fbpx

sábado, 13 de agosto de 2022

Documentário mostra manifestações que sacudiram o Brasil em 2013

O doc explora os protestos que marcaram o Brasil em junho de 2013. Da intensa disputa de 2014 à eleição de 2018, o país ainda sente os ecos de um mês que não terminou.

5 de agosto de 2022

Compartilhe

Ecos de Junho é o novo filme do jornalista Paulo Markun e da socióloga Angela Alonso (Foto: Reprodução do cartaz do filme)

O documentário Ecos de Junho, dos diretores Angela Alonso e Paulo Markun e que investiga as singulares e gigantes manifestações que sacudiram o Brasil em junho de 2013 já está disponível na plataforma Globoplay.

Trata-se de uma espécie de spin-off da série Junho de 2013 – O Começo do Avesso, realizada pela mesma dupla.

A pesquisa realizada pela socióloga desenvolveu para seu novo livro – em finalização – e as entrevistas feitas para a série, levaram Markun e Angela a concluir que o processo vivido pelo Brasil naquele curto período merecia ser melhor compreendido pelo grande público, pois o relato imediato circunscreveu os protestos a uma onda sem sentido.

A partir dos depoimentos coletados e de farto material de mídia ativista e das equipes da agência de notícias France Press, além de entrevistas adicionais, os diretores tentaram construir uma narrativa que esclareça, sem os recursos fáceis do didatismo ou da simplificação, como e o porquê de os protestos em torno de um aumento no preço do transporte acabaram por configurar algo que até hoje reverbera e repercute na sociedade brasileira.

Os três estilos de ativismo misturados em 2013, desaguariam nos três anos seguintes em dois grandes campos políticos em competição entre si pela direção do Estado: um pró, outro contra o impeachment, gerando uma conjuntura política fluida, que segue produzindo seus efeitos.

Nesse sentido, junho de 2013 ainda não acabou.

Identificar que grupos foram para as ruas, quais suas pautas e intenções, em que medida eles se juntaram num instante, para logo depois se separarem em alas quase antagônicas é o intuito do documentário, agora disponível na plataforma Globoplay.  

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022