fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Estudantes criam jogo para reforçar medidas de prevenção à Covid-19

Estudantes da rede municipal de Ensino criam jogo didático que reúne as medidas de prevenção à Covid-19 com recursos financeiros da Fapeam.

19 de janeiro de 2022

Compartilhe

Segundo coordenação do projeto, experiência despertou os alunos para outras áreas do conhecimento (Foto: Divulgação/Alessandra Alves)

Projeto apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), um jogo desenvolvido por estudantes da rede municipal de Ensino utiliza de forma didática as medidas preventivas para os enfrentamento das síndromes respiratórias como a Covid-19.

O projeto foi realizado com estudantes da Escola Municipal Antonina Borges de Sá, na zona leste de Manaus, e contemplado no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), edital Nº 004/2021, da Fapeam. Em 2021, 712 projetos de escolas públicas do Amazonas foram aprovados no edital do PCE. 

Segundo a coordenadora do projeto, professora Alessandra Alves de Souza, os alunos criaram um avatar chamado de “Sarah”, inspirado no personagem “Pou”, protagonista de um conhecido jogo para aparelhos celulares. Sob o comando dos alunos, “Sarah” se protege e realiza as atividades de prevenção à Covid-19.  

“Foram realizadas oficinas de Scratch, que é uma plataforma para criação de aplicações, jogos e histórias animadas, para que outros alunos entendam como foi o processo de criação do jogo e lembrá-los de se prevenir contra a Covid-19”, explicou.   

Para o desenvolvimento do projeto, a professora contou com a participação de uma aluna do 7º ano, responsável pela criação da história e design do jogo, além de outros dois alunos, da mesma turma, que ficaram encarregados por toda a programação.    

Conforme Alessandra Alves, além de reforçar para a comunidade escolar quais são as medidas necessárias para evitar a disseminação do novo coronavírus, o projeto trouxe outros importantes resultados, dentre os quais, estão o aumento no interesse dos alunos para formação em áreas de ciências exatas, a demonstração de aptidão para diferentes tipos de engenharias, como da computação, por exemplo, além de democratizar o acesso ao conhecimento.  

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Agência do AM e Prefeitura de Parintins debatem sobre atracação de barcos

Agência Reguladora do Governo consultou a prefeitura de Parintins e outros órgãos para ordenar o fluxo de passageiros no Festival Folclórico.

26 de maio de 2022

Amazonas apresenta projetos ambientais para embaixador da Irlanda

Governo do Amazonas busca parceria com o projeto "Irlanda Global" para conseguir financiamentos a projetos ambientais em execução.

26 de maio de 2022

Crianças de comunidades ribeirinhas assistirão ópera no Teatro Amazonas

Crianças da comuniade do Livramento vão assistir no Teatro Amazonas o espetáculo “Onheama”, em mais uma iniciativa de inclusão cultural do Estado.

26 de maio de 2022

Fundação Cecon ganha novos equipamentos e amplia oferta de exames

Com a entrega dos equipamentos feita pelo Governo do Amazonas, a estimativa é que, mensalmente, sejam realizados na Fundação Cecon 1,5 mil tomografias e 800 exames raio-X.

26 de maio de 2022

Ações do ‘Governo Presente’ chegam ao bairro Cidade Nova pela 5ª vez

Programação tem início às 8h e encerra às 14h, neste sábado (28), no Ceti João dos Santos Braga. Mais de 20 mil atendimentos já foram realizados em edições anteriores.

26 de maio de 2022

Cheia deixa 40 cidades em situação de emergência no Amazonas

Em 2022, 58 dos 62 municípios do Amazonas enfrentam os danos causados pela enchente. efeitos mais severos ocorreram nas cidades de Careiro da Várzea e Anamã.

26 de maio de 2022

Serviços do TJAM são transferidos para home office após tremor em prédio

Por precaução, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do TJAM foi acionada para avaliações pertinentes, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

26 de maio de 2022

Amazonas confirma primeiro caso de sarampo em criança de Manacapuru

Criança de 1 ano de idade, moradora de Manacapuru – que não tem histórico de tomar a tríplice vacina – contraiu o sarampo e está sendo acompanhada pela FVS.

26 de maio de 2022