Estudantes da rede municipal de Ensino criam jogo didático que reúne as medidas de prevenção à Covid-19 com recursos financeiros da Fapeam.
Segundo coordenação do projeto, experiência despertou os alunos para outras áreas do conhecimento (Foto: Divulgação/Alessandra Alves)
Projeto apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), um jogo desenvolvido por estudantes da rede municipal de Ensino utiliza de forma didática as medidas preventivas para os enfrentamento das síndromes respiratórias como a Covid-19.
O projeto foi realizado com estudantes da Escola Municipal Antonina Borges de Sá, na zona leste de Manaus, e contemplado no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), edital Nº 004/2021, da Fapeam. Em 2021, 712 projetos de escolas públicas do Amazonas foram aprovados no edital do PCE.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Alessandra Alves de Souza, os alunos criaram um avatar chamado de “Sarah”, inspirado no personagem “Pou”, protagonista de um conhecido jogo para aparelhos celulares. Sob o comando dos alunos, “Sarah” se protege e realiza as atividades de prevenção à Covid-19.
“Foram realizadas oficinas de Scratch, que é uma plataforma para criação de aplicações, jogos e histórias animadas, para que outros alunos entendam como foi o processo de criação do jogo e lembrá-los de se prevenir contra a Covid-19”, explicou.
Para o desenvolvimento do projeto, a professora contou com a participação de uma aluna do 7º ano, responsável pela criação da história e design do jogo, além de outros dois alunos, da mesma turma, que ficaram encarregados por toda a programação.
Conforme Alessandra Alves, além de reforçar para a comunidade escolar quais são as medidas necessárias para evitar a disseminação do novo coronavírus, o projeto trouxe outros importantes resultados, dentre os quais, estão o aumento no interesse dos alunos para formação em áreas de ciências exatas, a demonstração de aptidão para diferentes tipos de engenharias, como da computação, por exemplo, além de democratizar o acesso ao conhecimento.
Com informações da Assessoria
Leia Mais: