fbpx

terça, 26 de outubro de 2021

Bonates admite que efetivo no AM é “pequeno” e aguarda Força Nacional

Titular da SSP-AM admitiu que policiamento é insuficiente para monitorar e combater atos de vandalismo de facções criminosas em todo o Estado.

7 de junho de 2021

Compartilhe

Secretário de Segurança do Estado, Louismar Bonates, espera Força Nacional até terça-feira (Foto: Reprodução)

O secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, afirmou, nesta segunda-feira (7), que será necessário o efetivo das tropas da Força Nacional para conseguir monitorar e combater novos ataques de facções criminosas em Manaus e no interior do Amazonas. Segundo Bonates, o efetivo das forças de segurança do Estado é “pequeno” para o policiamento em todas as cidades-alvo dos criminosos. 

“Tivemos uma conversa com o governador Wilson Lima (PSC) a respeito do efetivo das polícias [Militar e Civil]. Nosso efetivo é pequeno para o volume de ações. Vai ter uma hora que não teremos como deslocarmos (as tropas) para capital e interior”, afirmou Bonates, em coletiva de imprensa na Ponte Rio Negro, onde a Polícia Militar realizava uma operação para bloquear a entrada de suspeitos nos municípios de Iranduba, Cacau Pirêra, Manacapuru e Novo Airão. 

No domingo à noite, o governador do Amazonas enviou uma solicitação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para o envio de tropas da Força Nacional de Segurança para atuar em apoio às forças estaduais de segurança nas ações de combate ao crime organizado. 

“Esperamos que até amanhã (8) esteja aqui (a Força Nacional) para fazer o reforço do policiamento e que possamos dar uma atenção maior para o interior do Estado”, disse o secretário da SSP-AM, que acredita não ser necessário no momento a presença das Forças Armadas pela Garantia da Lei e da Ordem (GLO). 

Bonates também admitiu que a situação “não está totalmente sob controle” em relação aos atos de vandalismo realizados quase simultaneamente pelas zonas da capital. “Porque tem um ataque aqui (de facção criminosa) e outro acolá”, disse.

Balanço

Desde o início dos atos de vandalismo, no último domingo, por membros do Comando Vermelho (CV) na capital e em até quatro municípios – Manacapuru, Iranduba, Careiro Castanho e Parintins -, foram realizadas 29 prisões. Até ontem, eram 14 suspeitos presos relacionados aos incêndios de veículos, incluindo uma ambulância, e órgãos/espaços públicos, principalmente, em Manaus.  

“Estamos com todo o sistema de inteligência (da SSP-AM) também fazendo levantamento e já estamos com resultado positivo. São 29 prisões, sendo duas de lideranças (da facção criminosa). Foram presas uma ontem à noite e (hoje) de manhã a outra”, disse o secretário de Segurança do Estado, Louismar Bonates.

Ainda conforme o titular da SSP-AM, mais de 250 viaturas estão nas ruas de Manaus nesta segunda-feira (7). A Polícia Rodoviária Federal enviou um efetivo de Roraima e mais uma tropa do Rio de Janeiro deve chegar para realizar a segurança no interior do Estado.

Texto: Diogo Rocha

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Jogo entre Manaus e Tombense poderá ter 50% de público na Arena da Amazônia

Entre as obrigações para o jogo do Gavião do Norte está a aquisição do ingresso e acesso ao jogo somente aos que tenham completado o esquema vacinal contra a Covid-19.

25 de outubro de 2021

Segurança no interior do Amazonas vai ganhar reforço de 404 policiais

Os novos policiais foram aprovados no concurso de 2011 e convocados pelo governador Wilson Lima em 2020. Eles participaram da formatura nesta segunda-feira (25).

25 de outubro de 2021

Lourenço Braga é ampliada para reorganização do trânsito na Manaus Moderna

Os comerciantes irregulares que ficavam no entorno das feiras e do mercado municipal, retirados no primeiro dia da operação, estão recebendo atenção especial da prefeitura.

25 de outubro de 2021

Galeria Espírito Santo recebe famílias para atualizar cadastro habitacional

Atendimento é exclusivo para as pessoas que já têm cadastro habitacional. Quem não tem, deve esperar uma nova fase, que ainda será anunciada.

25 de outubro de 2021

Você sabia que a Bemol Farma realiza exames clínicos? Confira os preços

A Bemol Farma, além do teste para detecção da Covid-19, realiza outros exames laboratoriais que custam entre R$ 29,99 e R$ 99.

25 de outubro de 2021

‘Ballet das Águas’ marca início das festividades natalinas em Manaus

Além do chafariz, está previsto para a orla da Ponta Negra a instalação do maior presépio em movimento do Brasil, além da já tradicional árvore de Natal.

25 de outubro de 2021

Covid-19: Semsa dispõe de 39 pontos de vacinação até sexta-feira

Podem receber a 1ª dose pessoas da população a partir de 12 anos. A 2ª dose está disponível para todas as pessoas que estejam nos intervalos indicados pelas farmacêuticas.

25 de outubro de 2021

Edifício solar e centro de mídias será inaugurado hoje no Amazonas

Além do Edifício Solar, serão entregues 7 estações solarimétricas em Manaus, Benjamim Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

25 de outubro de 2021