fbpx

terça, 21 de setembro de 2021

Escolas municipais de Manaus podem aderir ao ensino cívico-militar

De acordo com a Semed, já há tratativas com o MEC e com a PM-AM para que o modelo cívico-militar já seja implementado em duas escolas localizadas na zona Leste.

9 de setembro de 2021

Compartilhe

A Escola Municipal Dom Jackson Damasceno já está em tratativa com o MEC para a implantação do sistema de ensino (Foto: Reprodução)

As escolas municipais de Manaus podem aderir ao ensino cívio-militar. A informação é do secretário de Educação do município, Pauderney Avelino, que, participando de uma audiência pública que discutia o assunto nesta quarta (8), destacou a importância desse modelo escolar para o novo contexto social da cidade.

Pauderney frisou que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) apoia a implementação do modelo, pensando a partir do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC).

“Estamos com o projeto das escolas cívico-militares, para que o formato e o conceito da disciplina e do pedagógico utilizados nessas escolas sejam implementados nas nossas”, enfatizou o secretário.

De acordo com informações da Semed, já há tratativas com o MEC e com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) para que o modelo cívico-militar já seja implementado em duas unidades educacionais, ambas localizadas na zona Leste de Manaus: A Escola Municipal Plínio Ramos Coelho, no bairro Tancredo Neves, e na Dom Jackson Damasceno, no Jorge Teixeira.

A chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2 Socorro Duarte, garante que os alunos sairão ganhando com a adesão ao novo sistema educacional.

“Entendemos que esse modelo será muito importante para essas unidades, pois estão situadas em áreas de vulnerabilidade social e esse formato de ensino será extremamente benéfico para a formação dos alunos dessas unidades, por estarem inseridos em um contexto social peculiar e repleto de adversidades”, explicou.

Como funciona

As escolas cívico-militares são instituições públicas comuns em que a gestão administrativa e de conduta são de responsabilidade de militares ou profissionais da área das Forças Armadas, enquanto que a gestão pedagógica fica sob a responsabilidade de profissionais da Educação.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Obras do Governo em ramais levam resultados positivos para moradores

Ao todo, os dois municípios receberam investimentos na ordem de R$ 109,2 milhões para obras em quatro ramais: São Félix, Marechal Rondon, ramal do 11 e Cabeceira do Purupuru.

20 de setembro de 2021

Manaus segue com 39 pontos para a vacinação contra a Covid-19 nesta terça

Em todos os locais serão oferecidas a 1ª e a 2ª doses para pessoas a partir de 12 anos, além da dose de reforço, para as de 70 anos ou mais.

20 de setembro de 2021

Efeitos adversos não podem interromper vacinação, diz ministro

Em Nova York, na reunião da ONU, o Queiroga acrescentou ainda que o Brasil está "muito bem na vacinação contra a Covid-19".

20 de setembro de 2021

Nova rede de drenagem na avenida Brasil segue para fase de conclusão

Foram implantados 30 metros de nova tubulação em concreto armado mais amplo e moderno, que irá solucionar de vez os problemas de alagação na região.

20 de setembro de 2021

Taxas do Detran-AM poderão ser pagas por meio do Pix a partir desta terça

Todos os boletos com as taxas do Detran, multas aplicadas pelo órgão e o seguro obrigatório passarão a vir com um QR code para o pagamento via Pix.

20 de setembro de 2021

Estacionamento para idosos e PcDs: pedido de credencial na Aleam e DPE nesta terça

Por causa do atendimento externo, amanhã o IMMU não atenderá o público na sede do órgão para expedição das credenciais.

20 de setembro de 2021

Escola do AM é a única do Norte que disputa a final nacional de satélites

Além da Olimpíada Brasileira de Satélites, a Escola Estadual Osmar Pedrosa também teve seus alunos selecionados para o programa “Caça Asteróides”, iniciativa do MCTI.

20 de setembro de 2021

Peritos: conheça a rotina e a formação dos profissionais que atuam no AM

Peritos atuam na coleta e análise de vestígios para elucidação de crimes; perícias de informações microscópicas contidas em armas e munições são algumas das especializações.

20 de setembro de 2021