fbpx

segunda, 27 de setembro de 2021

FCecon realiza curso sobre segurança do paciente na transfusão sanguínea

Curso da FCecon é de atualização em eventos adversos em hemoterapia, que trata sobre as medidas que devem ser tomadas para se evitar o erro em transfusão de sangue.

29 de abril de 2021

Compartilhe

Curso visa atualizar práticas para evitar erro em transfusão de sangue (Foto: Divulgação/FCecon)

Para garantir a segurança do paciente durante a transfusão de sangue, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, nesta quinta-feira (29), o curso de Atualização em Eventos Adversos em Hemoterapia, que trata sobre as medidas que devem ser tomadas para se evitar o erro assistencial.

Organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), o curso está sendo ministrado pelo gerente do Banco de Sangue, farmacêutico-bioquímico Kleber Brasil.

O treinamento iniciou na terça (27), no auditório Dr. João Batista Baldino, e se encerra nesta quinta-feira. As palestras acontecem tanto à tarde quanto à noite, sendo voltadas para as equipes de enfermagem – técnicos de enfermagem e enfermeiros -, que atuam nos três turnos.

Segundo a responsável pelo NSP/FCecon, enfermeira Marielle Colares Magalhães Martins, o treinamento faz parte das ações de capacitação dos profissionais que trabalham com transfusão sanguínea. Ela explica que o objetivo é evitar falhas durante a transfusão e, quando ocorrer, detectar e notificar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Transfusão e prevenção

No momento em que você conhece os potenciais riscos da transfusão, alerta Brasil, é possível tomar medidas para evitar o erro médico, a transfusão errada, a morte ou a incapacitação do paciente. Ele informa que, segundo o Instituto Shot (Reino Unido), 66,7% dos erros transfusionais decorrem da identificação errada do paciente – nome e/ou troca de amostras.

“Assim, realizamos o treinamento para que o hemocomponente certo seja aplicado no paciente certo, na hora certa. Tratamos sobre como o profissional deve se comportar no processo transfusional”, pontua Brasil.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Pfizer aumenta em 20 vezes anticorpos em vacinados com Coronavac

Estudo ainda em em curso que deve durar dois anos indica aumento em até 20 vezes no nível de anticorpos dos vacinados com a Coronavac.

26 de setembro de 2021

Termina hoje inscrição para isentos que não compareceram ao Enem 2020

As inscrições do Enem foram abertas especificamente para esse público, que realizará as provas nas mesmas datas do exame para adultos privados de liberdade.

26 de setembro de 2021

Políticos lamentam a morte do empresário Murilo Rayol

O empresário de 72 anos tinha paixão pela cultura que era uma de suas marcas. O empresário era proprietário do prédio que abriga, há 15 anos, a Galeria do Largo.

26 de setembro de 2021

Amazonas recebeu selo que garante segurança ao turismo local

Selo 'Safe Travels' (Viagens Seguras em português), foi concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo e representa indicador de saúde e segurança para os viajantes.

26 de setembro de 2021

Amigos e artistas lamentam morte de Murilo Rayol

O empresário de 72 anos sofreu um infarto no final da noite deste sábado; paixão pela cultura era uma de suas marcas.

26 de setembro de 2021

Processo seletivo ofertará vagas para o setor artístico do estado

Vagas serão para os Corpos Artísticos e para o Liceu de Artes Claudio Santoro. As inscrições serão gratuitas e acontecerão no período de 29 de setembro a 7 de outubro.

25 de setembro de 2021

Prefeitura vai aceitar pagamento de taxas do Implurb por PIX

Prefeitura de Manaus decidiu aceitar a nova forma de pagamento eletrônico para taxas e impostos devidos ao Implurb.

25 de setembro de 2021

Parque do Mindu tem programação especial neste fim de semana

O parque municipal do Mindu, localizado no Parque 10, terá atividades variadas para receber o público neste fim de semana.

25 de setembro de 2021