fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Covid-19: Amazonas teve queda de 98% nos óbitos em relação a 2021

Analisando os primeiros 19 dias de 2022 com o mesmo período de 2021, observa-se que o número de casos de continua alto, mas os óbitos e internações reduziram drasticamente.

21 de janeiro de 2022

Compartilhe

Apesar do avanço da variante Ômicron, internações e óbitos não seguem a mesma tendência de crescimento (Foto: Reprodução)

Apesar do avanço da variante Ômicron no estado nesse mês, as internações e óbitos causados pela Covid-19 não seguem a mesma tendência de crescimento. Até a última quinta-feira (20), o estado tinha registrado 782 novas internações e 37 mortes pela contaminação do novo coronavírus. No mesmo período do ano passado, foram 5.287 internações e 2.106 mortes causadas pela Covid-19, ou seja, uma redução de 85% no número de internações e 98% no número de óbitos.

De acordo com os dados apresentados diariamente no boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), de 1º a 20 de janeiro, 39.419 casos de Covid-19 foram registrados no estado, uma variação de apenas 3% em relação aos primeiros 20 dias de 2021, quando foram contabilizados 37.967 registros.

Do último sábado (15/01) até a terça-feira (18/01), o Amazonas permaneceu por quatro dias consecutivos sem registrar mortes por Covid-19 em 24 horas. Este foi o maior tempo sem óbitos por infecção do novo coronavírus já confirmado no estado. Até então, a marca de três dias seguidos sem registro de mortes havia sido alcançada no dia 19 de dezembro de 2021.

”A variante Ômicron pode pressionar nosso sistema de saúde, mas nada comparado ao que vivemos no ano passado com a variante Gama. A redução comprova que, apesar do aumento no número de casos, as hospitalizações e óbitos não acompanharam esse avanço. Estamos organizando a rede de saúde para atender a população e reforçamos as medidas básicas de proteção, como lavagem das mãos, uso do álcool gel e, principalmente, manter o esquema vacinal em dia”, disse Anoar Samad, secretário de Saúde do Amazonas.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) tem monitorado a taxa de ocupação dos leitos nas unidades da rede pública e possui estratégias, dentro do Plano de Contingência Estadual de Combate à Covid-19, para ampliar o número de leitos na rede estadual, como no Hospital Delphina Aziz, no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e o Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins.

Dados

O último boletim divulgado pela FVS-RCP registra 522 pacientes internados, sendo 423 em leitos clínicos (46 na rede privada e 377 na rede pública), 85 em UTI (19 na rede privada e 66 na rede pública) e 14 em sala vermelha.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Clima agradável’: friagem no Amazonas ganha força neste final de semana

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, que terá temperatura variando entre 23° de mínima e 30° na máxima.

20 de maio de 2022

Guarda Municipal de Manaus começa a treinar para o uso de armamento letal

Ao final do curso de capacitação será feita a avaliação prática de tiro, para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte que será adotada no órgão.

20 de maio de 2022

Terras Indígenas no AM estão entre as dez mais desmatadas no trimestre

Amazonas tem Terras Indígenas na fronteira com Roraima, no Médio e no Alto Rio Negro entre as mais pressionadas pelo desmatamento, segundo pesquisa do Imazon.

20 de maio de 2022

Lei pune quem joga lixo nas ruas e rios de Manaus, mas Semmas não tem dados

Lei municipal existe desde 2018, mas o que se vê são toneladas de lixo pelas ruas de Manaus entupindo bueiro e poluindo igarapés e não se sabe se alguém foi punido até hoje.

20 de maio de 2022

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022