fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Roubos a ônibus em Manaus diminuem e número é o menor em três anos

Registros de roubos a ônibus do transporte coletivo apresentaram queda pelo segundo mês consecutivo. De janeiro até maio, as ocorrências deste tipo de crime reduziram em 8%.

22 de julho de 2021

Compartilhe

Operação Catraca realiza abordagens nos coletivos (Foto: Divulgação)

Os registros de roubos a ônibus do transporte coletivo, em Manaus, apresentaram queda pelo segundo mês consecutivo. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), de janeiro até maio, as ocorrências deste tipo de crime tiveram redução de 8% na comparação com igual período do ano passado. É o menor número de casos dos últimos três anos.

A redução de ocorrências é reflexo do reforço da operação Catraca, da Polícia Militar do Amazonas. Mais de 6,7 mil abordagens a ônibus do transporte coletivo, alternativo e executivo foram realizadas pelas guarnições policiais ao longo do ano, como medida de prevenção à criminalidade.

De acordo com o tenente-coronel Cledemir Araújo, do Comando de Policiamento de Área Leste (CPA Leste), a Operação Catraca está ativa e envolve policiais militares de todas as zonas da capital, realizando ações conforme levantamento de ocorrências. “Intensificamos e temos conseguido reduzir o índice de criminalidade”, disse.

Em maio, a capital registrou 102 ocorrências de roubos a ônibus do transporte coletivo. No mesmo mês, em 2020, a cidade teve 121 notificações pelo crime formalizadas nos Distritos Integrados de Polícia Civil, por meio de Boletins de Ocorrência (BOs).

“A redução reflete o planejamento de estratégias, intensificando as abordagens do patrulhamento da PMAM e assim tirando os criminosos de circulação”, ressalta Araújo.

De acordo com a PM, mais de 126 mil pessoas foram abordadas durante as ações da operação Catraca, em Manaus. Ao todo, as ações policiais para combater os crimes no transporte de passageiros vistoriaram 4.446 ônibus coletivo, 966 micro-ônibus (alternativos e executivos) e 1.325 rotas que fazem transporte de trabalhadores para empresas do Polo Industrial de Manaus.

Denúncias

Os casos de roubos em ônibus devem ser registrados em BO. Com essa medida, o cidadão pode acompanhar e cobrar o andamento de investigações. Isso também é importante para que o sistema de segurança possa definir estratégias para combater e prevenir o crime, a partir do mapeamento de ocorrências.

Para registrar BO, o cidadão pode acessar a página da Delegacia Virtual da Polícia Civil do Amazonas, no endereço https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Denúncias podem ser realizadas, de forma anônima, pelo telefone 181, o disque-denúncia oficial da SSP-AM. As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas por dia. Para situações emergenciais, o cidadão deve ligar para o 190.

Roubos a ônibus (Manaus)

Período: Janeiro a Maio

2021: 676

2020: 740

2019: 759

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021