fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

‘2ª dose é essencial para retomar atividades em segurança’, diz governador

Wilson Lima este na Arena da Amazônia, um dos pontos estratégicos do mutirão da vacinação contra a Covid que acontece neste final de semana.

28 de agosto de 2021

Compartilhe

Viradão de 33 horas vai atender, prioritariamente, quem tem a partir de 40 anos e tomou a primeira dose até 28 de junho (Foto: Divulgação)

O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou, neste sábado (28), na abertura de mais um mutirão Vacina Amazonas em Manaus, que a segunda dose da vacina contra a Covid-19 é importante para o retorno seguro das atividades econômicas. Em parceria com a Prefeitura, o Estado montou 109 postos de vacinação, que ficarão abertos até as 18h domingo (29), funcionando ininterruptamente por 33 horas.

A LISTA COMPLETA DE LOCAIS DE VACINAÇÃO PODE SER ACESSA NESTE LINK.

Desta vez, o mutirão tem como prioridade a aplicação de segunda dose em pessoas com 40 anos ou mais, que tomaram a primeira dose até 28 de junho. A Prefeitura de Manaus segue seu planejamento de vacinação com seus postos funcionando  neste sábado no horário habitual.

Os 109 postos do mutirão estão montados na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, Centro de Convenções Vasco Vasques e Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, na zona centro-sul da capital, e contam com o apoio de 1.650 servidores estaduais de saúde nos trabalhos de triagem, aplicação e registro.

Ao todo, são 3,9 mil servidores do Governo do Estado divididos em turnos para toda a operação do mutirão. Cerca de 150 mil doses da vacina AstraZeneca foram disponibilizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) para o viradão .

“A segunda dose da vacina é importante para se completar o ciclo de imunização, e é uma condicionante para que a gente possa voltar à normalidade de nossas vidas. Precisamos ter um quantitativo significativo de pessoas vacinadas na cidade de Manaus para que possamos avançar na flexibilização, na ampliação dos horários para o funcionamento das atividades econômicas”, disse o governador.

Segundo Wilson Lima, o objetivo deste mutirão é antecipar a aplicação da segunda dose na população a partir de 40 anos. A imunização completa é importante para ampliar a cobertura vacinal total no estado. Ele também ressaltou a queda do número de casos internações pela Covid-19.

“Não tenho dúvida de que a diminuição dos casos de internações, tanto em leitos clínicos quanto de UTI, a quantidade muito baixa de pessoas internadas no interior são resultado da vacinação. A vacina é a arma mais poderosa que a gente tem contra a Covid-19, a gente não pode prescindir dessa imunização”, disse.

Ontem (27), Manaus registrou 103 novos casos de Covid-19 e 12 municípios não contabilizaram novos casos da doença, segundo o último boletim divulgado pela FVS-RCP. Dois óbitos foram registrados em 24 horas.

Wilson Lima também destacou que, horas antes do mutirão, muitas pessoas já aguardavam o início do atendimento. Ele acompanhou os trabalhos na Arena da Amazônia, que funciona como drive-thru. O Sambódromo também funciona na modalidade drive-thru. O Centro de Convenções Vasco Vasques está aberto para pedestres.

Para receber a vacina é obrigatória a apresentação de documento de identidade original com foto, CPF e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose.

Fluxo no complexo

O acesso dos carros à área de vacinação da Arena da Amazônia ocorre pela rua Jornalista Flaviano Limongi (via entre a Arena da Amazônia e o Sambódromo) com saída pela avenida Constantino Nery.

Em relação ao Sambódromo, a entrada dos veículos será pela avenida do Samba e também pela avenida Coronel Pedro Teixeira. No Vasco Vasques, a entrada de pedestres será pela avenida Coronel Pedro Teixeira.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Experimento da Samel é alvo da PGR; comissão denuncia 200 mortes por Covid

O ensaio clínico com a proxalutamida foi realizado pelo endocrinologista Flávio Cadegiani com o apoio da Samel. O caso tramita em sigilo na PGR.

24 de setembro de 2021

Caravana da saúde atende público no Coroado nesta sexta-feira

Serão oferecidos gratuitamente atendimentos com especialistas nas áreas de nutrição, pediatria, psicologia, clínica geral, fonoaudiologia e fisioterapia.

23 de setembro de 2021

Arena da Amazônia é preparada para jogo entre Brasil e Uruguai

A Arena receberá, no dia 14 de outubro, a partida entre Brasil e Uruguai, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022.

23 de setembro de 2021

Reserva do Juma realiza monitoramento da biodiversidade

Ao todo, foram capacitados nove comunitários para atuar como monitores ambientais nesta ação. Eles pertencem a sete comunidades da região.

23 de setembro de 2021

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021