fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

FCecon realiza curso sobre segurança do paciente na transfusão sanguínea

Curso da FCecon é de atualização em eventos adversos em hemoterapia, que trata sobre as medidas que devem ser tomadas para se evitar o erro em transfusão de sangue.

29 de abril de 2021

Compartilhe

Curso visa atualizar práticas para evitar erro em transfusão de sangue (Foto: Divulgação/FCecon)

Para garantir a segurança do paciente durante a transfusão de sangue, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, nesta quinta-feira (29), o curso de Atualização em Eventos Adversos em Hemoterapia, que trata sobre as medidas que devem ser tomadas para se evitar o erro assistencial.

Organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), o curso está sendo ministrado pelo gerente do Banco de Sangue, farmacêutico-bioquímico Kleber Brasil.

O treinamento iniciou na terça (27), no auditório Dr. João Batista Baldino, e se encerra nesta quinta-feira. As palestras acontecem tanto à tarde quanto à noite, sendo voltadas para as equipes de enfermagem – técnicos de enfermagem e enfermeiros -, que atuam nos três turnos.

Segundo a responsável pelo NSP/FCecon, enfermeira Marielle Colares Magalhães Martins, o treinamento faz parte das ações de capacitação dos profissionais que trabalham com transfusão sanguínea. Ela explica que o objetivo é evitar falhas durante a transfusão e, quando ocorrer, detectar e notificar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Transfusão e prevenção

No momento em que você conhece os potenciais riscos da transfusão, alerta Brasil, é possível tomar medidas para evitar o erro médico, a transfusão errada, a morte ou a incapacitação do paciente. Ele informa que, segundo o Instituto Shot (Reino Unido), 66,7% dos erros transfusionais decorrem da identificação errada do paciente – nome e/ou troca de amostras.

“Assim, realizamos o treinamento para que o hemocomponente certo seja aplicado no paciente certo, na hora certa. Tratamos sobre como o profissional deve se comportar no processo transfusional”, pontua Brasil.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021