fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Bolsa Universidade e Idiomas vão beneficiar mais de 61 mil pessoas

Inscrições para o Bolsa Universidade iniciam dia 3 de novembro e vão até o dia 12 do mesmo mês. Já as do Bolsa Idiomas iniciam dia 16/11 e encerram dia 25 do mesmo mês.

29 de outubro de 2021

Compartilhe

Programa foi lançado nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Manaus lançou o edital do processo seletivo para as novas edições dos programas Bolsa Universidade 2022/1 e Bolsa Idiomas 2022/1, que vão ofertar 61.278 bolsas de estudos com benefícios integrais (100%), e parciais de 50% e 75%, voltadas para pessoas residentes em Manaus que possuem baixa renda familiar. Vão participar dos programas, 17 instituições de ensino superior e 17 escolas de idiomas.

As inscrições para o Bolsa Universidade iniciam na próxima quarta-feira (3/11) e vão até o dia 12 de novembro. Serão oferecidas vagas em 76 cursos de nível superior (36 de bacharelado, nove de licenciatura e 32 tecnológicos).

As instituições são, Faculdade Boas Novas, Ciesa, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Faculdade Esbam, Estácio do Amazonas, Faculdade Regional do Amazonas (FAM), Fametro, Fucapi, Faculdade Iaes, Faculdade Martha Falcão, Faculdade Materdei, Universidade Nilton Lins, Faculdade Santa Tereza, Ulbra, Uninassau, Uninorte e Unip.

Pré-requisitos 

Para participar do processo seletivo e ser contemplado no Bolsa Universidade, o candidato precisará cumprir alguns pré-requisitos como ser estudante brasileiro, morar em Manaus, estar matriculado ou aprovado no vestibular em uma instituição de ensino superior que participa do programa, ter renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio, não ter diploma de ensino superior, não estar matriculado em universidade pública, estar disposto a participar de atividades, projetos e programas da Prefeitura de Manaus, não ter outro benefício, como Prouni ou Fies. Caso tenha, deve se desvincular antes. 

Bolsa Idiomas

As inscrições iniciam dia 16 de novembro e seguem até o dia 25 do mesmo mês.  Os interessados podem realizar a inscrição por meio da página oficial do programa.

Para participar do processo seletivo e integrar o programa Bolsa Idiomas, o candidato deve comprovar o atendimento conjunto aos seguintes requisitos: ser residente na cidade de Manaus, ter idade igual ou superior a 16 anos, possuir renda familiar per capita, não excedente a dois salários mínimos e meio, estar cursando ou ter concluído o ensino médio, não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público, estar ciente de que conforme legislação do programa Bolsa Idiomas, deverá formar compromisso desenvolvendo atividades de contrapartida sem ônus para o município.

No programa Bolsa Idiomas serão proporcionados cursos em sete idiomas diferentes (inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim) nas instituições, Argus Cursos e Treinamentos, Aslan Idiomas, CCAA, CNA Manaus, Cultura Inglesa, Digital da Amazônia, Do Up English, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Esbam Idiomas, Get it Manaus, Go On Better, ICBEU, Inglês e Companhia, Multicursos, Thank you Institute, United Idiomas e Yes Idiomas.

Processo seletivo

O processo seletivo para os dois programas será dividido em três etapas: inscrição eletrônica, na qual o candidato irá preencher questionário socioeconômico; classificação; e entrega de documentos  necessários para comprovar as informações prestadas na inscrição.

O edital com as condições de participação e a lista de cursos ofertados será publicado no Diário Oficial do Município, pelo endereço http://dom.manaus.am.gov.br

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação estagnada pode resultar em uma nova ‘onda’ de Covid-19

Para o titular da Saúde do Amazonas, as pessoas estão "relaxadas". Ele pede que as pessoas fiquem em alerta e se previnam o quanto antes para evitar um novo surto da doença.

25 de maio de 2022

Norma que proibia prisão disciplinar de policiais e bombeiros é derrubada

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que militares estaduais e distritais devem responder disciplinarmente a governadores e não ao Executivo Federal.

25 de maio de 2022

Prefeitura divulga lista de profissionais aprovados para Semsa

Também consta no Diário Oficial do Município a lista dos classificados para a cota de pessoa com deficiência, usando critério específicos do Edital 001/2021 da Semsa.

25 de maio de 2022

IBGE: no AM, 2,3% dos adultos se dizem homossexuais ou bissexuais

Número corresponde a 60 mil pessoas. Amazonas é a terceira unidade federativa com o maior percentual de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais, junto com SP e RJ.

25 de maio de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

Data faz referência à estreia do primeiro filme da série Star Wars, que inspira muito dos aficcionados por tecnologia e ficção científica. Saga estreou em 25 de maio de 1977.

25 de maio de 2022

Globo alerta elenco sobre eleições; saiba o que pode e o que não pode

Emissora afirma que "não apoia qualquer candidato" e que sua "política interna sobre eleições é ainda mais rigorosa do que a lei, em linha com sua posição de neutralidade".

24 de maio de 2022

Confira a programação oficial do Arena Planeta Boi neste sábado, em Manaus

Como em Parintins, cada bumbá fará uma apresentação oficial para seus torcedores com a participação dos itens oficiais. O azul e branco abre a ordem de apresentações.

24 de maio de 2022

Amazonas estuda plataforma virtual para Zoneamento Ecológico-Econômico

Ferramenta tem a função de mapeamento, diálogo social, uso de dados oficiais, elaboração de indicadores consolidados, que tenham representatividade para o Amazonas.

23 de maio de 2022