fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

36ª Feira de Livros do Sesc AM homenageia poeta Ernesto Penafort

Consolidado no cenário cultural do Estado, o evento tem como curador o escritor e ícone intelectual, Tenório Telles, que também integra a Academia Amazonense de Letras.

29 de outubro de 2021

Compartilhe

Evento tem como curador o escritor e ícone intelectual, Tenório Telles (Foto: Divulgação)

“O infinito de um instante”: esse é o tema da 36ª Feira de Livros do Sesc Amazonas que faz homenagem ao poeta amazonense Ernesto Penarfort. O evento gratuito ocorrerá de 11 a 14 de novembro, das 8h30 às 21h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. São esperadas 40 mil pessoas nos 4 dias da feira.

Consolidado no cenário cultural do Estado, o evento tem como curador o escritor e ícone intelectual, Tenório Telles, que também integra a Academia Amazonense de Letras. A programação contará com mais de 10 espaços temáticos com atividades diversas como lançamento de livros, sessão de autógrafos, oficinas, mesas temáticas, gincanas literárias, contação de histórias, intervenções artísticas e o tradicional “Café Literário”.

Além da experiência literária na megaestrutura montada pelo Sesc, o visitante também terá acesso à exposição de 20 livreiros, com oferta de produtos do segmento da literatura e artigos de papelaria bem como ao espaço que fomenta à economia criativa com a participação de mais de 30 empreendedores locais do ramo da gastronomia, artesanato, biojoias, moda e produtos ligados a cultura.

A Feira de Livros personifica a missão do Sesc Amazonas que, a cada dia, se consolida como instituição inovadora e propositiva na promoção de ações para o desenvolvimento humano e social.

Cuca Sesc Festival acontece junto com a Feira de Livros

O Cuca Sesc Festival será realizado simultaneamente com a Feira de Livros. Diferente das edições digitais, nesta nova versão, os amantes da cultura geek poderão compartilhar experiências nos espaços ‘Hall Cuca’, ‘Cuca Exposed’ e na arena ‘Jogos Vorazes’ (Boardgame), com competições Just Dance, Fifa e Fliperama. Além do duelo de gamers, a programação conta com palestras, painéis, bate-papo, shows e exposição de cosplayers.

Homenageado

Ernesto Penafort nasceu em Manaus, no Amazonas, em 27 de março de 1936, e teve uma infância marcada por muita brincadeira de rua, contam amigos. Desde pequeno já apresentava sinais de liderança, mas foi no ginásio que começou a ficar conhecido como exímio escritor. Ele se formou em direito pela Faculdade de Direito do Amazonas, mas também atuava como jornalista, poeta e contista.

Penafort morou 11 anos no Rio de Janeiro, onde estudou Ciências Sociais pela Universidade do Brasil. No período em que esteve em terras fluminenses atuou como redator da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e da Folha de São Paulo. Quando retornou para Manaus, Ernesto trabalhou na Fundação Cultural do Amazonas e pertenceu ao Clube da Madrugada. O poeta faleceu na capital amazonense no dia 3 de junho de 1992, aos 56 anos.

A partida do poeta do azul, como Ernesto é lembrado pelos amigos do Clube da Madrugada, deixou saudades, no entanto, as suas obras continuam a ecoar por gerações e gerações. Ernesto Penafort escreveu as obras ‘Azul Geral’ (1973), ‘A medida do azul’ (1982), ‘Os limites do azul’ (1985), sendo o livro ‘Do verbo azul’ (1988) o seu último trabalho.

Serviço:

O quê: 36ª Feira de Livros do Sesc / Cuca Sesc Festival
Quando: 11 a 14 de novembro
Horário: 8h30 às 21h
Onde: Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques
Informações: (92) 3198-2000

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Clima agradável’: friagem no Amazonas ganha força neste final de semana

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, que terá temperatura variando entre 23° de mínima e 30° na máxima.

20 de maio de 2022

Guarda Municipal de Manaus começa a treinar para o uso de armamento letal

Ao final do curso de capacitação será feita a avaliação prática de tiro, para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte que será adotada no órgão.

20 de maio de 2022

Terras Indígenas no AM estão entre as dez mais desmatadas no trimestre

Amazonas tem Terras Indígenas na fronteira com Roraima, no Médio e no Alto Rio Negro entre as mais pressionadas pelo desmatamento, segundo pesquisa do Imazon.

20 de maio de 2022

Lei pune quem joga lixo nas ruas e rios de Manaus, mas Semmas não tem dados

Lei municipal existe desde 2018, mas o que se vê são toneladas de lixo pelas ruas de Manaus entupindo bueiro e poluindo igarapés e não se sabe se alguém foi punido até hoje.

20 de maio de 2022

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022