fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Amazonas confirma mais quatro casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza

Agora, no total, são seis os casos de flurona em todo o estado. FVS destaca que não se trata de um novo vírus, mas de um fenômeno que infecta uma pessoa pelos dois vírus.

11 de janeiro de 2022

Compartilhe

Pacientes apresentaram sintomas leves ou foram assintomáticos (Foto: Divulgação)

Mais quatro casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza (H3N2) foram confirmados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), nesta terça-feira (11). Agora, no total, são seis os casos de flurona em todo o estado.

A confirmação ocorreu após realização de exames RT-PCR, com amostras processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM). Um comunicado de risco foi emitido pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs-AM), coordenada pela FVS-RCP, ao Cievs nacional.

Os quatro casos foram identificados após testagem de detecção de Covid-19 realizada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. São residentes em Manaus e apresentaram sintomas leves ou foram assintomáticos.

A Vigilância em Saúde do Amazonas está monitorando os quatro casos e orientou o isolamento dos pacientes por 14 dias, com telemonitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a coinfecção é a junção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) com a linhagem H3N2 da Influenza A.

“É importante ressaltar que essa coinfecção, popularmente conhecida como flurona, não se trata de um novo vírus, mas sim o fenômeno de uma pessoa ser infectada por dois vírus simultaneamente”, afirma.

Na quinta-feira (6), a FVS-RCP emitiu outro Comunicado de Risco informando dois casos da coinfecção, em Manacapuru e Manaus.

A coinfecção por Covid-19 e Influenza foi relatada em Israel e notificada no fim de dezembro de 2021. No Brasil, já foram confirmados casos em vários estados e no Distrito Federal.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

5 de fevereiro: bateria e feijoada para alavancar números da vacinação

Estratégia da campanha 'Pra sambar tem que vacinar', lançada hoje pelo Governo do Amazonas, vai levar as vacinas para a quadra de 8 escolas de samba do Grupo Especial.

28 de janeiro de 2022

Anvisa autoriza venda de autotestes para Covid-19 no Brasil

Com o envio dos dados pela pasta na última terça-feira (25), a cúpula da Agência concluiu então que não há obstáculos que impossibilitem a comercialização dos autotestes.

28 de janeiro de 2022

Anitta usa ‘Fora Bolsonaro’ para divulgar videoclipe Boys Don’t Cry

Cantora brincou com seus seguidores nas redes sociais ao editar take do vídeo onde aparece recebendo uma mensagem dentro do envelope. O texto editado diz: 'Fora Bolsonaro'.

28 de janeiro de 2022

Número de acidentes de trânsito cai 37% no Amazonas em 2021

Dados do Detran-AM indicam que houve redução nos acidentes com danos materiais e vítimas lesionadas em todo o Estado; na capital, houve redução de mortes no trânsito.

28 de janeiro de 2022

STF quer manifestação de indígenas sobre Plano de Enfretamento à Covid

Apib, Fiocruz e Abrasco devem se manifestar ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os pontos do Plano Geral de Enfrentamento à Covid-19 para os povos indígenas.

28 de janeiro de 2022

Centro de Testagem do Studio 5 encerra as atividades nesta sexta-feira

Atendimento aos usuários com sintomas gripais seguirá ao longo do dia e, após às 17h, o serviço deixará de ser oferecido no local, ficando restrito ao Vasco Vasques.

28 de janeiro de 2022

Após vacinação, mortalidade de internados com Covid no SUS cai 37%

Segundo os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, a taxa de mortalidade de pacientes internados com Covid em novembro foi de 16,3%, a menor da série histórica.

28 de janeiro de 2022

Exigência do passaporte vacinal divide opinião do público em Manaus

A média móvel de casos de covid por dia de diagnóstico, no período entre 1º e 25 de janeiro, apresentou alta de 582% nos últimos 14 dias; e de 74% nos últimos 7 dias no AM.

28 de janeiro de 2022