fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

Amazonas confirma primeiro caso de sarampo em criança de Manacapuru

Criança de 1 ano de idade, moradora de Manacapuru – que não tem histórico de tomar a tríplice vacina – contraiu o sarampo e está sendo acompanhada pela FVS.

26 de maio de 2022

Compartilhe

FVS-RCP reforça necessidade da vacinação contra o sarampo e mantém equipes em Manacapuru (Foto: Maíra Pessoa/FVS-RCP)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), confirmou, nesta quarta-feira (25), o primeiro caso de sarampo do Amazonas, registrado em Manacapuru (distante 101 quilômetros de Manaus).

Trata-se de uma criança de 1 ano de idade, sem histórico da aplicação da primeira dose de vacina de tríplice viral, residente da área rural do município. A criança está estável, sem complicações, em tratamento ambulatorial e isolamento social.

Técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP foram deslocados para o município para apoiar a Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru (Semsa/Manacapuru) para ações de prevenção à doença.

O secretário de Estado da Saúde, Dr. Anoar Samad, reforça que os pais devem levar as crianças para tomarem a vacina tríplice viral. “O sarampo é uma doença potencialmente grave e ao mesmo tempo prevenível, então é dever de todos impedir que tenhamos um novo surto. A rede de vigilância está atenta para identificar possíveis casos suspeitos e providenciar as medidas cabíveis de forma célere”, afirma.

O último registro de sarampo no Amazonas foi em 2020 e a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que a doença é infectocontagiosa, podendo agravar.

“Hoje, em plena campanha nacional de vacinação contra a doença, é baixa a adesão da cobertura vacinal pela população, o que possibilita registro de casos. O sarampo pode ser evitado por meio da imunização disponível de forma gratuita na rede de saúde”, avalia a Tatyana.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação contra Covid-19 retorna no Vasco Vasques a partir de hoje

Esta é a quarta medida de ampliação definida pela Prefeitura de Manaus nos últimos dias. A cidade vive um aumento nos casos de Covid-19 e voltou à fase amarela.

4 de julho de 2022

AM volta à fase amarela após explosão de casos de Covid-19

Conforme boletim da FVS, a taxa de positividade de testes de Covid-19 no estado passou de 6%, no início do mês, para 24% na última semana.

4 de julho de 2022

Maioria apoia inclusão de crianças com deficiência em escolas comuns

Para o fundador do Instituto Rodrigo Mendes, o atual governo tem encampado retrocessos na inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares.

4 de julho de 2022

Após dois anos, Fuá acontece neste domingo no Largo São Sebastião

Feira Urbana de Alternativas retoma as atividades neste domingo e reúne diversos expositores, abrindo oportunidade de geração de renda a artistas e artesãos locais.

2 de julho de 2022

Duas toneladas de lixo coletado no Festival de Parintins serão recicladas

Projeto fomentou ações de incentivo à reciclagem dentro e fora do Bumbódromo, com a instalação de pontos de entrega voluntária de lixo reciclável.

2 de julho de 2022

Programa Asfalta Manaus já recuperou mil ruas em dois meses

Os bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam obras.

2 de julho de 2022

Manaus tem 12 locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (2)

Quem for receber a segunda dose deve estar atento aos intervalos dos diferentes imunizantes. Nos últimos dois dias, foram vacinadas 29,2 mil pessoas em Manaus.

2 de julho de 2022

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022