e quilombolas.

16 de janeiro de 2022

Amazonas registra 2.638 casos de covid-19; sexto dia com registros acima de mil

Este sábado foi o segundo dia com o maior registros de casos de covid-19, perdendo só para esta sexta-feira (14), quando o estado registrou 2.782 casos positivos da doença.

15 de janeiro de 2022