fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Aluno do Sesi-AM e Senai-AM se classifica na Olimpíada Brasileira de I.A

Wanderley Martins, de 16 anos, aluno 1º ano do Novo Ensino Médio SESI e SENAI, foi classificado para a segunda fase da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial.

13 de agosto de 2021

Compartilhe

Na primeira fase, o estudante resolveu provas e tarefas de programação e aplicação de ferramentas (Foto: Divulgação)

Wanderley Martins, de 16 anos, aluno 1º ano do Novo Ensino Médio Sesi Amazonas e Senai Amazonas, da Escola Sesi Dra. Emina Barbosa Mustafa, localizada no Aleixo em Manaus, foi classificado para a segunda fase da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial (Celeritas). O resultado dessa etapa será anunciado na quarta-feira, 18. A competição, realizada totalmente on-line em três fases, envolve conceitos, aplicações e funcionalidades de inteligências artificiais.

Na primeira fase, o estudante resolveu provas e tarefas de programação e aplicação de ferramentas. A prova de múltipla escolha da 1ª fase da Olimpíada, realizada em julho, abordava temas sobre a abrangência da Inteligência Artificial (I.A) no presente e futuro, envolvendo todos os aspectos desde as questões técnicas até as questões éticas.

“Estimulamos a participação dos alunos nessa competição, que é nova, porém já traz a missão de instigar a pesquisa e debate sobre a inteligência artificial e internet das coisas, algo muito atual e necessário na sala de aula”, ressaltou a professora do Sesi, Ana Caroline Duarte.

Martins foi desafiado na 2º fase a resolver questões da prova de código em I.A na plataforma on-line de verificação, envolvendo a linguagem de programação em Python. Os aprovados dessa etapa são convidados a adentrar à Sapientia, Olimpíada do Futuro, para desenvolver projetos de I.A. baseados na Agenda 2030 da ONU.

“Faço parte da equipe de robótica no Sesi e isso me trouxe um conhecimento de programação que me ajudou dentro da olimpíada. A competição está sendo algo novo e de certa forma também desafiador, porém estou disposto a aprender sempre”, relatou Wanderley Martins, ao reforçar que durante o processo teve suporte importante dos professores. “No contraturno das aulas, eu tive um auxílio muito importante dos professores, até para me preparar a cada nova etapa”.

A Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial é uma competição realizada pelo Instituto Vertere e organizada pela Universidade Federal de Pelotas (RS), que tem como objetivo levar a I.A para o “universo” olímpico. Em sua primeira edição esse ano, os inscritos aprovados para 3ª e última fase serão desafiados a desenvolver um projeto real de I.A e são tutorados pela Hub de I.A da parceria de Celeritas (UFPEL).

“Independentemente da carreira, área de atuação e interesse dos alunos, a inteligência artificial está presente na discussão e nas atividades do dia a dia de todos atualmente. É preciso trazer mais para perto esse tema que já não faz parte só do futuro, está cada vez mais presente no mundo atual”, disse Duarte.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021

Tarifa social de água e esgoto beneficia 500 mil pessoas em Manaus

Famílias de baixa renda receberão 50% de desconto no pagamento de suas tarifas junto à empresa Águas de Manaus, em relação à água e esgoto.

23 de outubro de 2021

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021