segunda-feira, 15 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Conheça os mitos e verdades sobre aprender vários idiomas

Estudo mostra que quem fala mais de uma língua tem mais facilidade em conciliar várias tarefas ao mesmo tempo.
COMPARTILHE
aprender idiomas

Você sabia que aprender um novo idioma é mais fácil quando já se é bilíngue? O cérebro consegue assimilar mais rápido qual a melhor estratégia de aprendizado e que irá facilitar ao colocar em prática os estudos do terceiro idioma. Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, mostra que quem fala mais de uma língua tem mais facilidade em conciliar várias tarefas ao mesmo tempo.

O cérebro é como um músculo que necessita ser exercitado tanto com atividades físicas que fazem o cérebro fazer mais sinapses e mentais, como aprender um novo idioma. Ao desenvolver uma nova língua são exercitadas diversas áreas do cérebro que ajudam a prevenir diversas doenças.

De acordo com uma pesquisa divulgada na American Academy of Neurology, mostra que pessoas bilíngues tendem a demorar mais para sentirem sintomas do Alzheimer, por exemplo. Outros benefícios são a melhora da memória, da capacidade de tomar decisões, e no desempenho da percepção, observação e foco.

Para muitas pessoas aprender um novo idioma é algo complexo, mas que não precisa ser assim.

“No começo do aprendizado é necessário ter calma e disciplina. Quando se aprende com um especialista um novo idioma, o aluno tende a ter mais segurança e bagagem para praticar sem medo. Um aluno bilíngue que procura especializar-se em uma nova língua apresenta uma maior flexibilidade de aprendizagem, encara os desafios e apresenta um perfil curioso. Pois já passou por experiências que lhe fazem ter confiança na sala de aula. Isso acontece, pois o cérebro entende o processo necessário para absorver uma língua e é totalmente capaz de desenvolver as habilidades exigidas de forma mais rápida”, explica Renato Oliveira, Diretor Publicitário da Minds Idiomas.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

O inglês é atualmente a língua universal, sendo muito requisitado no mercado de trabalho. Também muito importante para a vida pessoal, pois ao fazer uma viagem para outro país, é também a língua mais provável de falarem além do idioma nativo. Já para o mundo dos negócios, ter um terceiro idioma irá favorecer o currículo e se tornará um diferencial na hora de conseguir um emprego, além de alcançar patamares maiores na empresa. Pessoas que falam um segundo idioma chegam a ganhar até 70% a mais no mercado de trabalho. É o que mostra a 53ª edição da Pesquisa Salarial do site de empregos Catho, que entrevistou mais de 13 mil pessoas.

Renato Oliveira, Diretor Publicitário da Minds Idiomas, separou alguns mitos e verdades sobre aprender o terceiro idioma:

  • Só aprende vários idiomas quem tem ótima memória? MITO

Muitas pessoas imaginam que para aprender mais de um idioma é necessário ter uma excelente memória, mas na verdade aprender um idioma melhora a memória. Pois, as pessoas que estão dispostas a aprender os idiomas estão constantemente estudando e assim desenvolvendo o seu cérebro;

  • Qualquer pessoa pode falar mais de três idiomas? VERDADE

Qualquer pessoa pode ser poliglota desde que haja dedicação para isso, pois, para aprender diversos idiomas é necessário dedicação durante os estudos. Diferente do que muitas pessoas imaginam, quem é poliglota também trabalha e possui pouco tempo para estudo. Mas se todos os dias praticar pelo menos 30 minutos seja assistindo a um filme ou lendo no idioma que está aprendendo já é uma forma de praticar o conhecimento e fixá-lo;

  • Só é poliglota quem começou a estudar desde a infância? MITO

Na maioria das vezes quem quer saber mais de um idioma decide isso já na vida adulta, por saber da importância que o idioma traz para a vida pessoal, acadêmica e profissional.

Na Minds Idiomas, o aluno pode aprender inglês em 18 meses com uma metodologia nova que une o programa de ensino à tecnologia. Saiba mais, aqui!

Sobre a Minds Idiomas
 

Com 15 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com mais de 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds acessando aqui!

Leia mais:

COMPARTILHE