fbpx

terça, 21 de setembro de 2021

Bebê vence quadro grave e se junta aos irmãos gêmeos em Maués

Recuperação do bebê é considerada um milagre pelos profissionais de saúde, pela superação do quadro de prematuridade e da intervenção cirúrgica. Ele ficou 21 dias na UTI.

19 de agosto de 2021

Compartilhe

Trigêmeos de Maués estão juntos em casa após 37 dias de nascidos (Foto: Divulgação)

Com persistência e acompanhamento especializado da equipe de profissionais do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), Murilo Pandora de Oliveira recebeu alta nesta quinta-feira (19). A recuperação do trigêmeo é considerada um milagre pelos profissionais da unidade e familiares da criança, pela superação do quadro de prematuridade e da intervenção cirúrgica, tendo ficado 21 dias em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 em semi-intensiva.

A vitória de Murilo, que agora retorna para o convívio dos trigêmeos recém-nascidos Miguel e Mirela e dos irmãos Thaleyssa e Thales, de 5 e 3 anos respectivamente, foi celebrada pelos pais Enedina dos Santos, 28, e Maciel Oliveira, 33.

“A sensação é de muita alegria. Poder receber meu filho em casa era tudo que esperava. Esse mês que ele passou aqui foi muito difícil, mas graças a Deus hoje é um dia muito feliz por ele estar recebendo alta e estar junto com a gente e os irmãozinhos é muita alegria. Ele é vitorioso, um guerreiro pelo que ele passou, só Deus para dar essa alegria mesmo”, afirmou a mãe do bebê.

Enedina entrou em trabalho de parto prematuro, em Maués, dando à luz os trigêmeos Miguel, Mirela e Murilo no dia 12 de julho, com apenas oito meses de gestação. Os recém-nascidos (RN) e a mãe foram transferidos para Manaus no dia 14. Apenas os bebês necessitaram de internação. Miguel e Mirela receberam alta hospitalar no último dia 7.

A existência de Murilo foi descoberta no parto cesariano. No acompanhamento do pré-natal, os exames mostraram que a gestação era de gêmeos, ao invés da trigemelar, o que gerou surpresa para a família pelo nascimento do terceiro bebê. A mãe dos trigêmeos disse que Murilo é um herói, e os trigêmeos são “presentes de Deus”.

Casal, em casa, com os filhos (Foto: Divulgação)

Atendimento

Tendo acompanhado o quadro clínico do paciente, o pediatra Luiz Afonso Britto relata que Murilo deu entrada na unidade com quadro grave, baixo peso e com uma lesão gástrica esofágica, que evoluiu para uma pneumoperitonite com risco de vida, sendo necessária a correção cirúrgica do esôfago e estômago.  

“A cirurgia foi um sucesso. Ele não precisou realizar novas cirurgias. Então, ele é um vitorioso. Teve todo o tratamento especializado e multidisciplinar na UTI e na semi-intensiva. Hoje, ele recebe alta sugando o leite materno, recebendo dieta via oral também para ganho de peso e indo para casa junto com seus irmãozinhos. Estamos muito orgulhosos e felizes do Murilo voltar para casa para o convívio da sua família”, afirmou o coordenador da semi-intensiva, acrescentando que Murilo será acompanhado pelo ambulatório cirúrgico do Icam e pelo endocrinologista pediatra da Policlínica Codajás.

A mãe destacou que o atendimento prestado pela equipe multidisciplinar da SES-AM foi fundamental para a recuperação dos trigêmeos. “As enfermeiras, técnicos e médicos foram todos muito legais. Conversaram com a gente, e eu gostei do atendimento que ajudou meu filho. Só tenho a agradecer”, disse.

Agosto Dourado

Mãe falou sobre a felicidade em poder amamentar o filho (Foto: Divulgação)

Enedina contou da felicidade em poder amamentar os trigêmeos e ressaltou as orientações obtidas na rede estadual de saúde para o aleitamento materno dos bebês prematuros.

“É um período tão bom estar com meus filhos, amamentando eles. Eu posso dar o peito pra eles. Eu estava com saudade do Murilo porque os outros dois estão em casa e posso dar o peito para eles. Agora o Murilo já vai para o peito. Estou muito feliz de estar aqui nesse momento de muita alegria. Só tenho a agradecer a Deus”, enfatizou a mãe dos trigêmeos.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Obras do Governo em ramais levam resultados positivos para moradores

Ao todo, os dois municípios receberam investimentos na ordem de R$ 109,2 milhões para obras em quatro ramais: São Félix, Marechal Rondon, ramal do 11 e Cabeceira do Purupuru.

20 de setembro de 2021

Manaus segue com 39 pontos para a vacinação contra a Covid-19 nesta terça

Em todos os locais serão oferecidas a 1ª e a 2ª doses para pessoas a partir de 12 anos, além da dose de reforço, para as de 70 anos ou mais.

20 de setembro de 2021

Efeitos adversos não podem interromper vacinação, diz ministro

Em Nova York, na reunião da ONU, o Queiroga acrescentou ainda que o Brasil está "muito bem na vacinação contra a Covid-19".

20 de setembro de 2021

Nova rede de drenagem na avenida Brasil segue para fase de conclusão

Foram implantados 30 metros de nova tubulação em concreto armado mais amplo e moderno, que irá solucionar de vez os problemas de alagação na região.

20 de setembro de 2021

Taxas do Detran-AM poderão ser pagas por meio do Pix a partir desta terça

Todos os boletos com as taxas do Detran, multas aplicadas pelo órgão e o seguro obrigatório passarão a vir com um QR code para o pagamento via Pix.

20 de setembro de 2021

Estacionamento para idosos e PcDs: pedido de credencial na Aleam e DPE nesta terça

Por causa do atendimento externo, amanhã o IMMU não atenderá o público na sede do órgão para expedição das credenciais.

20 de setembro de 2021

Escola do AM é a única do Norte que disputa a final nacional de satélites

Além da Olimpíada Brasileira de Satélites, a Escola Estadual Osmar Pedrosa também teve seus alunos selecionados para o programa “Caça Asteróides”, iniciativa do MCTI.

20 de setembro de 2021

Peritos: conheça a rotina e a formação dos profissionais que atuam no AM

Peritos atuam na coleta e análise de vestígios para elucidação de crimes; perícias de informações microscópicas contidas em armas e munições são algumas das especializações.

20 de setembro de 2021