segunda-feira, 15 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

OMS: Novas recomendações sobre uso de máscaras

As novas recomendações foram anunciadas no último dia 5 de junho pela OMS e tiveram por base a revisão de provas científicas sobre o vírus e a consulta com especialistas.
COMPARTILHE
Covid 19

A indicação da OMS é que as máscaras sejam feitas com três camadas de tecido, e, situações nas quais é difícil manter o distanciamento físico, como no trabalho, na escola ou nos transportes públicos.

As máscaras de tecido, para uso generalizado pela população, devem ter três camadas de material para funcionarem como barreira e impedirem que gotículas contaminadas infectem as pessoas.

Os tecidos indicados para compor essas três camadas são o poliéster (indicado para compor a parte externa da máscara, que está exposta ao ambiente), o algodão (deve ser o tecido mais interno, que fica em contato com a pele facial) e o polipropileno ou também o algodão, para o uso na camada intermediária.

Outros exemplos de locais que devem seguir as novas orientações são lojas, igrejas, mesquitas e campos de refugiados. A OMS lembra ainda que a utilização das máscaras deve ser acompanhada por outras medidas, como a higienização das mãos e o distanciamento, quando possível, informou o diretor-geral do órgão, Tedros Adhanom Ghebreyesus.  

“As máscaras, por si só, não protegem as pessoas da covid-19, por isso é muito importante que as pessoas sigam as demais medidas de orientação para evitar o contágio”, alertou o diretor.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Essas novas medidas fazem “parte de uma estratégia mais abrangente”, que inclui o rastreio, isolamento e tratamento de doentes e a quarentena de contatos próximos de doentes.

As novas recomendações aconselham o uso de máscaras por todas as pessoas onde houver transmissão ampla da doença e em situações em que o distanciamento social não é possível, como no transporte público; Em áreas com transmissão comunitária, a recomendação é que pessoas com 60 anos ou mais ou com doenças pré-existentes usem máscara médica em situações em que o distanciamento físico não é possível.

Além de áreas com ampla transmissão, a OMS aconselha máscaras médicas para todas as pessoas que trabalham nas áreas clínicas de uma unidade de saúde, não apenas para os trabalhadores que lidam com pacientes com Covid-19.

COMPARTILHE