fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Com estoque crítico, Hemoam convoca doadores dos tipos sanguíneos O+ e O-

As chuvas e o aumento nos casos de Influenza H3N2 são fatores que vêm contribuindo para o não comparecimento dos doadores e a baixa no estoque de sangue.

21 de dezembro de 2021

Compartilhe

Os componentes do sangue são distribuídos na capital e em mais 44 cidades do interior do Estado (Foto: Divulgação)

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca doadores de sangue O+ e O- devido ao estoque baixo de bolsas desses dois tipos. A alta demanda por componentes do sangue na capital e no interior têm demandado cada vez mais a presença de doadores no hemocentro para repor os estoques.

A chegada do fim do ano marca também o início do ‘inverno amazônico’ e, em razão das chuvas, poucas pessoas procuram o hemocentro para doação, o que coloca em risco a disponibilidade de bolsas para suprir a demanda por componentes do sangue na capital e em 44 cidades do interior.

Além disso, os casos de Influenza H3N2 também têm contribuído para o não comparecimento dos doadores e pela baixa no estoque de sangue.

“É importante manter o estoque seguro, uma vez que com as festas de fim ano e as férias, a necessidade de sangue tende a aumentar devido à alta demanda por transfusões na temporada, causadas em sua maioria pelo aumento no número de casos de acidentes.” destacou a gerente de Captação de Doadores do Hemoam, Flávia Rezende.

Funcionamento no fim de ano

Na véspera de Natal (24/12) e na véspera de Ano Novo (31/12), a coleta de sangue na Fundação Hemoam funcionará das 7h às 16h, enquanto nos dias (25/12) e (01/01), não haverá expediente devido Natal e feriado do Dia Mundial da Paz, respectivamente.

Como doar

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado e descansado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam vir acompanhados dos pais ou responsável legal.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Prêmio Thiago de Mello’ movimenta R$ 1,6 milhão na economia de Manaus

Os projetos aprovados terão um prazo de seis meses para realizar suas atividades, a contar da data do recebimento dos recursos financeiros, de forma gratuita em Manaus.

7 de agosto de 2022

2ª Corrida da Guarda Municipal reúne mais de mil participantes, em Manaus

A Corrida da Guarda Municipal, na Ponta Negra, serviu como um esquenta para a Maratona Internacional de Manaus, que será realizada nos dias 22 e 23 de outubro.

7 de agosto de 2022

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos

Pedido técnico para a Anvisa de registro de kit de testagem para o diagnóstico da varíola do macaco já está em análise pela equipe técnica da Agência.

6 de agosto de 2022

Prefeitura recompõe calçadão de pedras portuguesas da Ponta Negra

Trabalho manual dos servidores da Prefeitura de Manaus recupera aspecto original do calçadão da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus.

6 de agosto de 2022

PF prende três suspeitos de ocultar corpos de Dom e Bruno no Amazonas

Sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão foram cumpridos neste sábado (6) em uma ação decorrente da investigação dos homicídios no Vale do Javari.

6 de agosto de 2022

Documentário mostra manifestações que sacudiram o Brasil em 2013

O doc explora os protestos que marcaram o Brasil em junho de 2013. Da intensa disputa de 2014 à eleição de 2018, o país ainda sente os ecos de um mês que não terminou.

5 de agosto de 2022

Morre Jô Soares, artista e humorista que marcou a cultura do país

Jô interpretou dezenas de personagens, criou bordões e apresentou o mais conhecido programa de entrevistas da TV brasileira. O velório não será aberto ao público.

5 de agosto de 2022

AM reforça aparato de segurança com viaturas e material de informática

Viaturas, caminhão de combustível e computadores serão entregues pela Secretaria de Estado da Segurança, para a PM, PC e a Polícia Científica.

4 de agosto de 2022