fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Abordagem no transporte público de Manaus subiu 70% no primeiro semestre

No total, a Polícia Militar executou 25,9 mil fiscalizações nos veículos, abordando 126 mil pessoas. Segundo a corporação, casos de roubos a ônibus apresentou queda de 13% em

12 de agosto de 2021

Compartilhe

Só no último mês, a fiscalização aos coletivos resultou em 30 prisões em flagrante (Foto: Divulgação)

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) aumentou em 70% o número de abordagem aos ônibus do transporte coletivo em Manaus, no primeiro semestre deste ano. No período, foram 25,9 mil fiscalizações aos veículos que servem à mobilidade da população manauara. Os dados se referem à ‘Operação Catraca’ e englobam o trabalho de todas as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) da capital amazonense.

No primeiro semestre deste ano, os casos de roubos a ônibus registraram redução de 13% na comparação com igual período do ano passado. As abordagens policiais aos coletivos são definidas a partir do mapeamento dos registros de Boletim de Ocorrência (BO). Além de inibir as ocorrências, esse trabalho também resulta na prisão de autores, muitas vezes em flagrante.

De acordo com a PM, só no último mês, a fiscalização aos coletivos resultou em 30 prisões em flagrante e a apreensão de nove armas brancas usadas em crimes. Ao todo, 126 mil pessoas foram abordadas pelos policiais e 358 porções de entorpecentes foram apreendidas.

De acordo com o coronel Cledemir Araújo, o número de abordagens é resultado de um trabalho diuturno que visa à redução da criminalidade e a efetiva segurança da população. “Nós adentramos nos coletivos para fazer a abordagem e também procuramos conversar com os motoristas, cobradores e passageiros para saber se há suspeitos nos veículos”, ressaltou.

Para garantir a segurança dos usuários do transporte alternativo, popularmente conhecido como “Amarelinho”, a Polícia Militar mantém uma parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

“Com a participação do IMMU, procuramos identificar os veículos problemáticos que andam nas avenidas da zona leste, que é uma zona de grande circulação de pessoas. Os indivíduos usam as ruas para praticar corrida, não respeitando os pedestres”, enfatizou o coronel da Polícia Militar.

Com o aumento das abordagens, os infratores têm adotado algumas estratégias para não serem pegos em flagrante. O material subtraído de passageiros vem sendo mantido sob a guarda de mulheres e até crianças, usadas para tentar dissimular que o criminoso é apenas mais um passageiro.

“Os infratores passam o material ilícito para mulheres e até para crianças porque acham que a PM não vai revistar”, salientou.

Prisões e apreensões

Entre as últimas prisões efetuadas durante a operação Catraca está a de um trio em posse de armas de fogo caseiras e facas, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul. Os policiais militares da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) efetuaram as prisões na manhã do dia 20 de julho.

A ação ocorreu durante abordagem a um ônibus da linha 680, na avenida Felismino Soares. Em revista nas mochilas dos três indivíduos, foram encontradas três facas tipo peixeira, duas armas caseiras, uma arma de fogo calibre 38 e uma escopeta calibre 32, além de munições, roupas e bonés. Os três homens receberam voz de prisão e foram encaminhados ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Denúncias

Para prestar informações sobre quadrilhas ou suspeitos de roubos a coletivos, a população pode ligar para o 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Em casos emergenciais, é imprescindível fazer a ligação para o 190. Outra orientação é o registro do Boletim de Ocorrência, pois ele subsidia a realização de operações pelas forças policiais.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021

Tarifa social de água e esgoto beneficia 500 mil pessoas em Manaus

Famílias de baixa renda receberão 50% de desconto no pagamento de suas tarifas junto à empresa Águas de Manaus, em relação à água e esgoto.

23 de outubro de 2021

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021