fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

A oitava da gestão: escola de tempo integral é inaugurada no Viver Melhor

A unidade, que representa a maior estrutura física da educação básica no Amazonas, foi construída em tempo recorde e conta com uma estrutura moderna de 7.7 mil m².

29 de novembro de 2021

Compartilhe

Governador Wilson Lima inaugurou o oitavo Ceti da sua gestão (Foto: João Luiz Onety/RealTime1)

Na manhã desta segunda-feira (29) o governador Wilson lima inaugurou o oitavo Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) de sua gestão. O local escolhido foi o conjunto viver melhor no bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus. A escola foi batizada de Ceti Dariana Correa Lopes, ex-servidora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e uma das vítimas da Covid-19.

O novo Ceti segue os mesmos padrões adotados pelas demais unidades do modelo, construídas com recursos do Governo do Estado e do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, foram investidos cerca de R$ 20 milhões para implantação do Ceti Dariana Correa Lopes.

A obra foi iniciada em maio de 2020 e durou um ano e seis meses. São 7,7 mil m² de construção em um espaço que conta com salas de aula, laboratórios, salas de recreação, piscina, campo de futebol, quadra de esportes, subestação, estacionamento, refeitório, auditório, pátio coberto, pórtico, guarita e estação de tratamento de esgoto.

“Hoje, nós temos a oportunidade de entregar para os amazonenses uma escola no padrão que não existe, sequer, em nenhuma escola privada da região Norte do Brasil”, destacou Wilson Lima.

O local onde o Ceti Dariana Lopes está situado foi objeto de reintegração de posse geral da área da comunidade Monte Horebe, realizada pelo Governo do Amazonas em fevereiro de 2020. Parte do lote foi liberado e disponibilizado para a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Unidade Gestora do Padeam para abrigar a unidade escolar, conforme determinado pelo governador Wilson Lima.

Arquitetura

O projeto do Ceti foi desenvolvido para atender a população local e tem capacidade para mil alunos. A construção levou em consideração os aspectos ambientais, geográficos e climáticos, a fim de propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos ambientes internos e externos com as práticas pedagógicas, culturais e sociais.

Oitavo Ceti

O Ceti Dariana Lopes é o oitavo entregue pelo governador, desde o início de sua gestão, em 2019. Em seu primeiro ano, Wilson Lima inaugurou o Ceti Professor Aristélio Sabino de Oliveira, em Benjamin Constant. A segunda unidade entregue foi o Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, no município de Lábrea.

No mesmo ano, foi inaugurado o Ceti Professora Rosária Marinho Paes, em Nova Olinda do Norte. O Ceti Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo, foi entregue à comunidade escolar em fevereiro de 2020.

Em maio de 2021, Wilson Lima fez a entrega da quinta unidade de ensino integral no interior, o Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no Careiro Castanho.

Em julho, o governador inaugurou o Ceti Professor Calixto Ribeiro, em São Paulo de Olivença e, em setembro, entregou à comunidade escolar de Tefé o Ceti Hélio Bessa.

Patrona

Dariana Correa Lopes foi professora das redes estadual e municipal de ensino, tendo atuado em escolas e coordenadorias, além de outras pastas da esfera municipal. Ela era titular da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 3 e, em abril de 2020, ela contraiu Covid-19 e, depois de passar longo período internada para tratar as consequências da doença, veio a óbito em abril deste ano.

O batismo do Ceti é uma forma que a Secretaria de Educação encontrou para homenagear a professora, que tanto se doou para a educação do Amazonas, e também a todos os servidores da educação que foram vítimas da doença.

Ceti’s no interior

Durante a cerimônia a secretaria estadual de educação, Kuka Chaves, anunciou que em 2022 as cidades de Tabatinga, Eirunepé, Boca do Acre, Fonte boa e Codajás também deverão receber centros educacionais como o que foi inaugurado hoje.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

5 de fevereiro: bateria e feijoada para alavancar números da vacinação

Estratégia da campanha 'Pra sambar tem que vacinar', lançada hoje pelo Governo do Amazonas, vai levar as vacinas para a quadra de 8 escolas de samba do Grupo Especial.

28 de janeiro de 2022

Anvisa autoriza venda de autotestes para Covid-19 no Brasil

Com o envio dos dados pela pasta na última terça-feira (25), a cúpula da Agência concluiu então que não há obstáculos que impossibilitem a comercialização dos autotestes.

28 de janeiro de 2022

Anitta usa ‘Fora Bolsonaro’ para divulgar videoclipe Boys Don’t Cry

Cantora brincou com seus seguidores nas redes sociais ao editar take do vídeo onde aparece recebendo uma mensagem dentro do envelope. O texto editado diz: 'Fora Bolsonaro'.

28 de janeiro de 2022

Número de acidentes de trânsito cai 37% no Amazonas em 2021

Dados do Detran-AM indicam que houve redução nos acidentes com danos materiais e vítimas lesionadas em todo o Estado; na capital, houve redução de mortes no trânsito.

28 de janeiro de 2022

STF quer manifestação de indígenas sobre Plano de Enfretamento à Covid

Apib, Fiocruz e Abrasco devem se manifestar ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os pontos do Plano Geral de Enfrentamento à Covid-19 para os povos indígenas.

28 de janeiro de 2022

Centro de Testagem do Studio 5 encerra as atividades nesta sexta-feira

Atendimento aos usuários com sintomas gripais seguirá ao longo do dia e, após às 17h, o serviço deixará de ser oferecido no local, ficando restrito ao Vasco Vasques.

28 de janeiro de 2022

Após vacinação, mortalidade de internados com Covid no SUS cai 37%

Segundo os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, a taxa de mortalidade de pacientes internados com Covid em novembro foi de 16,3%, a menor da série histórica.

28 de janeiro de 2022

Exigência do passaporte vacinal divide opinião do público em Manaus

A média móvel de casos de covid por dia de diagnóstico, no período entre 1º e 25 de janeiro, apresentou alta de 582% nos últimos 14 dias; e de 74% nos últimos 7 dias no AM.

28 de janeiro de 2022