fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

Ampliação da oferta de consultas e exames desafoga unidades de saúde

O projeto Examina+ está disponibilizando, apenas no Hospital Delphina Aziz, 86.471 exames por mês, incluindo 3.320 sessões de fisioterapia para a rede de saúde.

24 de setembro de 2021

Compartilhe

Com oferta mensal de 86.471 exames e serviços terapêuticos, além de 11.990 consultas, o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na zona norte de Manaus, passa a atender a população do Amazonas com procedimentos de saúde diversos.

Por meio dos projetos Consulta+ e Examina+, que fazem parte do Programa Saúde Amazonas e foram anunciados pelo governador Wilson Lima nesta sexta-feira (24), a unidade de saúde de 32 mil metros quadrados é incorporada à rede de saúde para além da Covid-19, possibilitando a redução do tempo de espera por consultas e exames.

A secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, explica que toda a oferta por procedimentos no Delphina Aziz e nas outras unidades estaduais de saúde é feita por agendamento, via Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura).

“É importante que a população saiba que ela tem toda uma estrutura com uma capacidade instalada no Hospital Delphina Aziz, para que ela possa usufruir de toda essa oferta de atendimento. A regulação do estado do Amazonas, que é feita pela Cura, pega todos aqueles pacientes que já estavam aguardando uma oportunidade para realizar qualquer um desses exames e consultas, e avisa o usuário para o horário e o dia que ele pode se fazer presente no Hospital Delphina Aziz”, ressaltou Nayara, ao alertar sobre a importância de o paciente não faltar no dia e horário agendados.

Exames 

O projeto Examina+ está disponibilizando, apenas no HPS, 86.471 exames por mês, incluindo 3.320 sessões de fisioterapia para a rede de saúde. São 54.471 exames a mais que a unidade passa a oferecer a partir de agora. Antes, quando era hospital era referência para o Covid-19 no Amazonas, o número de exames ofertados era igual a 32 mil.

O Parque Tecnológico da unidade possui mais de 1,6 mil equipamentos de Alta, Média e Baixa Complexidade, entre eles os de tomografia, ressonância magnética, radiologia, ecocardiograma, equipamentos de ultrassonografia, mamografia, que estão entre os exames mais demandados pela população.

Aos 65 anos, Maria Lucy Coelho foi uma das pacientes atendidas já nesta sexta-feira, no Delphina Aziz. “Foi um dos melhores hospitais, o melhor lugar para me atender foi aqui nesse hospital, achei muito bom. Eu fiz a consulta num dia, no outro dia me mandaram para cá, pense numa maravilha de Deus, eu fiquei muito feliz”, disse a paciente.

A assistente social Alda Mara Peixoto, que esteve no Delphina Aziz para fazer uma ressonância magnética, aprovou a iniciativa da ampliação da oferta de procedimentos na unidade.

“Vai atender bastantes pessoas, a demanda é bem grande, as pessoas precisam do atendimento do sistema de saúde. Eu, particularmente, sempre usei a rede privada, mas desde o início desse ano estou usando o SUS e não tenho do que reclamar, estou sendo bem atendida. Hoje foi um dia bem diferenciado, a equipe aqui é muito boa, eu gostei muito”, avaliou Alda Mara.

Consultas 

Já o projeto Consulta+ vai ofertar, a partir do início de outubro, também no Delphina Aziz, 11.990 consultas/mês, ajudando a desafogar a rede ambulatorial do Estado. Além de 8.370 consultas/mês em 15 especialidades médicas, serão ofertadas 3.620 consultas de ambulatório cirúrgico.

São consultas especializadas nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, reumatologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia adulto e infantil, otorrinolaringologia, pneumologia adulto e pediátrico, urologia e nutrição. 

“É uma mudança de chave, porque demonstra que nós estamos começando a voltar à normalidade, logicamente respeitando todas as questões de prevenção à Covid, máscara, álcool, todo o cuidado. Mas demonstra que realmente nós vamos voltar às atividades eletivas e que estão hoje tão represadas no país”, comentou José Luiz Gasparini, diretor executivo do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), responsável pelos serviços assistenciais do Delphina Aziz.

O Governo do Amazonas ainda prepara o lançamento, nos próximos dias, de um projeto para ampliar a oferta de cirurgias eletivas no Estado, o Opera+, que também deverá utilizar a capacidade instalada do Delphina Aziz, com 11 salas cirúrgicas funcionando para realizar 1.265 cirurgias eletivas por mês, somente naquela unidade hospitalar.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021