fbpx

quarta, 17 de agosto de 2022

Amazonas Mais Inclusão: programa quer alcançar todo o AM para beneficiar PcDs

Os projetos da Sejusc que são desenvolvidos na capital também serão levados ao interior do Estado, garantindo acesso a benefícios sociais, inclusive, do Governo Federal.

29 de novembro de 2021

Compartilhe

Cadeiras de rodas foram entregues no lançamento do programa Amazonas Mais Inclusão (Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), lançou nesta segunda-feira (29), o programa Amazonas mais Inclusão, que tem o objetivo de levar acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) do Estado.

O lançamento do programa aconteceu no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e contou com a distribuição de 250 cadeiras de rodas.

A primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, destacou que uma das maiores metas do Governo do Amazonas é levar melhores condições de vida às pessoas com deficiência da capital e do interior do Amazonas.

“É isso que o governador Wilson Lima determina: ajudar sempre os que mais precisam. Estaremos sempre trabalhando por todos, tanto da capital, quanto do interior do Estado”, disse.

Coordenado pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), o programa vai oportunizar aos PcDs e seus familiares a prática da habilitação e reabilitação da vida comunitária, promovendo a inclusão social, esporte e lazer, acesso à cidadania e direitos sociais, a partir das intervenções interdisciplinares.

O projeto é fruto de investimento de R$ 5 milhões liberados pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Interiorização

Técnicos da Sejusc vão percorrer os principais polos do Amazonas realizando ações e prestando atendimento humanizado aos PcDs.

Os profissionais envolvidos no projeto também levarão ao interior a possibilidade de cadastro e inscrição aos benefícios oferecidos pela Sejusc, por meio da SePcD.

“O principal objetivo do projeto é incluir essas pessoas na sociedade e também garantir o acesso delas aos benefícios do Governo. Muitas pessoas no interior não sabem que têm direito a um auxílio pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que possuem direito à Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), por exemplo”, contou a secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Lêda Maia.

Acessibilidade

A autônoma Sarita Barreto, responsável pelo pequeno João Artur, de 5 anos, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), esteve no evento e compartilhou os avanços do neto ao participar dos projetos promovidos pelo Governo do Amazonas.

“O João participa do projeto Sejusc Abraça, que deu direito ao meu neto de estar aqui presente e participar da vida das pessoas. Posso sentir que, hoje, ele é alguém. Profissionais rodearam meu neto de carinho, amor, entenderam e nos viram, nós não somos mais invisíveis. Ele tem paradesporto, pedagogos, fonoaudiólogos para ajudar ele a falar”, contou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Lei garante que mulher vítima de violência acesse programa de emprego

Lei garante prioridade para mulheres que comprovarem terem sido vítimas de violência a acessar programas gerenciados pelo Governo para emprego e renda.

16 de agosto de 2022

Queiroga descarta emergência pública no país devido à varíola dos macacos

O ministro da saúde citou, entretanto, a possibilidade de São Paulo recorrer à medida, uma vez que concentra a maioria dos casos registrados no país.

16 de agosto de 2022

Orquestra promove festival com trilhas sonoras clássicas do cinema

O primeiro concerto é dedicado à saga Star Wars, já o segundo se chama “Aventuras Fantásticas” e se volta para as trilhas de Harry Potter e Os Piratas do Caribe.

16 de agosto de 2022

MP-AM vota lista tríplice para escolha de novo Procurador-Geral em 1º de setembro

Nomes dos sete candidatos foram homologados na última sexta, em sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, do Ministério Público do Amazonas.

16 de agosto de 2022

Robério participa de Colóquio Nacional sobre a Independência do Brasil

Ele representa o Amazonas no evento e, hoje, apresenta uma mesa temática onde vai abordar os aspectos da independência do Estado e suas variáveis para a formação social.

16 de agosto de 2022

Nike impede personalização de camisas da seleção com nomes de orixás

Com dois modelos, nas tradicionais cores amarelo e azul, os uniformes, segundo a fornecedora, fazem alusão à onça-pintada e à garra da nação.

15 de agosto de 2022

Manaus terá mais de 80 pontos de vacinação contra a Covid nesta semana

Durante a semana, os pontos de vacinação contra a Covid-19 funcionam em horários estratégicos, para que a campanha seja distribuída em todas as zonas geográficas da cidade.

15 de agosto de 2022

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022