fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

Concurso para o Corpo de Bombeiros do Amazonas tem mais de 46 mil inscritos

39.413 candidatos disputam uma das 400 vagas para cargo de soldado bombeiro militar e outros 7.271 disputam 53 vagas para 2º tenente bombeiro militar.

2 de fevereiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Bruno Zanardo/Secom)

Mais de 46 mil pessoas estão concorrendo às 453 vagas que serão preenchidas por meio de concurso público, no Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Conforme documento divulgado no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do certame, no dia 27 de janeiro, 46.684 candidatos realizaram a inscrição para as provas, previstas para o dia 12 de fevereiro em Manaus, Humaitá, Parintins e Tabatinga. A informação pode ser conferida na página https://conhecimento.fgv.br/concursos/cbmam21.

De acordo com a FGV, 39.413 candidatos disputam uma das 400 vagas para o cargo de soldado bombeiro militar (nível médio), uma demanda de 98,53 candidatos por vaga. Já para as 53 vagas destinadas ao cargo de 2º tenente bombeiro militar (nível superior), o total de candidatos inscritos é de 7.271, o que equivale a 137,19 candidatos por vaga.

As inscrições, que estavam abertas desde o dia 8 de dezembro de 2021, encerraram no dia 4 de janeiro de 2022.

Aplicação das provas 

De acordo com edital nº 01/2021, publicado em 3 de dezembro do ano passado e também disponível no site da FGV, as provas serão aplicadas no dia 12 de fevereiro, das 14h às 18h30, para o cargo de 2º tenente bombeiro militar (nível superior); e das 14h às 17h30, para o cargo de soldado bombeiro militar (nível médio), ambas seguindo o horário oficial de Manaus em todos os locais de aplicação.

A prova objetiva contém 60 questões para o nível médio e 80 para o nível superior.

Remuneração

Para o cargo de 2º tenente, a remuneração alcançada após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais e do estágio probatório é de R$ 12.468,18. E, para o cargo de soldado, a remuneração alcançada após a conclusão do Curso de Formação de Soldado Bombeiro Militar é de R$ 4.831,43.

Soldado

O ingresso no Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar (CFSD BM) se dá na condição de aluno soldado, situação em que permanecerá durante o transcorrer do curso. Ao término do curso, com aproveitamento, o concluinte será promovido à graduação de soldado bombeiro militar e passará a exercer as atribuições e deveres inerentes ao cargo, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

Segundo-tenente

O ingresso no Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar (CFO BM) se dá na condição de aluno oficial, situação em que permanecerá durante o período de formação dos militares. Ao terminá-lo com aproveitamento, o concluinte será declarado aspirante a oficial bombeiro militar e passará a exercer as atribuições e deveres inerentes ao cargo, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação contra Covid-19 retorna no Vasco Vasques a partir de hoje

Esta é a quarta medida de ampliação definida pela Prefeitura de Manaus nos últimos dias. A cidade vive um aumento nos casos de Covid-19 e voltou à fase amarela.

4 de julho de 2022

AM volta à fase amarela após explosão de casos de Covid-19

Conforme boletim da FVS, a taxa de positividade de testes de Covid-19 no estado passou de 6%, no início do mês, para 24% na última semana.

4 de julho de 2022

Maioria apoia inclusão de crianças com deficiência em escolas comuns

Para o fundador do Instituto Rodrigo Mendes, o atual governo tem encampado retrocessos na inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares.

4 de julho de 2022

Após dois anos, Fuá acontece neste domingo no Largo São Sebastião

Feira Urbana de Alternativas retoma as atividades neste domingo e reúne diversos expositores, abrindo oportunidade de geração de renda a artistas e artesãos locais.

2 de julho de 2022

Duas toneladas de lixo coletado no Festival de Parintins serão recicladas

Projeto fomentou ações de incentivo à reciclagem dentro e fora do Bumbódromo, com a instalação de pontos de entrega voluntária de lixo reciclável.

2 de julho de 2022

Programa Asfalta Manaus já recuperou mil ruas em dois meses

Os bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam obras.

2 de julho de 2022

Manaus tem 12 locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (2)

Quem for receber a segunda dose deve estar atento aos intervalos dos diferentes imunizantes. Nos últimos dois dias, foram vacinadas 29,2 mil pessoas em Manaus.

2 de julho de 2022

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022