fbpx

quinta, 19 de maio de 2022

Com queda de 50% no estoque, Hemoam convoca doadores com urgência

Pessoas saudáveis estão sendo convocadas para doarem sangue e garantir a realização de cirurgias eletivas. Ontem, abastecimento de sangue registrou queda de 50%.

21 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca doadores de todos os tipos sanguíneos para doarem com urgência. O abastecimento de sangue do hemocentro amazonense registrou queda de 50% nesta quinta-feira (20/01) e já ameaça o atendimento para cirurgias agendadas.

“Se a frequência de doadores não melhorar, não teremos condições de atender às demandas de cirurgias. A situação está precária, principalmente, para o sangue O positivo (O +), considerando que ele representa a maioria das solicitações vindas dos hospitais públicos e privados”, alertou Socorro Viga, chefe do departamento do ciclo do sangue.

Em reunião realizada nesta semana, com a área técnica da hemoterapia do Hemoam, o diretor clínico da instituição, Dr. Nelson Fraiji, sinalizou sobre a recomendação da remarcação de cirurgias não urgentes. “A demanda não está coincidindo com nossos estoques e não podemos correr o risco de faltar sangue para as ocasiões de urgência”, ponderou.

Cirurgias eletivas

A partir dessa situação o Hemoam emitirá um comunicado a todos os hospitais públicos e privados, recomendando a remarcação de cirurgias não urgentes para assegurar a oferta de bolsas para os casos de urgência.

Além do sangue tipo O positivo, o Hemoam também sinaliza para o estoque baixo do O negativo, este segundo é de grande importância nas emergências, quando o paciente precisa de transfusão e não se sabe a qual grupo sanguíneo ele pertence.

Covid-19 e gripe

A maior causa para a queda no estoque é o avanço das infecções por Covid-19 e das síndromes gripais. Quem testou positivo para covid-19 só pode doar após 14 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem teve gripe pode doar após sete dias.

Para doar sangue é preciso estar saudável e ter entre 16 a 69 anos, bem alimentado e descansado, pesar acima de 50 quilos, apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam vir acompanhados dos pais ou responsável legal.

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, n 4397, Chapada.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022

TCE-AM suspende pregão para aluguel de ambulâncias em Itacoatiara

O relator do processo no TCE estabeleceu prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Itacoatiara apresente documentos ou justificativas sobre a exigência de documentos

19 de maio de 2022

PcDs terão acesso gratuito no jogo Guarani x Vasco na Arena da Amazônia

Além da gratuidade na Arena Amazônia, a norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante de PcDs pague 50% do valor do ingresso cobrado.

19 de maio de 2022

Ação conscientiza motoristas sobre dificuldades vividas por ciclistas

Ação 'Convivência Legal' consiste em fazer, por meio de simulações, com que motoristas de ônibus sintam na pele o que sente o ciclista quando é ameaçado nas ruas.

19 de maio de 2022

Conservar a Amazônia é mais barato do que as áreas protegidas da Europa

Valor por hectare da conservação da Amazônia Brasileira é sete vezes menor do que manter as áreas protegidas da União Europeia conforme estudo.

18 de maio de 2022