fbpx

segunda, 29 de novembro de 2021

Bonates admite que efetivo no AM é “pequeno” e aguarda Força Nacional

Titular da SSP-AM admitiu que policiamento é insuficiente para monitorar e combater atos de vandalismo de facções criminosas em todo o Estado.

7 de junho de 2021

Compartilhe

Secretário de Segurança do Estado, Louismar Bonates, espera Força Nacional até terça-feira (Foto: Reprodução)

O secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, afirmou, nesta segunda-feira (7), que será necessário o efetivo das tropas da Força Nacional para conseguir monitorar e combater novos ataques de facções criminosas em Manaus e no interior do Amazonas. Segundo Bonates, o efetivo das forças de segurança do Estado é “pequeno” para o policiamento em todas as cidades-alvo dos criminosos. 

“Tivemos uma conversa com o governador Wilson Lima (PSC) a respeito do efetivo das polícias [Militar e Civil]. Nosso efetivo é pequeno para o volume de ações. Vai ter uma hora que não teremos como deslocarmos (as tropas) para capital e interior”, afirmou Bonates, em coletiva de imprensa na Ponte Rio Negro, onde a Polícia Militar realizava uma operação para bloquear a entrada de suspeitos nos municípios de Iranduba, Cacau Pirêra, Manacapuru e Novo Airão. 

No domingo à noite, o governador do Amazonas enviou uma solicitação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para o envio de tropas da Força Nacional de Segurança para atuar em apoio às forças estaduais de segurança nas ações de combate ao crime organizado. 

“Esperamos que até amanhã (8) esteja aqui (a Força Nacional) para fazer o reforço do policiamento e que possamos dar uma atenção maior para o interior do Estado”, disse o secretário da SSP-AM, que acredita não ser necessário no momento a presença das Forças Armadas pela Garantia da Lei e da Ordem (GLO). 

Bonates também admitiu que a situação “não está totalmente sob controle” em relação aos atos de vandalismo realizados quase simultaneamente pelas zonas da capital. “Porque tem um ataque aqui (de facção criminosa) e outro acolá”, disse.

Balanço

Desde o início dos atos de vandalismo, no último domingo, por membros do Comando Vermelho (CV) na capital e em até quatro municípios – Manacapuru, Iranduba, Careiro Castanho e Parintins -, foram realizadas 29 prisões. Até ontem, eram 14 suspeitos presos relacionados aos incêndios de veículos, incluindo uma ambulância, e órgãos/espaços públicos, principalmente, em Manaus.  

“Estamos com todo o sistema de inteligência (da SSP-AM) também fazendo levantamento e já estamos com resultado positivo. São 29 prisões, sendo duas de lideranças (da facção criminosa). Foram presas uma ontem à noite e (hoje) de manhã a outra”, disse o secretário de Segurança do Estado, Louismar Bonates.

Ainda conforme o titular da SSP-AM, mais de 250 viaturas estão nas ruas de Manaus nesta segunda-feira (7). A Polícia Rodoviária Federal enviou um efetivo de Roraima e mais uma tropa do Rio de Janeiro deve chegar para realizar a segurança no interior do Estado.

Texto: Diogo Rocha

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021

Estudantes de Manaus participam de Festival de Futebol Feminino da CBF

120 meninas estudantes da rede estadual de ensino e 80 estudantes da rede municipal de Manaus, participarão de jogos e seminários promovidos pela CBF.

28 de novembro de 2021

Balsas usadas no garimpo ilegal foram incendiadas neste sábado

A operação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Marinha do Brasil.

27 de novembro de 2021

SES encerra Novembro Azul com ações de prevenção à saúde do homem

Cerca de 100 homens na faixa dos 50 aos 70 anos de idade, que aguardavam por exames, foram atendidos na Carreta do Homem, marcando encerramento do Novembro Azul.

27 de novembro de 2021

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021