fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

Escolas municipais de Manaus podem aderir ao ensino cívico-militar

De acordo com a Semed, já há tratativas com o MEC e com a PM-AM para que o modelo cívico-militar já seja implementado em duas escolas localizadas na zona Leste.

9 de setembro de 2021

Compartilhe

A Escola Municipal Dom Jackson Damasceno já está em tratativa com o MEC para a implantação do sistema de ensino (Foto: Reprodução)

As escolas municipais de Manaus podem aderir ao ensino cívio-militar. A informação é do secretário de Educação do município, Pauderney Avelino, que, participando de uma audiência pública que discutia o assunto nesta quarta (8), destacou a importância desse modelo escolar para o novo contexto social da cidade.

Pauderney frisou que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) apoia a implementação do modelo, pensando a partir do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC).

“Estamos com o projeto das escolas cívico-militares, para que o formato e o conceito da disciplina e do pedagógico utilizados nessas escolas sejam implementados nas nossas”, enfatizou o secretário.

De acordo com informações da Semed, já há tratativas com o MEC e com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) para que o modelo cívico-militar já seja implementado em duas unidades educacionais, ambas localizadas na zona Leste de Manaus: A Escola Municipal Plínio Ramos Coelho, no bairro Tancredo Neves, e na Dom Jackson Damasceno, no Jorge Teixeira.

A chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2 Socorro Duarte, garante que os alunos sairão ganhando com a adesão ao novo sistema educacional.

“Entendemos que esse modelo será muito importante para essas unidades, pois estão situadas em áreas de vulnerabilidade social e esse formato de ensino será extremamente benéfico para a formação dos alunos dessas unidades, por estarem inseridos em um contexto social peculiar e repleto de adversidades”, explicou.

Como funciona

As escolas cívico-militares são instituições públicas comuns em que a gestão administrativa e de conduta são de responsabilidade de militares ou profissionais da área das Forças Armadas, enquanto que a gestão pedagógica fica sob a responsabilidade de profissionais da Educação.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação contra Covid-19 retorna no Vasco Vasques a partir de hoje

Esta é a quarta medida de ampliação definida pela Prefeitura de Manaus nos últimos dias. A cidade vive um aumento nos casos de Covid-19 e voltou à fase amarela.

4 de julho de 2022

AM volta à fase amarela após explosão de casos de Covid-19

Conforme boletim da FVS, a taxa de positividade de testes de Covid-19 no estado passou de 6%, no início do mês, para 24% na última semana.

4 de julho de 2022

Maioria apoia inclusão de crianças com deficiência em escolas comuns

Para o fundador do Instituto Rodrigo Mendes, o atual governo tem encampado retrocessos na inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares.

4 de julho de 2022

Após dois anos, Fuá acontece neste domingo no Largo São Sebastião

Feira Urbana de Alternativas retoma as atividades neste domingo e reúne diversos expositores, abrindo oportunidade de geração de renda a artistas e artesãos locais.

2 de julho de 2022

Duas toneladas de lixo coletado no Festival de Parintins serão recicladas

Projeto fomentou ações de incentivo à reciclagem dentro e fora do Bumbódromo, com a instalação de pontos de entrega voluntária de lixo reciclável.

2 de julho de 2022

Programa Asfalta Manaus já recuperou mil ruas em dois meses

Os bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam obras.

2 de julho de 2022

Manaus tem 12 locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (2)

Quem for receber a segunda dose deve estar atento aos intervalos dos diferentes imunizantes. Nos últimos dois dias, foram vacinadas 29,2 mil pessoas em Manaus.

2 de julho de 2022

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022