fbpx

sábado, 17 de abril de 2021

Campanha da FCecon, Março Lilás alerta para câncer de colo do útero

Prevenção ao câncer de colo do útero faz campanha Março Lilás, em Manaus, e recomenda vacina contra HPV e exame preventivo.

1 de março de 2021

Compartilhe

Prevenção ao câncer no colo do útero recomenta exame preventivo (Foto: Divulgação)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alerta as mulheres amazonenses para a prevenção ao câncer de colo do útero por meio do Movimento Estadual Março Lilás, criado em 2019. Este tipo de câncer é o mais incidente entre o público feminino no Amazonas, com a previsão de 700 novos casos para 2021, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde (MS).

De acordo com o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, o movimento é voltado para incentivar as mulheres a realizarem os exames preventivos (Papanicolau) de forma regular, estimular mulheres e homens a utilizarem preservativo nas relações sexuais, e alertar pais e mães a vacinarem seus filhos contra o Papilomavírus humano (HPV).

“O Março Lilás é um mês de um enorme significado para o nosso estado, porque é nesse momento que nós alertamos toda a nossa população feminina em relação ao câncer mais devastador pra elas, que é o câncer do colo do útero”, destaca Gerson Mourão.

HPV de alto risco

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é o único tumor humano previsível, causado pelo HPV de “alto risco”. O vírus é transmitido durante as relações sexuais.

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Vacina contra HPV

Um dos pontos mais importantes para prevenir o câncer de colo do útero é a vacinação contra o HPV. Meninas dos 9 aos 14 anos e meninos dos 11 aos 14 anos devem ser vacinados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacina é gratuita e são necessárias duas doses.

Exame preventivo

Outra ação importante para a prevenção da doença é realizar o exame preventivo, o Papanicolau. Segundo orientações do Inca, o exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública e é indicado a toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que tem entre 25 e 64 anos de idade.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021

Policia apreende madeira serrada ilegal dentro de barco na orla de Manaus

Policiais abordaram a embarcação e durante fiscalização ambiental e, após verificar o material transportado, solicitaram o Documento de Origem Florestal referente à carga.

17 de abril de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Violência e acidentes de trânsito superam Covid nos hospitais de Manaus

Rede estadual de saúde, como o HPS 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, registra aumento nos atendimentos de causas não Covid, que já são a maior parte.

16 de abril de 2021

Justiça condena ONG do Amazonas que não prestou contas de repasses

A Justiça Federal no Amazonas condenou o Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Cultura da Amazônia (Itec) por não prestar contas de convênio.

16 de abril de 2021

Psicólogo fala sobre dor e seus ensinamentos em palestra virtual grátis

A Ejud11 promove palestra motivacional com o tema “A dor não se cala, mas ela também ensina”, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey Barros.

16 de abril de 2021

Pedalada faz alerta sobre más condições da malha cicloviária de Manaus

Evento acontece neste domingo (18) em comemoração ao Dia Internacional do Ciclista. Ponto de partida será a igreja da Redenção e o de chegada, o anfiteatro da Ponta Negra.

16 de abril de 2021

Decreto amplia margem de empréstimo consignado para servidores

Decreto amplia de 35% para 40% a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais - ativos e inativos – aposentados e pensionista.

16 de abril de 2021