fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Ciclovia será construída no entorno da Reserva Ducke e vai integrar Anel Leste

A ciclovia contará com três metros de largura e 5,6 quilômetros de extensão, com fluxo em duas mãos, e faz parte da construção do complexo Viário Anel Leste.

22 de julho de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação/Seinfra)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), irá construir uma ciclovia no entorno da Reserva Florestal Adolpho Ducke, na zona Norte de Manaus. O projeto faz parte da construção do complexo Viário Anel Leste.

A ciclovia contará com três metros de largura e 5,6 quilômetros de extensão, com fluxo em duas mãos. Somando as duas pistas de rolamento, cada uma com 10,8 metros de largura, o canteiro central, com cinco metros de largura; as calçadas e a ciclovia, o trecho da ciclovia terá 35,25 metros de largura.

Mobilidade e esporte

A obra do Anel Leste é projetada para melhorar a mobilidade urbana, ao mesmo tempo em que permite a prática de esporte, por meio do ciclismo, e a utilização de meios de transporte alternativos, como a bicicleta.

Para garantir a segurança dos ciclistas, a pista destinada à ciclovia não será construída na mesma estrutura da pista de rolamento, e sim entre a calçada, que terá dois metros de largura e a cerca que limita a reserva Adolpho Ducke.

Complexo Viário Anel Leste

O novo corredor desviará a circulação de veículos pesados do centro de Manaus, fazendo o deslocamento entre as zonas norte e leste da capital. O Anel Leste também beneficiará o polo industrial de Manaus, facilitando o trajeto dos veículos que saem do Distrito Industrial com destino ao Aeroporto Eduardo Gomes e às rodovias AM-010 e BR-174.

O investimento é de R$ 200.486.354,10, o contrato foi assinado em 2013, ficou engavetado por cerca de cinco anos, e a obra iniciada em 2019, na gestão do governador Wilson Lima. O empreendimento vai gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos.

A obra apresenta um percentual de 18% e a previsão de conclusão para dezembro de 2022. O Anel Leste inicia no trevo da avenida dos Oitis e terminará na avenida Margarita, no trecho compreendido da Reserva Florestal Adolfo Ducke.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021