fbpx

quarta, 22 de setembro de 2021

Delphina amplia serviços e tem como meta entregar mais de 50 mil exames/mês

A ampliação dos serviços acontecerá a partir desta segunda-feira (12). Desde agosto, com a redução dos casos de Covid, o Delphina passou a atender outras causas clínicas.

12 de setembro de 2021

Compartilhe

No auge da pandemia, HPS foi o 3º maior em oferta de leitos para Covid no país (Foto: Divulgação)

Com a redução dos casos e internações por Covid-19, o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz passou a ser, desde agosto, uma unidade de retaguarda e de atendimento de outras causas clínicas. E, a partir de segunda-feira (13) será ampliado a oferta do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) com a previsão de atendimento de 54 mil exames por mês.

Os exames são nas especialidades laboratório clínico, anatomia patológica e citopatologia, endoscopia, radiologia, ressonância magnética, tomografia e de diagnóstico em cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia e outras.

A unidade de saúde, inclusive, foi apresentada pelo governador Wilson Lima (PSC) ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga, ontem (11). Na visita, o governador informou ainda que, com a redução das internações pela doença, o estado iniciou um planejamento para o hospital que, em breve, vai retomar cirurgias.

Wilson Lima apresentou ao ministro da Saúde uma das alas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Bloco Cirúrgico, Centro de Diagnóstico e laboratórios.

“Estive aqui conversando com o ministro e ouvindo as orientações dele e, nesse momento, a gente vai atender aquelas cirurgias que são básicas, de cirurgias gerais, mas vamos tornar o Delphina Aziz uma referência para alta complexidade, porque a estrutura do hospital permite que a gente faça isso”, ressaltou o governador.

Wilson destacou que quando assumiu o Governo do Amazonas, em 2019, a unidade estava subutilizada, tendo somente 30% da capacidade ativada. Em janeiro daquele ano, apenas dois dos seis andares funcionavam com um pronto-socorro, serviço de apoio diagnóstico e 10 leitos de UTI.

A unidade tem hoje 180 leitos de UTI ativos, sendo o quarto maior hospital do país com oferta de leitos de UTI exclusivos para casos de Covid-19. No total, somando com leitos clínicos, o hospital tem 395 leitos em operação e todos os seis andares estão ativos.

Delphina na pandemia

O Hospital Delphina Aziz, no auge da pandemia, tornou-se o 3º hospital no Brasil que mais possuía leitos de UTI para pacientes com Covid-19, totalizando 180. Delphina ficou à frente de hospitais como Hospital das Clínicas de São Paulo, Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no Rio de Janeiro, e Hospital Júlia Kubitschek, em Minas Gerais.

O ministro destacou a importância da estrutura do Delphina para reforçar o atendimento de alta complexidade no estado e disse que estrutura do Delphina Aziz é referência no Norte e de “altíssimo nível”.

“Esse hospital decorre do esforço das autoridades sanitárias do Amazonas que entregaram uma estrutura hospitalar de altíssimo nível para o amazonense e eu não tenho medo de dizer que deve ser uma referência para a região Norte do Brasil, com certeza. Dá orgulho de se ver um hospital como esse para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, avaliou o ministro parabenizando o governador por ter escolhido tal unidade hospitalar para colocar à disposição da população na pandemia.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021

Operação ‘Carga Pesada’ retorna para fiscalizar veículos irregulares

Carretas, caminhões, cavalos mecânicos, além de reboques, são alguns dos carros abordados pelas equipes de investigação durante a operação em ruas de Manaus.

21 de setembro de 2021

No Dia da Árvore, apenados do semiaberto plantam mudas no Parque Jefferson Péres

Ato simbólico do programa Trabalhando a Liberdade visa conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e do resgate de valores.

21 de setembro de 2021

Posto de atendimento à mulher é inaugurado no 8º DIP, na zona Oeste

Unidade vai contar com uma psicóloga e uma assistente social para dar apoio a essa vítima. Dependendo do caso, podemos encaminhá-las para outros órgãos.

21 de setembro de 2021

Atletas do interior do estado fazem tour pela Arena da Amazônia

Na Arena, os jovens lutadores conheceram a arquibancada, o podium, corredores internos, zona mista, bancos de reservas, além do gramado do estádio.

21 de setembro de 2021

Obras do Governo em ramais levam resultados positivos para moradores

Ao todo, os dois municípios receberam investimentos na ordem de R$ 109,2 milhões para obras em quatro ramais: São Félix, Marechal Rondon, ramal do 11 e Cabeceira do Purupuru.

20 de setembro de 2021