fbpx

domingo, 16 de janeiro de 2022

Estado solicita leitos privados para prevenir nova crise da pandemia no AM

Esses leitos estão requisitados por ordem judicial desde 2021, mas o edital serve para esses estabelecimentos se voluntariarem para o combate à uma possível nova onda no AM.

12 de janeiro de 2022

Compartilhe

A medida está prevista no plano de contingência para o enfrentamento da pandemia da Covid-19

O Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulgou, na última edição do Diário Oficial, Edital de Chamamento Público nº 001/2022, para credenciamento de leitos clínicos e de UTI, para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou com Covid-19, de outras unidades de saúde privada da capital.

A medida está prevista no Plano de Contingência Estadual do Amazonas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.  

Esses leitos estão requisitados por ordem judicial desde 2021, mas o edital serve como oportunidade para esses estabelecimentos se voluntariarem na oferta de leitos, para atendimento a pacientes da rede pública, em caso de necessidade, em um cenário de alta da demanda por conta de SRAG ou Covid-19.  

O edital estará aberto no período de 10 a 20 de janeiro podendo ser consultado, bem como seus anexos, no site da Secretaria de Estado de Saúde.  

Outras medidas

Além desta iniciativa, a SES-AM, por meio de seu Comitê de Crise, avalia outras possibilidades para ampliação do número de leitos em caso de aumento da taxa de ocupação da rede pública estadual. Na última semana, a pasta realizou visita técnica ao Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), visando a assinatura de convênio para uso da estrutura e disponibilidade de leitos para atender pacientes com SRAG; 54 leitos clínicos e 20 leitos de UTI podem ser disponibilizados na unidade federal.  

A SES-AM ainda conta com o Hospital de Combate Nilton Lins que está requisitado pelo Governo do Amazonas desde 25 de janeiro de 2021; e se mantém à disposição da SES-AM por precaução. A unidade é exclusiva para pacientes diagnosticados com Covid-19. A estrutura do Hospital de Combate possui 81 leitos clínicos e 22 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à disposição do Governo. A determinação do secretário é para que a unidade esteja preparada para receber pacientes.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Matrículas para novos alunos da rede pública estadual iniciam nesta segunda-feira

Reserva da vaga poderá ser realizada via site de matrículas e presencialmente, nas escolas públicas da rede estadual e municipal. O prazo vence na terça-feira (18).

16 de janeiro de 2022

Manaus registra o segundo maior número de enterros de janeiro

Neste sábado (15), foram registrados 45 enterros em cemitérios da Prefeitura. Dois enterros tiveram como causa a covid-19. A partir do dia 3, os números passaram de 40.

16 de janeiro de 2022

Brasil recebe segunda remessa com 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica da Pfizer

A vacinação de criança de 5 a 11 anos começou neste fim de semana na maioria dos estados brasileiros. Em Manaus, a vacinação infantil inicia nesta segunda-feira (16).

16 de janeiro de 2022

Centro Municipal de Testagem no Studio 5 retoma exames nesta segunda-feira

O centro funciona de segunda a sábado das 09h00 às 19h00 no Centro de Convecções Studio 5, Distrito Industrial I. O ponto de testagem funciona desde esta quarta-feira (12).

16 de janeiro de 2022

Prefeitura de Manaus oferta 183 vagas de emprego nesta segunda–feira

As 183 vagas oferecidas pela Prefeitura são de várias áreas de atuação. O cadastro para as vagas pode ser feito de forma digital ou presencialmente no Posto do Sine Manaus.

16 de janeiro de 2022

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos inicia nesta segunda-feira em quatro postos

Na lista de postos, há shopping, parque, clube e centro de convivência da família que receberão o público infantil. A vacinação começa por indígenas e quilombolas.

16 de janeiro de 2022

Amazonas registra 2.638 casos de covid-19; sexto dia com registros acima de mil

Este sábado foi o segundo dia com o maior registros de casos de covid-19, perdendo só para esta sexta-feira (14), quando o estado registrou 2.782 casos positivos da doença.

15 de janeiro de 2022

Depois de quase desaparecer, Programa Antártico brasileiro completa 40 anos

Fundada em 1984, a estação sofreu um incêndio de grandes proporções em 2012. Na tragédia, dois militares morreram e 70% das instalações foram perdidas.

15 de janeiro de 2022