fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Bonates admite que efetivo no AM é “pequeno” e aguarda Força Nacional

Titular da SSP-AM admitiu que policiamento é insuficiente para monitorar e combater atos de vandalismo de facções criminosas em todo o Estado.

7 de junho de 2021

Compartilhe

Secretário de Segurança do Estado, Louismar Bonates, espera Força Nacional até terça-feira (Foto: Reprodução)

O secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, afirmou, nesta segunda-feira (7), que será necessário o efetivo das tropas da Força Nacional para conseguir monitorar e combater novos ataques de facções criminosas em Manaus e no interior do Amazonas. Segundo Bonates, o efetivo das forças de segurança do Estado é “pequeno” para o policiamento em todas as cidades-alvo dos criminosos. 

“Tivemos uma conversa com o governador Wilson Lima (PSC) a respeito do efetivo das polícias [Militar e Civil]. Nosso efetivo é pequeno para o volume de ações. Vai ter uma hora que não teremos como deslocarmos (as tropas) para capital e interior”, afirmou Bonates, em coletiva de imprensa na Ponte Rio Negro, onde a Polícia Militar realizava uma operação para bloquear a entrada de suspeitos nos municípios de Iranduba, Cacau Pirêra, Manacapuru e Novo Airão. 

No domingo à noite, o governador do Amazonas enviou uma solicitação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para o envio de tropas da Força Nacional de Segurança para atuar em apoio às forças estaduais de segurança nas ações de combate ao crime organizado. 

“Esperamos que até amanhã (8) esteja aqui (a Força Nacional) para fazer o reforço do policiamento e que possamos dar uma atenção maior para o interior do Estado”, disse o secretário da SSP-AM, que acredita não ser necessário no momento a presença das Forças Armadas pela Garantia da Lei e da Ordem (GLO). 

Bonates também admitiu que a situação “não está totalmente sob controle” em relação aos atos de vandalismo realizados quase simultaneamente pelas zonas da capital. “Porque tem um ataque aqui (de facção criminosa) e outro acolá”, disse.

Balanço

Desde o início dos atos de vandalismo, no último domingo, por membros do Comando Vermelho (CV) na capital e em até quatro municípios – Manacapuru, Iranduba, Careiro Castanho e Parintins -, foram realizadas 29 prisões. Até ontem, eram 14 suspeitos presos relacionados aos incêndios de veículos, incluindo uma ambulância, e órgãos/espaços públicos, principalmente, em Manaus.  

“Estamos com todo o sistema de inteligência (da SSP-AM) também fazendo levantamento e já estamos com resultado positivo. São 29 prisões, sendo duas de lideranças (da facção criminosa). Foram presas uma ontem à noite e (hoje) de manhã a outra”, disse o secretário de Segurança do Estado, Louismar Bonates.

Ainda conforme o titular da SSP-AM, mais de 250 viaturas estão nas ruas de Manaus nesta segunda-feira (7). A Polícia Rodoviária Federal enviou um efetivo de Roraima e mais uma tropa do Rio de Janeiro deve chegar para realizar a segurança no interior do Estado.

Texto: Diogo Rocha

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Detentos confeccionam brinquedos para doação para reduzir pena

O acervo já conta com mais de 100 peças, entre elas carrinhos, caminhões, aviões, helicópteros, barcos, banquinhos e berços que serão levados ao abrigo Monte Salém.

29 de julho de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Cadastro para habitação está suspenso e Prefeitura alerta sobre golpe

Criminosos anunciam em sites de compra e venda na Internet apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e entregues pela Prefeitura de Manaus.

29 de julho de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Especialização para motorista de ambulância ganha nova turma

Curso do Detran-AM abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal, etc.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021