fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Amazonas confirma casos da variante Delta; seis pacientes são monitorados

Dois pacientes são de Maués e quatro de Manaus. Quatro deles apresentaram esquema vacinal completo, um estava com a aplicação da primeira dose e outro não havia vacinado.

18 de agosto de 2021

Compartilhe

Investigações de novas variantes do novo coronavírus (Foto: Divulgação)

Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) notificou, nesta quarta-feira (18), ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Ministério da Saúde (MS), o alerta com a confirmação de seis casos de Covid-19 pela variante Delta (VOC-B.1.167.2), identificada inicialmente na Índia. A FVS-RCP realiza a investigação e busca ativa de novos casos para combater a disseminação da linhagem no estado.

Tratam-se de seis casos confirmados, sendo quatro de pessoas residentes em Manaus (duas mulheres, de 40 e de 41 anos, e dois homens, de 16 e de 74 anos) e dois residentes no município de Maués (duas mulheres de 35 e de 59 anos). Os pacientes apresentaram febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse, coriza, lombalgia, mialgia e dor de cabeça. As pessoas que testaram positivo relataram terem viajado aos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ou terem tido contato com parentes que estiveram nesses dois últimos estados.

Quatro pacientes apresentaram esquema vacinal completo contra a Covid-19, um estava com a aplicação da primeira dose e um não havia sido vacinado. De acordo com a diretora-presidente em exercício da FVS-RCP, Tatyana Amorim, os seis casos positivos de Covid-19 pela variante Delta não necessitaram de internação hospitalar. “Dos seis pacientes, cinco não possuem comorbidades (doenças preexistentes) e evoluíram para cura. Um dos pacientes tem asma e está sendo submetido a tratamento domiciliar”, detalha.

A FVS-RCP recebeu a notificação, na noite de terça-feira (17/08), da Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazonas), órgão responsável pelo sequenciamento genômico do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Amazonas, a partir das amostras coletadas e processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/FVS-RCP). O resultado obtido foi a partir das análises de 400 amostras de casos confirmados de Covid-19 identificadas inicialmente pelo Lacen- FVS-RCP e triadas usando o protocolo em tempo real para as variantes Alpha, Beta e Gamma.

Segundo a chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/FVS-RCP), Liane Souza, os pacientes foram identificados a partir do monitoramento da Vigilância Genômica, realizado a partir de coletas de amostras de exames de RT-PCR, por amostragem, nas unidades de saúde das redes pública e privada de Manaus.

“A equipes do Cievs no Amazonas investiga e realiza busca ativa dos contatos dos casos positivos de Covid-19, com a variante Delta, com ações que incluem contatos telefônicos, acompanhamento de estado de saúde e recomendações para isolamento de pacientes com o objetivo de combater a disseminação da variante no estado”, acrescenta Liane.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Ampliação da oferta de consultas e exames desafoga unidades de saúde

O projeto Examina+ está disponibilizando, apenas no Hospital Delphina Aziz, 86.471 exames por mês, incluindo 3.320 sessões de fisioterapia para a rede de saúde.

24 de setembro de 2021

Experimento da Samel é alvo da PGR; comissão denuncia 200 mortes por Covid

O ensaio clínico com a proxalutamida foi realizado pelo endocrinologista Flávio Cadegiani com o apoio da Samel. O caso tramita em sigilo na PGR.

24 de setembro de 2021

Caravana da saúde atende público no Coroado nesta sexta-feira

Serão oferecidos gratuitamente atendimentos com especialistas nas áreas de nutrição, pediatria, psicologia, clínica geral, fonoaudiologia e fisioterapia.

23 de setembro de 2021

Arena da Amazônia é preparada para jogo entre Brasil e Uruguai

A Arena receberá, no dia 14 de outubro, a partida entre Brasil e Uruguai, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022.

23 de setembro de 2021

Reserva do Juma realiza monitoramento da biodiversidade

Ao todo, foram capacitados nove comunitários para atuar como monitores ambientais nesta ação. Eles pertencem a sete comunidades da região.

23 de setembro de 2021

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021