fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Fiocruz e UEA vão ampliar pós-graduação no interior e pesquisas em saúde

O objetivo é fortalecer a atuação de gestores e de profissionais de saúde brasileiros e estrangeiros que atuam nas fronteiras do Brasil com outros países da América do Sul.

23 de junho de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deverão firmar um termo de cooperação técnica que prevê a ampliação da oferta de cursos de pós-graduação em gestão de saúde pública no interior do Amazonas e o desenvolvimento de projetos de pesquisa em diferentes áreas de atuação visando o aprimoramento dos corpos docente e discente das duas instituições.

Na tarde da última quarta-feira, 22/6, a diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, e o reitor da UEA, André Zogahib, estiveram reunidos no gabinete da Reitoria da UEA para dar andamento às tratativas da cooperação.

A parceria visa entre outras questões o uso do ambiente próprio para o ensino presencial mediado por tecnologia da UEA para as ações da Fiocruz no âmbito do Programa Educacional Vigilância em Saúde nas Fronteira (VigiFronteiras – Brasil), que pretende capacitar profissionais de saúde atuantes na região de fronteira, na gestão, na assistência, na vigilância bem como na avaliação da qualidade dos serviços.

O objetivo é fortalecer a atuação de gestores e de profissionais de saúde brasileiros e estrangeiros que atuam nas fronteiras do Brasil com outros países da América do Sul. De acordo com a diretora do ILMD, Adele Benzaken, o cenário da pandemia da Covid-19 requer a necessidade do uso de medidas tecnológicas que permitam a obtenção de bons resultados na implantação do programa.

Como contrapartida, a Fiocruz Amazônia disponibilizaria, através do PPGVIDA, vagas na categoria aluno especial nas disciplinas a serem ofertadas para estudantes de pós-graduação no nível de mestrado da UEA, respeitando as normativas institucionais para esse tipo de modalidade de matrícula.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia mais Dia a Dia

Dados da Covid ficarão disponíveis no site da FVS-AM no período eleitoral

Em atenção à Lei Eleitoral nº 9.504/1997, está suspenso o envio de dados e textos, via Secretaria de Comunicação do Estado, a partir de 2 de julho até o final das eleições.

30 de junho de 2022

4ª dose da vacina contra Covid é liberada para público a partir dos 18 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganha o reforço de mais 28 pontos e agora totaliza 81 locais para atender o público infantil e adulto.

30 de junho de 2022

Proibição de demarcação de terras agrava insegurança de indígenas

Casos de violência contra indígenas e ativistas, com relatos de assassinatos na Amazônia, foram relatados pelo CIMI em evento do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

30 de junho de 2022

Amazonas alerta sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

Em Manaus, o número de casos passou de 18 para 103 casos novos por dia. No interior, o aumento na média diária foi de 8 para 20 casos diários.

30 de junho de 2022

MP reúne com Sinetram e cobra solução para problemas da bilhetagem

Além do Sinetram e da Decon, foram ouvidos representantes do IMMU e da empresa Meson Amazônia, responsável pelo gerenciamento do software do sistema de bilhetagem eletrônica.

29 de junho de 2022

Defensoria lança cartilha contra violência LGBTIfóbica, neste sábado

Com a cartilha será possível aprender a diferenciar as mais variadas formas de violência a que o público é submetido diariamente, bem como aprender sobre onde buscar ajuda.

28 de junho de 2022

Governo inaugura maior PAC de Manaus para 7 mil atendimentos por Mês

Nova Unidade inaugurada por Wilson Lima no Studio 5 tem capacidade para atender mais de 7 mil pessoas por mês com serviços diversos do Estado, Prefeitura e outros órgãos.

28 de junho de 2022

Com dados escassos, estupros de LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano

A ausência de dados também afeta a qualidade das informações na forma de distorções percentuais, pois muitos estados não têm uma rotina de monitoramento eficiente.

28 de junho de 2022