fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

Comitê interno planeja retorno das atividades presenciais na Ufam

O planejamento para a flexibilização das atividades presenciais na Ufam terá três fases a serem implementadas: adaptação, implantação e avaliação.

10 de agosto de 2021

Compartilhe

A Universidade Federal do Amazonas por meio do Comitê Interno de Enfrentamento do Surto Epidemiológico do novo coronavírus emitiu Nota Técnica com orientações ao planejamento e execução das fases de flexibilização para as atividades presenciais.

A publicação da Nota Técnica tem como objetivo orientar quanto ao cumprimento das medidas de intervenção para o planejamento e execução das fases de flexibilização das atividades presenciais acadêmicas e administrativas, conforme os critérios de risco do cenário epidemiológico constante no Plano de Biossegurança da Universidade Federal do Amazonas.

A nota técnica diz que é de caráter excepcional e facultativo, o retorno das atividades presenciais dos estágios curriculares obrigatórios e dá outras providências. O retorno presencial deve ser precedido de um processo de reorganização o mais adequado possível, construído pela gestão das unidades acadêmicas e administrativas em conjunto com as Comissões Local de Biossegurança (CLBioUNIDADE), visando atender as especificidades das atividades, entre outras referências que estão mais explicitamente na Nota Técnica completa.

Em razão do que já foi vivenciado ao longo do processo evolutivo da pandemia e de sua dinâmica de transmissão, o Comitê de Enfrentamento à Pandemia determinada pelo SARSCov-2 no âmbito da Universidade, recomenda a presente proposta de orientação da flexibilização das atividades presenciais, de maneira escalonada e híbrida, conforme os critérios de classificação do cenário epidemiológico/sanitário constante no Plano de Biossegurança da Ufam.

O planejamento para a flexibilização das atividades presenciais nos campi e nas unidades acadêmicas da Ufam terá três fases a serem implementadas: adaptação, implantação e avaliação, observando as ações possíveis definidas de acordo com a classificação de risco de disseminação da Covid-19 divulgada periodicamente pelo GTO. As fases são sequenciais e avançam de acordo com os resultados do monitoramento de casos suspeitos da doença do local.

Orientações para implantação

Cada um dos campi e unidades realizarão o mapeamento dos seus setores, incluindo a prioridade de grupos para atendimento e do limite de ocupação dos ambientes em cada nível de risco, segundo o cálculo de lotação dos espaços fechados do Plano de Biossegurança da Ufam.

As atividades e a ocupação de ambientes na estrutura das unidades acadêmicas em Manaus e nos campi, como eventos, processos seletivos, restaurante universitário, cantinas, residência estudantil, laboratórios, ginásios, centros de convivência, auditórios, salas de aula, confraternizações, banheiros, áreas administrativas, e demais espaços, passam a ser avaliados com um grau de risco classificado como alto, médio e baixo a partir dos critérios do Plano de Biossegurança da Ufam.

Os eventos, por exemplo, quando previsto no Plano de Biossegurança que é de alto risco fica proibido. Se a avaliação classificar de médio risco, a ocupação só poderá ter 25% e de baixo risco 75% da ocupação.

Também medidas sanitárias estão submetidas à avaliação de risco de acordo com o Plano de Biossegurança como o trabalho remoto para servidor em grupo de risco. Quando avaliado de alto risco é obrigatório que o servidor trabalhe remotamente.

Quando avaliado de médio é opcional e de baixo não se aplica. Outra medida sanitária prevista no Plano é a disponibilização de álcool 70% ou álcool glicerinado em todos os setores em todas as etapas da flexibilização, entre outras medidas necessárias para conter a propagação da Covid-19 na Instituição.      

Acesse a Nota Técnica completa.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021

Aplicativo PAC Digital bloqueará o acesso de faltosos por 30 dias

O bloqueio temporário por 30 dias ocorre depois da segunda falta registrada no sistema do PAC Digital. Quase mil pessoas já faltaram ao agendamento.

19 de outubro de 2021