fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

Escola do AM é a única do Norte que disputa a final nacional de satélites

Além da Olimpíada Brasileira de Satélites, a Escola Estadual Osmar Pedrosa também teve seus alunos selecionados para o programa “Caça Asteróides”, iniciativa do MCTI.

20 de setembro de 2021

Compartilhe

Ùnica instituição pública da Região Norte selecionada para a final de disputa nacional (Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM)

A Escola Estadual Osmar Pedrosa, localizada na zona Norte de Manaus, é a única instituição pública da Região Norte selecionada para a fase final da Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (OBSAT), a nível de Ensino Fundamental. A disputa nacional busca promover experiências teóricas e práticas multidisciplinares, que incluem projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições dos ensinos Fundamental 2, Médio, Técnico Profissionalizante e Universitário.

Na primeira fase da competição, os alunos da unidade criaram um projeto de aplicação da tecnologia de satélites que foi analisado pela coordenação da OBSAT e levou as equipes à segunda etapa da olimpíada.

“A Escola Estadual Osmar Pedrosa recebeu dois kits, pois as duas equipes da unidade, Alfa Centauri-01 e Alfa Centauri-02, tiveram seus projetos classificados na primeira etapa. Vale ressaltar que a escola é a única representante do Ensino Fundamental, na Região Norte, classificada para esta segunda fase”, explicou o professor orientador, Antônio Martins. 

Projetos

Agora, o grupo terá que programar subsistemas necessários ao funcionamento de um satélite e, ainda, implementar o subsistema proposto no projeto de cada equipe. Por último, o trabalho será enviado à coordenação da OBSAT para avaliação e, se tudo estiver funcionando corretamente, inicia-se a análise para um possível lançamento no espaço, do satélite programado pelos alunos, por meio de uma parceria da organização com a Nasa e a fabricante norte-americana SpaceX.

“O projeto da nossa equipe se chama ‘Monitoramento de queimadas na Amazônia’, que disponibiliza dados sobre queimadas e desmatamento em um aplicativo, em tempo real, para toda a população. Estamos muito felizes por estar representando a Região Norte e estou muito ansiosa” disse a estudante Adrianny Silva.

A aluna Fernanda Eliza da Mata, junto a sua equipe, desenvolveu o projeto ‘Socorrendo vidas’. “A nossa iniciativa consiste em criar um subsistema de satélite que é embarcado em um veículo que, ao sofrer um acidente, os dados vitais do condutor são passados imediatamente para a unidade de saúde mais próxima”, explicou a estudante.

Ambas as equipes se classificaram para a próxima fase da OBSAT.

Programa Caça Asteróides

Além da Olimpíada Brasileira de Satélites, a Escola Estadual Osmar Pedrosa também teve seus alunos selecionados para o programa “Caça Asteróides”, uma iniciativa que conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA).

O programa tem como objetivo popularizar a Ciência entre cidadãos voluntários. Os novos cientistas cidadãos serão capazes de fazer descobertas astronômicas originais e participar da astronomia prática.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Professor de educação física usa jogos para trabalhar matemática nas aulas

A abordagem do professor é trazer conteúdos do cotidiano dos estudantes dentro de jogos como queimada ou jogo da velha e, assim, ensinar matemática.

24 de outubro de 2021

AM será o 1º estado do país a implantar nova fase da estratégia NutriSUS

Técnicos da SES irão apoiar os municípios na implantação do NutriSUS para o fortalecimento da nutrição infantil e o pleno desenvolvimento humano.

24 de outubro de 2021

Inspirou Copacabana? Conheça a história do calçadão de São Sebastião

De fato, o calçamento manauara foi instalado muitos anos antes da famosa calçada do Rio de Janeiro. Mas será que a inspiração carioca foi a praça São Sebastião?

24 de outubro de 2021

Wilson Lima inaugura feira de produtos regionais na Ponta Negra

Feira da ADS será realizada todos os domingos, a partir do dia 31. Neste primeiro momento, o espaço contará com 35 feirantes e terá uma ala exclusiva de produtos orgânicos.

23 de outubro de 2021

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021

Tarifa social de água e esgoto beneficia 500 mil pessoas em Manaus

Famílias de baixa renda receberão 50% de desconto no pagamento de suas tarifas junto à empresa Águas de Manaus, em relação à água e esgoto.

23 de outubro de 2021

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021