fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

Centro de Imagens mais humanizado garante conforto aos pacientes do Delphina

O atendimento humanizado vem avançando na melhoria da gestão das unidades da rede estadual, por meio do programa Saúde Amazonas.

2 de julho de 2021

Compartilhe

Desde o início do processo de humanização foi percebido o impacto positivo no ambiente (Foto: Divulgação)

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz desenvolveu o projeto de humanização de salas de exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada; e se tornou a primeira unidade pública do estado do Amazonas a aplicar a técnica de simulação de ambientes, para conforto dos pacientes. O hospital tem capacidade de realizar 120 exames por dia nas duas especialidades. 

O exame de ressonância magnética é um dos principais exames de diagnóstico médico por imagem e um dos exames mais temidos pelos usuários. A equipe técnica da OZN Health percebeu a necessidade de implantar uma estrutura mais acolhedora, dentro do Projeto de Humanização, visando minimizar o desconforto relatado pelos pacientes. 

O atendimento humanizado tem sido uma prioridade do Governo do Amazonas e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) vem avançando na melhoria da gestão das unidades da rede estadual, por meio do programa Saúde Amazonas, para proporcionar atendimento digno à população. “É um padrão de atendimento que queremos para nossos hospitais do SUS”, disse o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad. 

O projeto do Hospital Delphina Aziz visa propiciar um ambiente mais acolhedor, tornando o exame menos desconfortável e acalmando o paciente. Para isso, foi instalado um painel back light no teto, com tratamento arquitetônico para simular uma fachada de vidro com vista de copas de árvores típicas da Região Norte do Brasil. Também foram instaladas iluminações especiais no forro de forma a trabalhar com as cores para ajudar no acolhimento do paciente, utilizando modernas técnicas de cromoterapia. 

“O Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do Delphina Aziz conta com tecnologia de ponta e, com o projeto, damos prioridade também para o caráter humano do atendimento”, ressalta Leonardo Silva Marques, gerente de Operações e Manutenção da OZN Health. 

Outros ambientes, como a sala de preparo e a sala de tomografia, também receberam tratamento especial, com a implantação de luminárias com imagens coloridas para projeção no teto, durante a realização dos exames. A obra da ressonância foi realizada em três dias e da tomografia em quatro dias, sem que houvesse paralisação dos equipamentos nos horários agendados. 

De acordo com a coordenadora assistencial SADT, enfermeira Ana Paula Paiva, desde o início do processo de humanização nas salas de Tomografia e Ressonância, foi percebido o impacto positivo no ambiente, para a equipe assistencial que faz o atendimento e, principalmente, para os pacientes. 

“Esse resultado é satisfatório e positivo, por que alguns procedimentos de preparação para o exame de imagem, são bem estressantes, por exemplo, o procedimento de indução anestésico, mas com esse ambiente humanizado percebemos que o paciente fica mais tranquilo, proporcionando um ambiente aconchegante durante toda a realização do exame, isso é notório nos pacientes adultos e também nas crianças que precisam passar por esse procedimento”, explicou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021