fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Centro de Imagens mais humanizado garante conforto aos pacientes do Delphina

O atendimento humanizado vem avançando na melhoria da gestão das unidades da rede estadual, por meio do programa Saúde Amazonas.

2 de julho de 2021

Compartilhe

Desde o início do processo de humanização foi percebido o impacto positivo no ambiente (Foto: Divulgação)

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz desenvolveu o projeto de humanização de salas de exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada; e se tornou a primeira unidade pública do estado do Amazonas a aplicar a técnica de simulação de ambientes, para conforto dos pacientes. O hospital tem capacidade de realizar 120 exames por dia nas duas especialidades. 

O exame de ressonância magnética é um dos principais exames de diagnóstico médico por imagem e um dos exames mais temidos pelos usuários. A equipe técnica da OZN Health percebeu a necessidade de implantar uma estrutura mais acolhedora, dentro do Projeto de Humanização, visando minimizar o desconforto relatado pelos pacientes. 

O atendimento humanizado tem sido uma prioridade do Governo do Amazonas e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) vem avançando na melhoria da gestão das unidades da rede estadual, por meio do programa Saúde Amazonas, para proporcionar atendimento digno à população. “É um padrão de atendimento que queremos para nossos hospitais do SUS”, disse o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad. 

O projeto do Hospital Delphina Aziz visa propiciar um ambiente mais acolhedor, tornando o exame menos desconfortável e acalmando o paciente. Para isso, foi instalado um painel back light no teto, com tratamento arquitetônico para simular uma fachada de vidro com vista de copas de árvores típicas da Região Norte do Brasil. Também foram instaladas iluminações especiais no forro de forma a trabalhar com as cores para ajudar no acolhimento do paciente, utilizando modernas técnicas de cromoterapia. 

“O Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do Delphina Aziz conta com tecnologia de ponta e, com o projeto, damos prioridade também para o caráter humano do atendimento”, ressalta Leonardo Silva Marques, gerente de Operações e Manutenção da OZN Health. 

Outros ambientes, como a sala de preparo e a sala de tomografia, também receberam tratamento especial, com a implantação de luminárias com imagens coloridas para projeção no teto, durante a realização dos exames. A obra da ressonância foi realizada em três dias e da tomografia em quatro dias, sem que houvesse paralisação dos equipamentos nos horários agendados. 

De acordo com a coordenadora assistencial SADT, enfermeira Ana Paula Paiva, desde o início do processo de humanização nas salas de Tomografia e Ressonância, foi percebido o impacto positivo no ambiente, para a equipe assistencial que faz o atendimento e, principalmente, para os pacientes. 

“Esse resultado é satisfatório e positivo, por que alguns procedimentos de preparação para o exame de imagem, são bem estressantes, por exemplo, o procedimento de indução anestésico, mas com esse ambiente humanizado percebemos que o paciente fica mais tranquilo, proporcionando um ambiente aconchegante durante toda a realização do exame, isso é notório nos pacientes adultos e também nas crianças que precisam passar por esse procedimento”, explicou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021

Detran-AM abre credenciamento para novos leiloeiros

Os novos leiloeiros serão credenciados para atuar por 12 meses para realizar leilões em nome do Detran Amazonas.

22 de julho de 2021

Roubos a ônibus em Manaus diminuem e número é o menor em três anos

Registros de roubos a ônibus do transporte coletivo apresentaram queda pelo segundo mês consecutivo. De janeiro até maio, as ocorrências deste tipo de crime reduziram em 8%.

22 de julho de 2021

Detran-AM encerra a entrega de CNH por drive-thru em Manaus

Com o encerramento do drive-thru, o número de vagas para a entrega da CNH na sede saltou de 72 para 360 agendamentos disponíveis por dia.

22 de julho de 2021

Ciclovia será construída no entorno da Reserva Ducke e vai integrar Anel Leste

A ciclovia contará com três metros de largura e 5,6 quilômetros de extensão, com fluxo em duas mãos, e faz parte da construção do complexo Viário Anel Leste.

22 de julho de 2021

Inca prevê diagnóstico de câncer de boca em 120 amazonenses neste ano

Vício em produtos à base de nicotina, assim como o consumo excessivo de álcool, irrita as células orais e as torna vulneráveis ao câncer de boca.

22 de julho de 2021

OAB e Aleam anunciam cursos de capacitação para conselheiros tutelares

O treinamento será ofertado, principalmente, para os conselheiros tutelares no interior. No mesmo encontro os órgãos lançarão uma cartilha para prevenir os crimes.

22 de julho de 2021