fbpx

quarta, 10 de agosto de 2022

Sem registro da variante Ômicron no AM, Delta predomina registro de casos

Até esta terça-feira (7) não há registro de casos confirmados e nem suspeitos da variante Ômicron no Amazonas, conforme informações da Fiocruz em audiência pública na Aleam.

7 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: divulgação)

Durante audiência pública virtual, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na tarde desta terça-feira (7), a respeito das ações e medidas sobre a nova variante Ômicron no Amazonas, o pesquisador Felipe Naveca, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) afirmou que análises genéticas não confirmam, no momento, casos da variante Ômicron no Estado.

“Não temos casos confirmados da Ômicron no Amazonas. Todas as amostras colhidas para o sequenciamento genômico até então apontam apenas a circulação da variante Delta no Estado”, apontou o pesquisador.

O Brasil registrou até agora seis casos da variante Ômicron. O primeiros rastro da variante em solo brasileiro foi identiciado em São Paulo, em um casal que desembarcou no aeroporto de Guarulhos no dia 23 de novembro deste ano.

O homem e a mulher vinham de uma viagem da África. O resultado do sequenciamento genético só foi divulgado sete dias após a coleta das amostras, período usado para a análise dos materiais colhidos.

Ampliação da cobertura vacinal

Conforme informações repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), durante a audiência, amanã (8) inicia-se uma mega vacinação em todos os 62 municípios do Amazonas.

Na ocasião, cada município vai poder realizar a vacinação de sua população, de acordo com a necessidade de cada local. A estratégia da secretaria prevê avançar em até 20% a cobertura vacinal no território amazonense.

Mais de 5,1 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o Amazonas até a última segunda-feira (06/12), sendo 2.708.294 de primeira dose, 2.091.352 de segunda dose, 55.080 com dose única e 262.628 de terceira dose (dose de reforço). 

Redução no intervalo da vacina

A SES-AM reduziu o tempo de intervalo para aplicação de dose de reforço da vacina contra Covid-19 no Amazonas. Agora, a população a partir de 18 anos que tomou a segunda dose há pelo menos quatro meses pode receber a dose de reforço. O tempo anterior do intervalo era de inco meses.

Casos de Covid-19 no AM

Até a última segunda-feira (6), o Amazonas chegou a marca de 430.602 casos da Covid-19 e o número total de mortos é de 13.811. 

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022

Manaus terá 88 pontos de vacinação contra a Covid-19 esta semana

A vacinação tem início às 8h nas unidades de saúde e às 9h nos pontos estratégicos do Studio 5 e shopping Phelippe Daou. O horário de encerramento varia.

8 de agosto de 2022

Livro lançado pela Prefeitura é destaque em Festival de Quadrinhos em BH

Livro sobre o chargista Miranda lançado pela Prefeitura de Manaus acompanha obras da Região Norte no FIQ 2022, em Belo Horizonte.

7 de agosto de 2022