fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

Mutirão da AstraZeneca: 2ª dose é antecipada para público a partir dos 40 anos

Ao todo, 109 postos de vacinação estarão aptos para a vacinação do público em três pontos da capital amazonense: Sambodromo, Arena da Amazônia e Vasco Vasques.

26 de agosto de 2021

Compartilhe

Mutirão de vacinação ocorrerá no sábado e domingo (Foto: Divulgação)

O mutirão de vacinação, previsto para ter início nesse fim de semana, dias 28 e 29 de agosto, sábado e domingo, respectivamente, atenderá apenas o público acima dos 40 anos e que tenha sido imunizado com a primeira dose da AstraZeneca até o dia 28 de junho. O governo espera aplicar R$ 150 mil doses da AstraZeneca.

Ao todo, 109 postos de vacinação estarão aptos para a vacinação do público em três pontos: Centro de Convenções, o Sambódromo, na avenida Pedro Teixeira, e Arena da Amazônia Vivaldo Lima, na avenida Constantino Nery, ambos para quem estiver de carro, e o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, para quem estiver a pé e em busca de imunização.

O imunizante disponibilizado pelo governo para esse mutirão é apenas o da vacina de Oxford / AstraZeneca, conforme destacou o secretário de Saúde, o médico Anoar Samad. O titular da pasta reforçou, ainda, que as prefeituras dos municípios do Amazonas continuarão com a programação de vacinação esse fim de semana, mesmo com o mutirão do Governo ocorrendo em três pontos da capital amazonense.

O anúncio do titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) foi durante coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (26), em que o Governo do Amazonas falou sobre a situação da Covid-19 no Estado e o planejamento para a imunização do público amazonense com duas doses de alguma vacina contra o novo coronavírus.

Mutirão vai acontecer durante o sábado e domingo

Aproximadamente 1,3 mil servidores públicos do Estado atuarão no mutirão para garantir o planejamento de imunização da população amazonense a partir dos 40 anos. O mutirão terá início no sábado (28), a partir das 9h, e encerra no domingo (29), às 18h.

“É importante salientar que cada pessoa que recebeu a primeira dose de algum imunizante já tem uma carteira de vacinação, e nela há informações sobre o imunizante e a data para a aplicação da segunda dose. Portanto, é importante seguir essa programação. Esse mutirão do próximo fim de semana é excepcionalmente para o público a partir dos 40 anos e que tomou a primeira dose até dia 28 de junho”, reforça o médico titular da SES-AM.

O médico explica que o mutirão tem por objetivo o reforço na vacinação dos faltosos, que somam, até essa quinta, mais de 189 mil pessoas – que deixaram de tomar a segunda dose de imunizantes contra a Covid-19.

Quando ocorrerá a aplicação da 3ª dose de vacinas contra a Covid-19?

Segundo Anoar, o início da aplicação da terceira dose de imunizantes da Covid-19 no Amazonas depende exclusivamente de normas técnicas do Ministério da Saúde (MS).

“É preciso levar em conta que tudo depende de normas. Além disso, vamos depender da quantidade de doses de imunizantes que o MS dispõe. A princípio, o público-alvo a receber a terceira dose no Amazonas serão os idosos a partir dos 70 anos e pessoas com comorbidades. A princípio, a vacinação não será estendida para todos os públicos, pois é uma dose de reforço para grupos de risco”, esclarece o médico Anoar Samad.

Ainda segundo Anoar, com uma maior disponibilidade de imunizantes para o Amazonas, a vacinação com a terceira dose será ampliada também para outros grupos e faixas etárias.

Variante Delta no Amazonas

O Governo informou, durante a coletiva, que já realizou 400 testagens de pacientes no Amazonas oriundos de outros estados. Desse total, apenas seis testaram positivo com a variante Delta. A SES-AM destaca que continua uma investigação para rastrear possíveis novos casos da variante no Estado.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021