fbpx

sábado, 16 de outubro de 2021

Alunos da rede pública recebem medalhas da Olimpíada de Astronomia

A Escola Estadual Osmar Pedrosa, localizada na zona Norte de Manaus, foi a única instituição pública da Região Norte selecionada para a fase final da Olimpíada.

28 de setembro de 2021

Compartilhe

Evento acontece, nesta quarta-feira (29/09), na Suframa (Foto: Divulgação)

Setenta estudantes da rede estadual receberão, nesta quarta-feira (29), medalhas pela participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB). A entrega será realizada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, durante evento em alusão aos mil dias do Governo Federal, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Dos 70 alunos homenageados, 61 ganharão medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze. Além do recebimento de medalhas, os alunos da Escola Estadual Osmar Pedrosa ministrarão, também, oficinas de construção de foguetes e caça asteroides.

Ao final da solenidade, os mesmos estudantes lançarão um foguete ao lado do ministro astronauta Marcos Pontes.

Escolas estaduais

Para receber a medalha, foram selecionados alunos participantes da OBA que estudam nas seguintes escolas: Osmar Pedrosa, Plácido Serrano, Cônego Azevedo, Antenor Sarmento Pessoa, Helena Araújo, Barão do Rio Branco, Balbina Mestrinho, Getúlio Vargas, Padre Agostinho Martin, Ernesto de Mello Baptista, Professor Djalma da Cunha Batista, Colégio Militar da Polícia Militar 1, Santana, Milburges Bezerra de Araújo, Amélia do Espírito Santo, Altair Severiano Nunes, Tenente Coronel Cândido José Mariano, Olga Falcone, Roderick de Castello Branco, Marcantonio Vilaça II, Garcitylzo do Lago e Silva, Professor Waldock Fricke de Lyra e Professora Eliana de Freitas Morais.

Sobre a OBA

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade Paulista (Unip), da Visiona e da Avibras.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021

Dia ‘D’ de multivacinação terá 137 unidades de saúde com salas de vacina

Objetivo da campanha é atualizar o cartão de vacina de crianças, adolescentes, adultos e idosos, com a oferta de 18 tipos de vacinas.

15 de outubro de 2021

Parque dos Bilhares recebe revitalização após reabertura em Manaus

O Parque dos Bilhares esteva fechado desde 20 de março de 2020, devido à pandemia de Covid-19. Mesmo com a reabertura, o parque recebeu trabalhos de revitalização.

15 de outubro de 2021

TCE-AM comemora 71 anos com revitalização de prédio histórico

"Projeto Casa TCE-AM - Século 22", que irá restaurar a 2ª sede da história da Corte de Contas, localizada no tradicional Complexo Boothline, no Centro de Manaus.

15 de outubro de 2021

Em reencontro com a torcida, Brasil goleia o Uruguai na Arena da Amazônia

Com o resultado, o Brasil chegou aos 31 pontos e é líder isolado das eliminatórias. A Seleção volta a campo pela competição em novembro, diante da Colômbia.

15 de outubro de 2021

Falta de água potável prejudica pessoas de baixa renda na lavagem das mãos

Quase metade da população do planeta (3 bilhões de pessoas) não tem acesso a um lavatório com água e sabão em casa. O dado é do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

15 de outubro de 2021

Ciência perde R$ 690 milhões: pesquisadores debatem tema virtualmente; participe

O evento acontece uma semana após o Governo Bolsonaro anunciar corte de R$ 690 milhões na verbas destinada à Ciência e Pesquisa no país.

14 de outubro de 2021