fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Amazonas estuda plataforma virtual para Zoneamento Ecológico-Econômico

Ferramenta tem a função de mapeamento, diálogo social, uso de dados oficiais, elaboração de indicadores consolidados, que tenham representatividade para o Amazonas.

23 de maio de 2022

Compartilhe

Sedecti conheceu pela Codex a plataforma digital que poderá ser usada pelo Governo para fazer o mapeamento do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) no Amazonas (Foto: Armon Arcanjo/Sedecti)

O Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) reuniu-se com representante da empresa Codex, nesta segunda-feira (23), com objetivo de conhecer a plataforma digital para possível mapeamento do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) no Amazonas. A reunião ocorreu no auditório da secretaria, localizada na Avenida Urucará, nº 595, bairro Cachoeirinha, zona sul.

No encontro, os representantes da empresa realizaram uma apresentação do ZEE Digital, uma plataforma que apresenta toda base de dados disponível, para uso do setor público, produtivo e sociedade. A ferramenta tem a função de mapeamento, diálogo social, uso de dados oficiais, elaboração de indicadores consolidados, que tenham representatividade para o estado. 

O secretário executivo da Indústria, Jhones Lima, destaca que a reunião envolveu todos os setores de interesse para os avanços do ZEE no Amazonas. 

“Essa reunião é para fazer uma avaliação comparativa com a prática que foi adotada em outros estados e, com isso, avaliar o potencial de afinar mais o nosso planejamento, do ponto de vista da celeridade na execução e custos. O Zoneamento Ecológico-Econômico é essencial para continuidade das atividades, principalmente, relacionadas ao setor primário”, disse. 

O Zoneamento Ecológico-Econômico visa proporcionar o desenvolvimento sustentável, por meio da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a conservação ambiental.

A plataforma virtual já é utilizada, por exemplo, no ZEE do Rio Grande do Sul. Funciona gerando um conjunto de dados significativo, trabalhado para tornar informações geográficas disponíveis para o público. A partir daí é elaborado um diagnóstico e o mesmo subsidia a elaboração do Zoneamento. 

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

4ª dose da vacina contra Covid é liberada para público a partir dos 18 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganha o reforço de mais 28 pontos e agora totaliza 81 locais para atender o público infantil e adulto.

30 de junho de 2022

Proibição de demarcação de terras agrava insegurança de indígenas

Casos de violência contra indígenas e ativistas, com relatos de assassinatos na Amazônia, foram relatados pelo CIMI em evento do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

30 de junho de 2022

Amazonas alerta sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

Em Manaus, o número de casos passou de 18 para 103 casos novos por dia. No interior, o aumento na média diária foi de 8 para 20 casos diários.

30 de junho de 2022

MP reúne com Sinetram e cobra solução para problemas da bilhetagem

Além do Sinetram e da Decon, foram ouvidos representantes do IMMU e da empresa Meson Amazônia, responsável pelo gerenciamento do software do sistema de bilhetagem eletrônica.

29 de junho de 2022

Defensoria lança cartilha contra violência LGBTIfóbica, neste sábado

Com a cartilha será possível aprender a diferenciar as mais variadas formas de violência a que o público é submetido diariamente, bem como aprender sobre onde buscar ajuda.

28 de junho de 2022

Governo inaugura maior PAC de Manaus para 7 mil atendimentos por Mês

Nova Unidade inaugurada por Wilson Lima no Studio 5 tem capacidade para atender mais de 7 mil pessoas por mês com serviços diversos do Estado, Prefeitura e outros órgãos.

28 de junho de 2022

Com dados escassos, estupros de LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano

A ausência de dados também afeta a qualidade das informações na forma de distorções percentuais, pois muitos estados não têm uma rotina de monitoramento eficiente.

28 de junho de 2022

Diogo Nogueira faz, em julho, show ‘Samba de Verão’ em Manaus

O show traz um repertório com músicas inéditas como “Bota Pra Tocar Tim Maia”, “Ouro da Mina”, “Cadê?'' e sucessos como “Pé na Areia”, “Clareou” e “Sou Eu”.

28 de junho de 2022