fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Com estoque crítico, Hemoam convoca doadores dos tipos sanguíneos O+ e O-

As chuvas e o aumento nos casos de Influenza H3N2 são fatores que vêm contribuindo para o não comparecimento dos doadores e a baixa no estoque de sangue.

21 de dezembro de 2021

Compartilhe

Os componentes do sangue são distribuídos na capital e em mais 44 cidades do interior do Estado (Foto: Divulgação)

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca doadores de sangue O+ e O- devido ao estoque baixo de bolsas desses dois tipos. A alta demanda por componentes do sangue na capital e no interior têm demandado cada vez mais a presença de doadores no hemocentro para repor os estoques.

A chegada do fim do ano marca também o início do ‘inverno amazônico’ e, em razão das chuvas, poucas pessoas procuram o hemocentro para doação, o que coloca em risco a disponibilidade de bolsas para suprir a demanda por componentes do sangue na capital e em 44 cidades do interior.

Além disso, os casos de Influenza H3N2 também têm contribuído para o não comparecimento dos doadores e pela baixa no estoque de sangue.

“É importante manter o estoque seguro, uma vez que com as festas de fim ano e as férias, a necessidade de sangue tende a aumentar devido à alta demanda por transfusões na temporada, causadas em sua maioria pelo aumento no número de casos de acidentes.” destacou a gerente de Captação de Doadores do Hemoam, Flávia Rezende.

Funcionamento no fim de ano

Na véspera de Natal (24/12) e na véspera de Ano Novo (31/12), a coleta de sangue na Fundação Hemoam funcionará das 7h às 16h, enquanto nos dias (25/12) e (01/01), não haverá expediente devido Natal e feriado do Dia Mundial da Paz, respectivamente.

Como doar

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado e descansado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam vir acompanhados dos pais ou responsável legal.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos neste sábado

Código de Trânsito completa 24 anos neste sábado (22), com mudanças introduzidas por meio da Lei 14.229 de outubro de 2021, e que começarão a valer a partir de abril.

22 de janeiro de 2022

Veterinário orienta donos sobre cuidados com pets no ‘inverno amazônico’

Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados especiais para passar pela temporada de aumento das chuvas e umidade relativa do ar de forma saudável.

22 de janeiro de 2022

Governo suspende atendimento presencial na sede do Sine AM

Medida entra em vigor na próxima segunda-feira (24), e vai até a sexta-feira (29). Decisão é é para resguardar a saúde dos servidores e das pessoas que frequentam o local.

22 de janeiro de 2022

Pontos de vacinação de Manaus terão atendimentos neste sábado

Campanha atende ao público de 12 anos e mais em oito pontos. Em todos estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses, e a quarta dose para imunosuprimidos.

22 de janeiro de 2022

ONG oferece atendimento psicológico gratuito para a população no AM

ONG realiza a partir desta segunda-feira (24) atendimento psicológico gratuito para todas as pessoas, crianças e deficientes auditivos em Manaus e cidades do interior do AM.

22 de janeiro de 2022

Iranduba ganha dois centros de testagem de Covid-19 a partir deste sábado

Os centros serão instalados na UBS Dr. Lourenço Borghi, localizada na travessa Juruá, no Centro do município, e na UBS Vitória Paz, localizada no distrito de Cacau Pirêra.

21 de janeiro de 2022

De 57 mil testes realizados em Manaus, quase 30 mil detectaram Covid-19

Os dados correspondem ao período de 3 a 20 de janeiro de exames de covid realizados nos centros de testagem do Studio 5 e do Vasco Vasques.

21 de janeiro de 2022

Nível do rio Negro volta a baixar pelo segundo dia seguido, em Manaus

Em 2022, o rio Negro baixou seis centímetros nas últimas 48 horas. A primeira vez que o nível do rio Negro baixou em 2021, no ano da cheia recorde, foi no dia 16 de de junho.

21 de janeiro de 2022