Um deslizamento de terras ocorrido em fevereiro deste ano no município de Jutaí, na região do Alto Solimões, voltou a assombrar a população, que teme a repetição no local da tragédia que atingiu a comunidade de Arumã, em Beruri, no rio Purus.
Conforme o morador Francisco de Almeida, a situação na área ameaça ao menos 50 casas em uma avenida da orla da cidade, onde estava localizada a antiga usina de energia elétrica e até prédios da prefeitura. “A situação lá é real, está muito feio e o povo está com medo”, disse.
O temor é de que a região seja atingida pelo fenômeno das terras caídas, comum em toda a região da Amazônia e mais frequente quando os rios descem rapidamente e deixam o terreno dos barrancos instáveis. Jutaí já sofreu com o fenômeno em 2010 e 2015.
A prefeitura de Jutaí informou que decretou emergência municipal no último dia 27 de setembro por conta da forte vazante do rio Solimões e que ações na orla da sede devem ser realizadas em parceria com o comitê montado pelo governador Wilson Lima.
Entre as medidas necessárias estão a estabilização do barranco e transferência de moradores de aproximadamente 40 imóveis que estão na zona de risco.
Confira as fotos da situação de deslizamento ocorrida na orla de Jutaí:



