fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Variante Delta do coronavírus já chegou em 96 países, diz especialista

Em novo vídeo de sua série "Science in 5" a epidemiologista da OMS Maria Van Kerkhove explica os riscos da disseminação da variante identificada na Índia.

17 de julho de 2021

Compartilhe

Variante Delta, identificada na Índia, tem maior poder de transmissibilidade. (Foto: Reprodução)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou novo vídeo de sua série “Science in 5”, em que explica temas científicos em cerca de cinco minutos, no qual a líder técnica sobre Covid-19 da instituição, a epidemiologista Maria Van Kerkhove, responde a perguntas sobre a variante Delta do SARS-CoV-2, originada na Índia e que causa preocupação em todo o plantea.

De acordo com Maria Van Kerkhove, a Delta é uma variante de preocupação que a OMS está rastreando e monitorando em todo o mundo. “Ela é vista assim porque sabemos que aumenta a transmissibilidade. Isso foi demonstrado por vários países. E sabemos que, onde a variante Delta é identificada, ela realmente decola e se espalha entre as pessoas de forma mais eficiente até mesmo que a variante Alfa”, afirmou a especialista.

Segundo a epidemiologista, na data de veiculação do vídeo, a variante Delta já havia sido relatada em 96 países e espera-se que ela continue a se espalhar pelo mundo. “Existem vários fatores que estão contribuindo para o aumento da transmissão em todo o mundo. A primeira são essas variantes de preocupação, incluindo a Delta. O segundo fator é o aumento das relações e mobilidade sociais, elevando o número de contatos que cada indivíduo infectado passa a ter. O terceiro fator é o relaxamento ou o uso inadequado de medidas não-farmacológicas de proteção ao vírus. E o quarto fator é a distribuição desigual das vacinas”, atesta Van Kerkhove.

Segundo ela, muitas pessoas em todo o mundo ainda não foram vacinadas ou ainda não receberam o esquema completo de vacinação. E assim, as pessoas permanecem suscetíveis à infecção e podem permanecer suscetíveis à forma grave da doença, ou vir a óbito. “Por isso que continuamos a recomendar uma abordagem abrangente, de se usar todas as ferramentas que temos à nossa disposição, para evitar a infecção. E, caso estejamos infectados, evitar que passemos o vírus para outras pessoas”, recomendou.

Texto: Gerson Severo Dantas, com informações da Ascom Fiocruz

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Aeroporto Eduardo Gomes é o que mais detecta passageiros com Covid-19

As testagens no aeroporto iniciaram em 31 de maio e já somam 11.895 exames de diagnóstico de Covid-19, realizados por testes de antígeno e RT-PCR.

13 de agosto de 2021

Iranduba é o 1º município do interior a vacinar população de 12 a 17 anos

Foram enviadas para o município 1.170 doses do imunizante da Pfizer/BioNtech (Comirnaty). Nesta sexta-feira (13) também inicia a vacinação dos adolescentes na capital.

13 de agosto de 2021

Internada com Covid-19, paciente cola grau no Hospital Delphina Aziz

Daiana Pimenta teve a oportunidade de participar da tão sonhada colação de grau de maneira virtual, graças ao projeto Chamada do Bem. Amigos desejaram força à paciente.

12 de agosto de 2021

Início da vacinação contra Covid em adolescentes terá 44 postos em Manaus

Campanha para este público inicia sexta (13), para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas. Os demais jovens incluídos nesta faixa etária devem se vacinar no sábado (14).

11 de agosto de 2021

Profissionais da Educação começam a tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19

A ação visa o retorno seguro das atividades 100% presenciais, anunciado para os dias 23 de agosto, em Manaus, e 8 de setembro, no interior.

11 de agosto de 2021

Fiocruz: ocupação de UTIs de covid-19 chega ao melhor nível desde 2020

Hoje, a ocupação em Manaus é de 54%. O Brasil chegou a ter 25 capitais com mais de 80% da ocupação dos leitos, em 15 de março, quando a pandemia estava no pior momento.

11 de agosto de 2021

OMS vai testar três medicamentos para doentes hospitalizados com Covid

Na nova fase dos ensaios clínicos estão envolvidos cerca de 600 hospitais nos 52 países participantes, mais 16 países do que na fase inicial.

11 de agosto de 2021

‘Nova variante pode surgir em grupo de não vacinados’, alerta Anoar Samad

"Você que não se vacinou pense nas pessoas que você ama e estão do seu lado, porque você pode ser o ‘criadouro’ de novas cepas”, afirma o secretário de saúde, Anoar Samad.

11 de agosto de 2021