fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

Edital com 6.150 vagas no Cetam para profissionais do turismo sai este mês

Aulas nos cursos de qualificação profissional devem acontecer em 26 municípios do Amazonas e têm previsão de início no mês de setembro.

20 de agosto de 2021

Compartilhe

Cursos são frutos de parceria entre o Cetam e a Amazonastur (Foto: Divulgação)

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) assinaram, nesta sexta-feira (20), um termo de cooperação técnica que vai viabilizar a oferta de 6.150 vagas em 20 cursos gratuitos de qualificação profissional exclusivos para profissionais de turismo em 26 municípios do estado. Ainda neste mês será divulgado edital de inscrição para os cursos, que têm previsão de início no mês de setembro.

O investimento na qualificação profissional faz parte da estratégia do Governo do Amazonas de fortalecer o turismo e preparar o setor para o período pós-pandemia, o que visa potencializar o atendimento dos visitantes do estado. A oferta dos cursos também vai fomentar o desenvolvimento econômico e social das regiões alcançadas.

O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, reforça que a ação vai garantir que o turismo no Amazonas tenha uma retomada de forma qualificada, agregando valor aos produtos turísticos.

“A oferta desses cursos é fundamental para que gere emprego, renda, desenvolvimento dos municípios do interior. Isso dá a possibilidade de que os nossos profissionais façam um atendimento de melhor qualidade, inclusive em outros idiomas. Caminhamos assim para o fortalecimento do Amazonas como destino turístico”, disse Litaiff.

Inicialmente, a capacitação ocorrerá nesses municípios, mas não está descartada a participação de outros de acordo com a demanda das cidades. O início exato das aulas ocorrerá de acordo com o cronograma de atividades dos municípios.

De acordo com o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo, a escolha dos cursos para cada município é feita por meio de um estudo técnico entre a Amazonastur e Centro de Educação Tecnológica.

“O Cetam tem a missão de oferecer cursos técnicos, cursos de qualificação profissional, mas a gente tem a preocupação de oferecer cursos que gerem trabalho, emprego e renda. Então a gente precisa se aproximar dos órgãos como a Amazonastur, e ela ouvir as demandas que vêm das comunidades, das lideranças, das associações dos municípios. Essa demanda é levantada individualmente. Dessa forma, ficamos na linha de frente para recuperar a economia, investindo nas pessoas”, completou Augusto.

Cursos

Os cursos oferecidos serão realizados por meio de ensino híbrido (on-line e presencial), de acordo com a disponibilidade do público-alvo e respeitando todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19. Dentre os cursos ofertados estão: gastronomia, hotelaria, garçom, condutor de turismo de aventura, condutor de turismo de pesca, entre outros voltados exclusivamente aos profissionais do turismo.

A qualificação profissional será realizada nos seguintes municípios que fazem parte do Mapa do Turismo brasileiro: Anamã, Anori, Barcelos, Benjamim Constant, Boa Vista do Ramos, Borba, Careiro, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Maués, Manacapuru, Manaus, Manaquiri, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tefé e Uarini.

Os municípios de Barreirinha e Nhamundá, apesar de não fazerem parte do Mapa, também estão contemplados.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021