fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

Amazonas Mais Inclusão: programa quer alcançar todo o AM para beneficiar PcDs

Os projetos da Sejusc que são desenvolvidos na capital também serão levados ao interior do Estado, garantindo acesso a benefícios sociais, inclusive, do Governo Federal.

29 de novembro de 2021

Compartilhe

Cadeiras de rodas foram entregues no lançamento do programa Amazonas Mais Inclusão (Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), lançou nesta segunda-feira (29), o programa Amazonas mais Inclusão, que tem o objetivo de levar acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) do Estado.

O lançamento do programa aconteceu no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e contou com a distribuição de 250 cadeiras de rodas.

A primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, destacou que uma das maiores metas do Governo do Amazonas é levar melhores condições de vida às pessoas com deficiência da capital e do interior do Amazonas.

“É isso que o governador Wilson Lima determina: ajudar sempre os que mais precisam. Estaremos sempre trabalhando por todos, tanto da capital, quanto do interior do Estado”, disse.

Coordenado pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), o programa vai oportunizar aos PcDs e seus familiares a prática da habilitação e reabilitação da vida comunitária, promovendo a inclusão social, esporte e lazer, acesso à cidadania e direitos sociais, a partir das intervenções interdisciplinares.

O projeto é fruto de investimento de R$ 5 milhões liberados pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Interiorização

Técnicos da Sejusc vão percorrer os principais polos do Amazonas realizando ações e prestando atendimento humanizado aos PcDs.

Os profissionais envolvidos no projeto também levarão ao interior a possibilidade de cadastro e inscrição aos benefícios oferecidos pela Sejusc, por meio da SePcD.

“O principal objetivo do projeto é incluir essas pessoas na sociedade e também garantir o acesso delas aos benefícios do Governo. Muitas pessoas no interior não sabem que têm direito a um auxílio pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que possuem direito à Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), por exemplo”, contou a secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Lêda Maia.

Acessibilidade

A autônoma Sarita Barreto, responsável pelo pequeno João Artur, de 5 anos, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), esteve no evento e compartilhou os avanços do neto ao participar dos projetos promovidos pelo Governo do Amazonas.

“O João participa do projeto Sejusc Abraça, que deu direito ao meu neto de estar aqui presente e participar da vida das pessoas. Posso sentir que, hoje, ele é alguém. Profissionais rodearam meu neto de carinho, amor, entenderam e nos viram, nós não somos mais invisíveis. Ele tem paradesporto, pedagogos, fonoaudiólogos para ajudar ele a falar”, contou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Técnicos da Anvisa recomendam CoronaVac na faixa de 6 a 17 anos

A aprovação ou não do imunizante para esta faixa ainda depende da votação da Diretoria Colegiada da Agência de Saúde, que ainda está em andamento.

20 de janeiro de 2022

Santa Isabel do Rio Negro vira ponto do programa Amazônia Conectada

Hospital de Santa Isabel do Rio Negro (AM) é o mais novo ponto do programa federal Amazônia Conectada e deve fazer uso de telemedicina com internet por fibra óptica fluvial.

20 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas e espaços culturais têm novos horários de funcionamento

Fica proibido o contato físico com elementos dos espaços, como colunas, paredes, vitrines expositoras, esculturas, pinturas, demarcadores, portas e maçanetas.

20 de janeiro de 2022

Predominância da variante Ômicron é de 93% em casos de Covid-19 no AM

Os novos casos detectados de Covid-19, pela Ômicron, não são de passageiros desembarcados em Manaus, vindos de regiões com transmissão comunitária da variante.

20 de janeiro de 2022

Com 7,5 mil novos casos, AM registra 29,1 mil casos de Covi-19 em dez dias

No dia 10 de janeiro deste ano, o Estado registrava 229 novos casos. Agora, são 7.505 novos casos da Covid-19 identificados nas últimas horas.

19 de janeiro de 2022

Centros de Testagem lotados podem aumentar riscos de contaminação

O Amazonas registrou quase 5 mil novos casos de Covid-19 na última terça-feira e o número pode aumentar com dois centros de testagem em funcionamento em Manaus.

19 de janeiro de 2022

Deficientes visuais trilham caminho da massoterapia, em Manaus

Turma do Senac AM, formada por 11 deficientes visuais, aprendeu técnicas como drenagem linfática, massagem relaxante, massagem terapêutica e massagem voltada para o atleta.

19 de janeiro de 2022

Pais de alunos do CMPM V se dizem prejudicados com mudança de turnos

A troca de turno em escola da zona centro-sul sem que os pais fossem avisados afeta 450 famílias estudantes, conforme denúncia feita na Aleam, nesta quarta-feira.

19 de janeiro de 2022